12/03/2008

Prédio em ruína na Alameda D. Afonso Henriques em Lisboa

Chegado por email e att. CML e dos media:

«Bom dia

Com leitor do Fórum e morador no prédio em questão aqui vai um artigo que muito apreciaria ver publicado.

Cumprimentos,

Jorge Santos Silva
»

-------------
Prédio na Alameda D. Afonso Henriques em Lisboa em risco de ruína sob o olhar impávido do Hospital da Tocha (Ministério da Saúde), seu proprietário.


Na foto pormenor das traseiras do edifício


O Hospital Rovisco Pais, na Tocha, deixa ao abandono parque habitacional em Lisboa e pede donativos nas ruas. O escândalo é total.

A Administração deste hospital, sob a tutela do Ministério da Saúde, enquanto pede donativos nas ruas da cidade, deixa devolutos imóveis em Lisboa em total degradação, chegando a emprestar andares em plena Alameda D. Afonso Henriques (Lisboa), para depósito de ferro velho e tudo isto sob o olhar impávido da Câmara Municipal a quem já foi apresentada queixa por parte dos inquilinos do mesmo por se tratar de um verdadeiro atentado à saúde pública. Prefere o senhorio deixar vagos andares, não fazendo sequer contratos de transmissão de rendas, para deixar património público ao abandono e num estado miserável. Nem o Hospital nem a Associação Lisbonense de Proprietários a quem está entregue a administração do prédio fazem rigorosamente nada.

Quanto a esta Associação o seu dirigente teve ainda a distinta 'lata' de vir para o Público ironizar dizendo e passo a citar: "Nós somos, no fundo, uma espécie de cangalheiros: estamos sempre à espera que os nossos inquilinos morram para pormos fim ao vínculo e actualizar as rendas". Com respeito à Associação de malfeitores capaz de tamanha afirmação só me ocorre pedir que tenham juízo; ao Ministério e à Câmara, deixo aqui um alerta antes que aconteça alguma desgraça.


Na foto escada de serviço em total ruína»

-------------------

O nosso Obrigado a Jorge Santos Silva.

23 comentários:

Anónimo disse...

Phnom Penh 1977 !
Parabéns a todos os incompetentes responsáveis. Parece que em Maio de 1945, existiam edifícios em melhores condições....em Berlim.
Mas nós não necessitamos nem de
Khmer Rouge, nem de bombardeamentos Soviéticos. Os "doutores", bem polidos, bem vestidos e bem formados, conseguem proezas.

JA

Filipe Melo Sousa disse...

Numa cidade em que as rendas médias rondam os 100 €, os resultados estão à vista.

Anónimo disse...

valor pago pela renda/área de cada fogo + encargos de conservação + IMI e outros = vê-se quem rouba quem...

Ass.
APMPL
(Associação de Proprietários Muito Pobres de Lisboa)

Lesma Morta disse...

Caro Filipe Melo Sousa
Ninguem que mora num predio da Alameda se opõe a um aumento de renda caso a lei o premitisse, até porque como morador no referido imóvel, sou tambem proprietário. O facto está nao só numa lei obsuleta como na resistência em constituir do senhorio (o Estado) em constituir o predio em propriedade horizontal e vender os andares devolutos que já são 6 para aí sim dar cuimprimento a uma obrigação minima que é a de dar o minimo de qualidade aos seus inquilinos.
Cumprimentos

Jorge Santos Silva

Filipe Melo Sousa disse...

Os inquilinos não estão a ser prejudicados em nada. Podem sair do edifício quando querem, sendo que se decidiram ficar é porque lucram com isso. Já a mesma liberdade não têm os proprietários Lisboetas.

Assim, as críticas à associação de proprietários são completamente descabidas.

No que diz respeito à gestão que o estado faz do seu património: todas as aberrações são possíveis e já nada me surpreende.

Lesma Morta disse...

Permita-me que lhe diga, com todo o respeito que me merece a sua opinião, que não posso por experiência, concordar com parte da sua ultima intervenção. Os inquilinos podem sair quando querem? E vao para onde? Vao recorrer a créditos brutais à banca? Alterem convenientemente a lei do arrendamento e aumentem as rendas se querem,acho bem. Senão vendam o imóvel caso não o possam conservar mas dêm dignidade a quem lá vive. Como lhe disse, eu proprio sou proprietario de um prédio em Lisboa e fui obrigado a fazer obras e digo-lhe que tive de vender umas fracções para o fazer após o que aumentei as rendas. Com respeito à associação de proprietários de que sou sócio mas que também representa o meu senhorio, não retiro nada do que disse. Por fim e finalmente, estamos de acordo quanto à gestão que o estado faz do seu património. É de facto inacreditável.

Filipe Melo Sousa disse...

"Os inquilinos podem sair quando querem? E vao para onde? Vao recorrer a créditos brutais à banca? "

exacto, como todas as pessoas honestas que não parasitam a vida dos outros

Lesma Morta disse...

Caro Filipe.
Que bela resposta sim senhor. Que grande nível e elevação tem o meu amigo. Apreciei. Continue a brindar-nos com estes trechos de verdadeira literatura que todos os leitores deste blog tanto apreciam e se divertem.

Filipe Melo Sousa disse...

caro último anónimo,

se não ter nível é sinal que tenho deixar de sustentar este tipo de pessoas, então estou muito interessado em não ter nível nenhum :)

Anónimo disse...

Por acaso, ter "nivel" é apenas sinonimo de ser bem educado, torna-se obvio que o Lesma Morta é novo por aqui, pois quem te conhece não te exige algo que és incapaz de ser.
Nós aprendemos a respeitar-te, és "especial", um pouco menos que o Mourinho e num sentido ligeiramente diferente...mas não leves a mal.

Um abraço pá, as melhoras.

Filipe Melo Sousa disse...

o conceito de "boa educação" por aqui - leia-se: a predisposição de um indivíduo em aceitar ser chulado de acordo com os princípios de aqui escreve - cantiga do vigário que obviamente não estou interessado em comprar.

mas diverte-me a insistência no chavão. é um bocado como aqueles vendedores muito insistentes do citibank: deve haver quem compre

Anónimo disse...

Filipe, claro que sim. Aliás, nem podia ser de outra forma...

(Ok, poder até podia, mas sabes que aos malucos nunca se diz que não...no fundo é pelo teu bem).

Hás de concordar que dizer que as pessoas se podem individar quando quiserem porque terceiros não estabelecem condições minimas é, no minimo, de alguem que não sabe o que é a vida...

De qualquer forma é a tua opinião, tudo bem.
Iremos dar-lhe a importancia que merece.


Cumprimentos

Filipe Melo Sousa disse...

já nem digo nada da ortografia alternativa da palavra "individar", porque não é isso que tira alguma credibilidade à sua intervenção. tipo.. qual credibilidade?

va.. desejo-lhe boa sorte a vender a sua educação da banha da cobra a quem estiver interessado ;)

Anónimo disse...

Endividar...toda a razão.

Como eu te percebo Filipe, quando se perdem os argumentos apontam-se erros de ortografia.

Enganei-me a escrever mas ainda sei sobre o que escrevo, já o Filipe escreve o que pode mas nós perdoamos ;)

Um abraço de todos nós, amigo!

Filipe Melo Sousa disse...

isso gostava eu que "perdoassem". mas os seus amigos quando vêm colectar o seu saque não perdoam nada, são impiedosos!

ou acha que para pagar as multas à Tamega não tinham de ir buscar o dinheiro a algum lado?

Anónimo disse...

Amigos que colectam um saque...
Multas à Tamega...

Não leve a mal a pergunta...mas o Filipe andou a beber?

Filipe Melo Sousa disse...

a beber? infelizmente não. apenas os seus amigos podem ir beber ao orçamento da câmara

Anónimo disse...

Ah, já percebi, os meus amigos bebem do orçamento da câmara...

Pois...bebeu, bebeu.

Lesma Morta disse...

Caro Filipe Melo Sousa.
Quando aqui coloquei esta noticia foi para dar a conhecer a todos a situação degradante a que o Estado deixa chegar o seu património, mantendo os seus inquilinos, (com rendas baixas ou não isso não vem ao caso pois é o senhorio Estado que legisla sobre essa matéria) em condições de risco.
Saiba também, como alguem disse atrás, que nem todos podem recorrer a créditos para camprar e mudar de casa. A vida ao longo do tempo muda muito e queira Deus que nunca tenha dificuldades e mude de casa sempre que lhe apetecer. Quanto a quem vive em casas arrendadas "andar a parasitar à custa dos outros" só não concordo com a terminologia utilizada que é insultuosa e não lhe aceito, porém concordo que a lei do arrendamento tem de ser fortemente revista.
Aceite um abraço

Jorge Santos Silva

Filipe Melo Sousa disse...

De qualquer forma os moradores nunca são lesados. Se lá permanecem é porque se aproveitam de uma lei abusiva. Compensa-lhes, prejudicando o proprietário.

Lesma Morta disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Lesma Morta disse...

Nem vale a pena comentar. Pessoas obtusas só vêm para a frente, tipo palas nos olhos tá a ver? Acredito que se eu tivesse escrito exactamente o contrário do que aqui publiquei o meu caro amigo inflectiria de posição e diria o oposto por isso divirta-se sozinho pois aqui há gente que leva isto a sério e tem sobre os temas que apresenta verdadeiras preocupações. Ninguém está contra ninguém. Apenas contra situações.

Filipe Melo Sousa disse...

obrigado, a sua seriedade já nos levou à ruína