24/07/2012

Obra com chaminés de aspecto visual aberrante

Chegado por e-mail: «Boa tarde,

Submeti este mail à CML há 2 semana, mas ainda não obtive resposta.

Acompanho o vosso blog com alguma regularidade, e gostaria de saber à qual entidade devo dirigir-me para ter uma resposta a este assunto.

Obrigada, cumprimentos,

Cristina Gomes To: dmdiu@cm-lisboa.pt

Subject: Obra com chaminés de aspecto visual aberrante

Exmos Senhores,

Como não sei exactamente a que entidade me dirigir, pareceu-me que no site da CML seria este o contacto mais indicado (responsável pelo urbanismo).

Sou moradora da freguesia de São Mamede, que está inscrita numa área histórica, e é com algum espanto que verifiquei que umas obras na Rua do Monte Olivete, nºs 30 e 30A construíram 3 novas chaminés, cujo acabamento em aço inox me parece bastante desajustado e incoerente com os acabamentos dos prédios desta região.

Não desejo prejudicar ninguém, mas sinceramente esta solução parece-me bastante desajustada do entorno urbano. Gostaria que verificassem se esta intervenção está de acordo com os pressupostos dessa área da cidade.(ver imagem em anexo)

Melhores cumprimentos,

Cristina Gomes»

1 comentário:

Anónimo disse...

Boa tarde:
permitam uma opinião de um vizinho da freguesia:
1) a foto antes/depois é falaciosa: a casa antes só possuia uma chaminé (cozinha) pela ausência de WC interiores (que necessitam de colunas de ventilação)
2) a altura das chaminés deve ser superior à cumeeira do telhado, sob pena de o ar não conseguir atravesar as mesmas;
3) no que diz respeito aos acabamentos sugere-se leitura das cartas de Atenas, Dubrovnik ou Cracóvia (congressos mundiais de urbanismo e património) sobre intervenções em áreas históricas, em que se repudia (desde os anos 30)a falsificação de estilos históricos para compor uma paisagem imaginada e falsa de "normalidade" urbana.
4)sabendo que gostos não se discutem não me aflige (pessoalmente) ver chapa de zinco (não inox),aliás um revestimento vulgar em trapeiras, coberturas e clarabóias de Lisboa desde o século XIX, a revestir chaminés.
Cumprimentos,
Rui.