22/10/2009

Terreiro do Paço - "Cartas de Marear", não, por favor, Sr. Presidente da CML!


Exmo. Senhor Presidente da CML,
Dr. António Costa


Passado o fervor eleitoral e renovada que foi a Presidência de V.Exa., vimos solicitar-lhe que repense o projecto em curso para o Terreiro do Paço, designadamente quanto à presença nos passeios laterais dos desenhos alusivos, segundo o autor do projecto, às cartas de marear do tempo das Descobertas.

Parece-nos um erro insistir-se neste último e despropositado pormenor da polémica, e um tremendo equívoco a sua defesa tendo em conta que o Terreiro do Paço e a sua imagética pouco ou nada terão que ver com os Descobrimentos, já que aquele foi concebido numa perspectiva Iluminista, de afirmação do Marquês e do país na Europa.

Solicitamos, por isso, a V.Exa., Sr. Presidente, que a CML não deixe de fazer ver aos autores do projecto a necessidade de se retirar do desenho final semelhante enfeite, sob pena de uma intervenção que se pretende sóbria, consensual e perene, se eternize como polémica e, por isso mesmo, susceptível de ser revista a médio ou longo prazo, com os inevitáveis custos para a cidade e para o erário público.


Na expectativa, subscrevemo-nos com os melhores cumprimentos.


Paulo Ferrero, Bernardo Ferreira de Carvalho, Miguel Atanásio Carvalho, António Branco Almeida, Nuno Santos Silva, Diogo Moura, Luís Serpa, Pedro Janarra, Luís Marques da Silva, José Morais Arnaud, Vasco Nobre, Jorge Santos Silva, António Sérgio Rosa de Carvalho, Júlio Amorim, Virgílio Marques, Nuno Caiado, Filomena Torres e Fernando Jorge

7 comentários:

Anónimo disse...

eu não subscrevo esta "polémica". na verdade nem percebo se o problema são os riscos se são as cartas de marear. vamos imaginar que o autor amanhã diz que os riscos são iluministas. já ficam bem depois disso? não custa nada arranjar uma justificação iluminista para os riscos...

Rocinante disse...

Não entendo essa petição?
O projecto de Antonio Costa e a sua equipa foi a votos, ganhou!
A maioria dos Lisboetas quer a intervenção no Terreiro do Paço mesmo patética, quer o estreitamento das vias e o consequente caos no trânsito, quer o Cais de Paquetes para destruir Alfama e quer os contentores para destruir a cidade.
Essa vossa suposta boa intenção não passa disso mesmo, e de boas intenções está o inferno cheio!

RF disse...

Parabéns aos subscritores pela forma concisa, prática e construtiva como expõem o problema. Do outro lado que haja a abertura para incorporar a proposta.

Anónimo disse...

qual é o problema dos riscos?
sim é que nao passam de riscos.. se o autor diz que sao "Cartas" nao interessa.. interessa é o efeito final que é melhor que ter o passeio liso.

preocupem se com coisas uteis.

Anónimo disse...

Concordo com o teor.
Mas "por favor" ...
Tudo isto seria escusado ...
Ou a maioria dos signatários votou como quem tem um clube, ou uma religião ...

É porque muitos deles até integraram a LISTA DO COSTA que previa esses crimes contra o património no Terreiro do Paço ...

e DEZENAS DE OUTROS ...
e com MAIORIA ABSOLUTA

HOMOSAPIENS disse...

Para mim Lisboa tem muitos mais problemas e mais graves do que esse. Se vocês mandarem e-mails ou cartas sobre tudo e nada, vão perder credibilidade perante os políticoas da CML.

Cumpts.

Anónimo disse...

Já perderam há muito tempo...Este blog é o braço armado de meia dúzia de pseudo-intelectuais armados em defensores da cidade!