20/11/2009

Troufa Real responde às críticas com nova proposta de torre

In Público (20/11/2009)
Por Ana Henriques

«Autor do polémico projecto da igreja do Restelo inspira-se em Hieronimus Bosch. E chama "talibãs da arquitectura" aos detractores

Câmara de Lisboa mantém-se em silêncio


O arquitecto Troufa Real vai inspirar-se na obra do pintor Hieronimus Bosch para redesenhar a torre da polémica igreja que projectou para o Restelo, em Lisboa, e que começou esta semana a ser construída.

Troufa Real assegura, em declarações ao PÚBLICO, que esta alteração não se prende com nenhum pedido que lhe tenha sido feito para modificar o seu projecto inicial, mas sim com o facto de já não se rever na torre de tipo manuelino que desenhou, há diversos anos, para aquele espaço. "Já vou na quinta torre" para a Igreja de S. Francisco Xavier, explica o arquitecto, acrescentando que uma das versões previa uma torre com vitrais.

Desta vez a fonte de inspiração será "o quadro As Tentações de Santo Antão" - uma obra do séc. XVI de Bosch - "e José Saramago". Inicialmente concebida para ter cem metros de altura, a nova torre será mais baixa ou mantém as mesmas dimensões? "Não sei", responde Troufa Real. "Gosto muito de tudo o que é alto. Lisboa ficou a perder por não se terem construído as torres de Siza Vieira em Alcântara. Seja como for, não há pressa, uma vez que a construção desta parte da igreja será feita mais tarde."

Quanto ao resto do projecto, o arquitecto insiste em mantê-lo tal como o criou. A nave da igreja, pintada em dourado do lado de fora, imita, pela sua forma, "uma caravela num temporal, toda dobrada". Depois, além da torre com 17 sinos, há a casa do pároco, "que é uma referência à casa portuguesa do arquitecto Raul Lino". E, por fim, o centro social, reservado para a segunda fase, "que será uma réplica das antigas fortalezas portuguesas da época dos descobrimentos". As paredes vermelhas, cor-de-laranja, verdes e brancas são uma referência à Índia (destino de viagem de S. Francisco Xavier) e a Portugal.

"A minha arquitectura está ligada ao mundo do fantástico, é de raiz simbólica. Não sou um arquitecto moderno, sou antimoderno", explica o autor do projecto, considerando que colegas seus, como Teotónio Pereira (que classificou, ontem, no PÚBLICO, este projecto uma "aberração"), não compreendem a sua linguagem. "Odeiam o simbolismo do antigo império. É um bando de velhos, autênticos talibãs da arquitectura que não se reciclaram e não percebem o que se está a passar no mundo", acusa. E volta à carga: "Odeiam outras culturas. Só sabem fazer peixe podre, peixe passado".

Direito à arquitectura

O arquitecto que dirige o departamento do patriarcado responsável pela construção das novas igrejas, Diogo Lino Pimentel, também não sai ileso desta polémica. Depois de ter dito que o edifício para o Restelo dava muito nas vistas, recebe agora a resposta de Troufa Real. "Ele quer é fazer as igrejas no atelier dele. Mas quando esta igreja foi objecto de apreciação na Ordem dos Arquitectos, no tempo da bastonária Olga Quintanilha [entre 1999-2001], ele também esteve lá e não disse nada".

Troufa Real argumenta que o projecto foi devidamente apresentado e discutido, há cerca de dez anos, tanto na Ordem como na Cordoaria, além de ter estado exposto numa galeria da Câmara de Lisboa.

Para Troufa Real, esta sua obra é nem mais nem menos que um "cadáver esquisito". Uma expressão que usa para definir um trabalho colectivo surrealista, lembrando que convidou diferentes artistas, como Lagoa Henriques - entretanto falecido - para participar neste projecto.

Esta não é a sua primeira obra religiosa. Tem em construção outra igreja em Miraflores, Oeiras, e projectou um templo dedicado a Shiva para Loures, obra que ainda não saiu do papel. "Sou um maçon católico e respeito muito os cânones da igreja", declara. A morar em Angola, terra onde nasceu, Troufa Real deixa um recado a todos os que criticam o seu trabalho: "Deixem-me ser livre. Tenho direito à minha arquitectura de autor".»

...

Bosch? LOL. Manuelino? LOL. O problema não é aquele minarete fálico mas sim toda aquela massa disforme, aquela aberração diarreica que alguém designou por projecto. Como se a trava, e, sobretudo, quem a trava, esse é que é o problema.

11 comentários:

Anónimo disse...

Troufa Real é um cadaver esquisito há muitos anos. Se é indiscutivel a sua qualidade como professor, já as suas obras e projectos são uma aberração.
Um aglomerado de ideias sem a subtileza e inteligência que uma obra de arte pretende ter.
Está se a tornar insuportável alguns arquitectos se autonominarem "autor". Será arte?
Primeiro existe o "jogo" transmitido ao longo de várias gerações, depois virá "folclore", uma caracterização desse "jogo" reproduzida com o media do momento, eventualmente nostalgico, torna-se "arte" no momento sublime em que grande parte da população se revê nessa obra. De repente essa obra poderá ou não representar o "cosmos" em que todos vivemos. Não é o caso.
Não é este o caso uma obra patética, este projecto é como um filme mal adaptado, ou a banda desenhada de um livro mal lido e mal interpretado e sobretudo mal desenhado.
Troufa Real gosta de ser tratado como o menino mal criado, sempre foi e será, mas já chega, estamos fartos. Já o vimos de beijo na boca quando lhe convém a uns e outros, e facada nas costas quando não lhe convém.

Julio Amorim disse...

"Lisboa ficou a perder por não se terem construído as torres de Siza Vieira..."

Hummm....a torre desta igreja pode ter uma "ideia" escondida ? É porque, por ser de igreja...está a passar despercebida

Anónimo disse...

como o Troufa disse, não há pressa. exactamente! a torre será para uma segunda fase de um projecto, a primeira fase do qual está avaliada em 3 milhões e para a qual o patriarcado apenas arranjou 1 milhão ao fim de 5 anos! pensem um pouco e façam as contas... isto nunca sairá do papel!

Anónimo disse...

O seu a seu dono.
"Quando morre um arquitecto é um momento de alegria para a humanidade", estas suas palavras, entenda-se Troufa Real, repetidas vezes sem conta a respeito de colegas seus serve-lhe bem.

Paulo Ribeiro disse...

Quando se pensava que não podia piorar, ele ameaça com uma nova proposta, que ainda pode ser pior...

Anónimo disse...

Não quero ser "do contra", mas vamos por partes, que a questão é bem mais complexa do que parece!
1. Se os crentes daquela paróquia e o seu Pároco sonham com uma Igreja assim, o Patriarcado, bem ou mal, concordou e a CML, bem ou mal anuiu, ainda por cima tendo a aprovação sido dada há 5 anos atrás, algum direito haverá para que se construa! Agora os prazos para contestação legal já terão sido, ao que julgo, mais que esgotados!... Parece-me que a sociedade civil chegou tarde a esta causa!...
2. O que disse atrás não obsta a que considere que o projecto esteja bem. E meus amigos, não me vou deter aqui em considerandos sobre arquitectura e paisagística pois não sou arquitecto, nem em questões de intrigas e invejas que não interessam a ninguém; vou antes falar de estética e simbologia pois sou um simples e humilde Filósofo... Mas é justamente nesses dois pontos que que se encontra do meu muito modesto ponto de vista o cerne desta questão, sendo tudo o resto discussão supérflua.
Para resultar como o que se pretende aquele projecto exige materiais de elevadíssima qualidade, especialmente pinturas e folha dourada. Não me parece que a forma de barco ou a folha dourada sejam um problema de maior, nem o paredão, nem o impacto desta edificação contemporânea. As Amoreiras ou o Hotel D. Pedro estão hoje perfeitamente integrados na paisagem da Cidade. Portanto, a nível estético apenas aconselho a que sejam muito bem escolhidos os materiais e o tom final das pinturas.
Já ao nível da simbologia própria de uma Igreja temos o maior problema aqui representado. Meus caros; É que esta Igreja tem um minarete! Ora um minarete é um símbolo da religião Islâmica. Quando este projecto foi começado há já talvez mais de 20 anos o processo ecuménico estava no seu pleno desenvolvimento e ainda não tinha ocorrido o 11/09... O mundo mudou muito entretanto... E este projecto vai ter de se adaptar aos novos tempos... Até porque assim, poderia dar azo a todo o tipo de interpretações!... Até porque com a Cruz no topo do minarete!... A que chamamento é que este gigantesco minarete nos chama?... Pois é!... Agora, se o Troufa Real substituir o minarete, como se impõe, qual será o problema?... E a Igreja de Arroios não parece uma sede de Comité Central Comunista?... Parece!... E os fiéis da paróquia gostam!... E pouco ou nada têm feito para mudar aquela cena!... Então deixem estes ter também a sua Igreja como a sonharam! Não se torna insegura nem constrangedora para ninguém!... Boa noite!

Unknown disse...

As dificuldades por que passa a Igreja para captar fiéis terão levado alguém no Patriarcado a aprovar o desconchavado projecto de igreja tipo centro comercial do frustrado Troufa Real. Não tem ponta por onde se pegue. Do ponto de vista arquitectónico, é uma colagem de citações, uma amálgama sem nexo, uma espécie de almôndega de carne estragada. Do ponto de vista das referências históricas, é uma verdadeira anedota. Para começar, aquele casco bojudo não evoca uma caravela, mas sim uma nau ou uma carraca. Por acaso, até foram estes os navios usados por S. Francisco Xavier no Oriente e não caravelas. Mas para o Troufa Real, barcos do séc. XVI são todos caravelas. O que vale é que o projecto irá ao fundo e o Troufa Real não sobreviverá ao naufrágio.

Anónimo disse...

Não creio ser um problema de invejas. O problema é que muito feio.
Não é necessário ser arquitecto a paisagem construída ou não pertence-nos a todos e os arquitectos, em Portugal, julgam donos da paisagem, e temos que conviver com os seus mamarrachos. É que depois de constrído só ao fim de alguns anos será demolido.
É também lamentável que os responsáveis da igreja não promovam qualidade.
A igreja em Portugal afugenta os crentes, cada vez mais a sociedade portuguesa está dominada pela maçonaria. Mais revoltante ainda saber que o Senhor Cardeal permite esta situação.

Anónimo disse...

NAO PERCEBEM QUE O PAROCO AINDA SO CONSEGUIU ARANJAR 1 MILHAO DE EUROS?! VISTO QUE A IGREJA NAO LHE DEU APOIOS...

POR ISSO NA "MELHOR" DAS HIPOTESES SÃO CONCLUIDAS AS FUNDAÇÕES...

quanto a este arquitecto, que diz que gosta do piroso, que faça coisas pirosas na sua casa ou no que é dele, agora estragar a cidade, que é património de todos nós, isso NAO PODEMOS PERMITIR.
O que se vai ver do Tejo?! uma torre cheia de efeites pirosos, que sobressai e é mais alto que tudo o que está à volta?

Anónimo disse...

mau mesmo, é gastarem tanto dinheiro numa igreja e não a ajudar os necessitados, fazendo coisa simples e aproveitar melhor o dinheiro.

Anónimo disse...

Sobre esta amorfa miscelânia de simbolos maçónicos, uns mais evidentes do que outros,seria interessante pesquisarem a Agenda da NWO, de Redução dramática da População Mundial, depois Ditadura Global com uma só Política, um só Sistema Financeiro e uma só Religião que será resultado de uma amálgama de todas as religiões estruturais dos Povos do Planeta! esta "coisa" não tem nada a ver com Culto a CRISTO; é bem o inverso! Vale a pena escutarem no youtube: The Arrivals full length series, part 1 of 3, (parte 2 foi retirada mas encontram-na solta nos seguintes entre 16 e 33, depois: The Arrivals full length series, part 3 of 3. Vão perceber melhor o que estes psicopátas andam a magicar ao usar geometrias sagradas para servir as trevas que lhes dão poder mundano por troca de suas almas!
Pesquisar:
http://projectcamelotportal.com/
project camelot interviews
Moon manipulations ? David Icke's latest book Human Race Get Off Your Knees part1/6
David Icke - Secrets Of The Matrix [Part 1] - Full Version
http://worldtoday.wikidot.com/bibliotecapleyades-net
http://www.bibliotecapleyades.net/esp_sociopol_nwo.htm
http://www.bibliotecapleyades.net/sociopolitica/esp_sociopol_bilderberg_28.htm
www.desteni.co.za (vídeos/Textos)
www.montalk.net (sobre: “Spiriteless Humans” and Matrix, etc.)
www.dadidicke.com
http://www.peaceinspace.org/ ( HAARP/LEUREN MORET)
Blog: parecereser.blogspot.com
http://www.bibliotecapleyades.net/dan_burisch/esp_dan_burisch_12.htm
www.kryon.com
www.giulianaconforto.com
www.greggbraden.com
http://www.drrima.net/
http://ashtar.sheran.free.fr/ashtar-sheran.htm (tem Artigos s/ Missão Ashtar. + de 400 CROP CIRCLES, etc.)
http://www.ashtarcommandcrew.net
docverdade@gmail.com
http://www.prisonplanet.com
http://www.bibliotecapleyades.net/esp_autor_burisch.htm
Charlotte Iserbyt – La Deliberada Estupidización del Mundo
[1 of 5] The Secret History of Western Education [Charlotte Iserbyt]
http://bryandeflores.com/LightLanguage.html
Inner Earth Ringing Tibetan Monks in spirit cave hear new sounds
David Wilcock - Important Message
David Wilcock: The Source Field Investigations — Full Video!
INELIA BENZ : the full interview – with Bill Ryan from Project Avalon
Inelia Benz: "Cambiando la línea de tiempo del planeta Tierra" (2011) Parte 1/5
Matias De Stefano – Ater Tumti – A Herança Universal (leg. português)
Miriam Delicado y Proyecto Camelot - Un Mensaje para estos Tiempos (1/3)
Camelot: Dolores Cannon – Convoluted Universe
Gregg Braden on consciousness
Cancer Cure with Emotional Energy and Universal Law of Abundance
MMS WHAT THEY DONT WANT YOU TO KNOW - NO SCAM!
Project Camelot interviews Jim Humble, the man behind MMS: Miracle Mineral Supplement
Jim Humble interviewed by Bill Ryan (Jan 2010) : a Project Avalon video
A Conscientious Doctor Comments on MMS
Understanding MMS - Conversations with Jim Humble part 1 of 11