25/11/2009

Câmara de Lisboa dinamiza campanha de uso de transportes públicos em dias de futebol

A Câmara Municipal de Lisboa (CML) lançou hoje a campanha de sensibilização "Vá à bola de transportes públicos" para tentar melhorar o tráfego e o estacionamento automóvel junto aos estádios do Sporting e do Benfica em dias de jogo.

O lançamento da campanha contou com a presença dos presidentes do Sporting e Benfica dias antes do 'clássico' lisboeta.

A operação, que incorpora a PSP, o Metropolitano de Lisboa, a Carris, a EMEL e a Emparque, visa melhorar o tráfego e estacionamento automóvel em dias de jogo nas áreas junto aos estádios da Luz e de Alvalade.

O presidente da CML, António Costa, afirmou na cerimónia ter conhecimento do "pesadelo para a vizinhança" dos estádios lisboetas que são os dias de jogo na capital, cenário que "resulta essencialmente" do facto de "muitos dos que vão ao jogo" irem de "viatura particular" e estacionarem "de forma caótica um pouco por todo o lado".

"Telheiras e a Quinta da Luz têm sido dois bairros mártir das festas do nosso futebol. Tenho a certeza que há um trabalho muito aturado feito pela PSP e pela Polícia Municipal, mas não podemos viver simplesmente sob a ameaça da multa. Uma regra fundamental que temos de adoptar é que para ir à bola devemos ir de transportes públicos", apelou o autarca.

Do plano de sensibilização, que já havia sido implementado em 2008, fazem parte medidas como o acesso gratuito aos parques da EMEL em dias de jogo e um "preço especialíssimo" nos parques da Emparque, de dois euros por seis horas.

O presidente da autarquia realçou ainda que é "perfeitamente seguro" ir ao estádio utilizando os transportes públicos.

"Irei de transporte público ver este jogo (Sporting - Benfica). Há uma ideia errada de que não é seguro ir à bola de transportes públicos. Posso testemunhar que é absolutamente errado. Ainda domingo passado fui de metro do Estádio da Luz para casa e em total segurança", frisou António Costa.

A cerimónia de lançamento da campanha de sensibilização contou com a presença de José Eduardo Bettencourt e Luís Filipe Vieira, presidentes do Sporting e Benfica, respectivamente, para além do secretário de Estado dos Transportes, Carlos Correia da Fonseca, bem como responsáveis das empresas ligadas à campanha.

In O Jogo

5 comentários:

Xico205 disse...

Esta campanha tem pelo menos 30 anos! Já há 30 anos a Carris colocava chapas extra nas carreiras que servem os estadios.

O Antonio Costa usa o exemplo de uma vez para provar que é seguro! Boa, sempre a aprender!

Unknown disse...

Muito boa esta campanha, metro à porta, melhor só lá dentro e vai tudo de carro, o Colombo e zona circundante fica um caos (Benfica), o mesmo se passa com telheiras, campo grande e lumiar (Sporting).

Mas há que dar mais o exemplo, sr presidente:

"Ainda domingo passado fui de metro do Estádio da Luz para casa e em total segurança", frisou António Costa. "

>>>> Isto que dizer que ir para a CML não é seguro ? Pelo menos ele vai de carro.

Rodrigo disse...

se os jogos fosse a horas decentes, tipo à tarde a malta já podia ir com tranquilidade, terminar um jogo Domingo às 23h e depois ir de transporte é um pesadelo.

Xico205 disse...

Para a apalpadela e mãozinhas para os bolsos alheios não há melhor.


Se até nas manifs de professores os carteiristas andaram lá pelo meio..



Quanto ao ser seguro, secalhar aqueles que já foram alvejados, esfaqueados, apedrejados, pontapeados e assaltados não partilham da mesma opinião, mas pelos vistos a sorte ou falta dela ainda não bateu à porta do antonio Costa. Tambem algo me diz que ele não ia sozinho, ia guardado!

Filipe disse...

Lá vem ele com o discursinho dos transportes públicos. Não lhe consigo tirar nem uma pontazinha mais pequenina de credibilidade quando Transportes Públicos saem da boca de António Costa...a menos que ele diga "com as nossas mais recentes medidas, conseguimos piorar a rede de transportes públicos da capital...dos Olivais a Belém e até de alguns concelhos vizinhos".