13/11/2009

Notícia sobre a Igreja do Convento dos Inglesinhos:


«Lisboa, 13 Nov (Lusa) - Mais de 30 anos depois de ter sido desafecta ao culto, uma antiga igreja do Bairro Alto (Lisboa), actualmente licenciada para comércio e serviços, está agora à venda por dois milhões de euros - e já há interessados.
Integrada no denominado Convento dos Inglesinhos, construído no século XVII para acolher um seminário inglês, a Igreja de São Pedro e São Paulo possui uma única nave com área de coro, altares laterais, tecto em abóbada e um órgão barroco e ganhou nos últimos anos uma cozinha, aquecimento central, estacionamento e arrecadações.
O espaço foi desactivado pela Igreja Católica em 1976 (três anos após o encerramento do convento e o regresso dos seus habitantes a Inglaterra) e foi adquirido na década de 1990 pela Chamartín Imobiliária, então denominada Amorim Imobiliária, que transformou todo o complexo num empreendimento de luxo.»

...

Pobres Inglesinhos, o que podiam ser e o que são. Esta história do Colégio dos Inglesinhos é o paradigma daquilo que não pode acontecer mais.




Fonte: VM, a quem dou um forte abraço!!

2 comentários:

Anónimo disse...

O ideal para este tipo de espaco seria a meu ver uma livraria. Bastaria colocar as estantes e um balcao e nao obriga a qualquer outra obra.Em Maastricht na Holanda ha uma igreja romanica que foi adaptada a livraria com um resultado muito positivo, aproveitando o espaco sem o modernizar/estragar.

HOMOSAPIENS disse...

Nem mais, seria óptimo para o local, anónimo(a) das 7:15PM, até mesmo uma galeria de arte também seria bom.

Cumpts.