08/11/2011

António Costa ordena poupanças em jornais e revistas


António Costa ordena poupanças em jornais e revistas

Por Ana Henriques in Público

Ficar a par da actualidade através das edições em papel dos jornais e revistas vai, a partir de agora, ser mais difícil na Câmara de Lisboa.

Um recente despacho do presidente da autarquia, António Costa, determina que, a partir de agora, os gastos dos gabinetes dos vereadores se reduzam a dois jornais diários nos dias úteis e a uma revista semanal. Motivada pelas "restrições financeiras" e pela "necessidade de racionalizar os recursos do município", a medida aplica-se ao gabinete do próprio António Costa e à presidente da assembleia municipal. Já os directores municipais e o comandante da polícia municipal ficam com direito a apenas um jornal diário, e só nos dias úteis.

A aquisição de jornais, revistas e outras publicações para as bibliotecas e equipamentos culturais será objecto de despacho da vereadora da Cultura, Catarina Vaz Pinto, "após avaliação das necessidades pelos respectivos serviços", e tendo em conta os objectivos de poupança.

A excepção a estas regras surge no caso do Departamento de Comunicação e da assessora de imprensa do gabinete do presidente da câmara, que poderão "adquirir os exemplares dos jornais, revistas e publicações julgados necessários ao cabal desempenho das respectivas funções".

O atraso na criação de um fundo de investimento imobiliário destinado a valorizar terrenos municipais é uma das razões invocadas por António Costa para justificar a difícil situação financeira da autarquia, uma vez que a verba resultante da operação servirá para amortizar o passivo camarário. A outra prende-se com uma redução de 70 milhões de euros nas receitas fiscais do município.
----------------------------------------------------------------------
A imagem é interpretativa do artigo do Público ...
António Sérgio Rosa de Carvalho

4 comentários:

Anónimo disse...

Se fizessem assinaturas digitais saía-lhes muito mais barato e deixavam de mandar para o lixo tanto papel (conheço serviços públicos em que isso sucede, não garanto que na CML acontecesse exactamente assim...)

Anónimo disse...

A foto não está nada parecido com António Costa, à parte de estar com a cabeça enfiada no chão, no sentido figurado óbviamente.
Se AC está preocupado com o Fundo Imobiliario e o património da CML e perguntar porque razão o Novo PDM prejudica o património da autarquia? Alguém deveria assumir o Risco.

Anónimo disse...

a câmara e autarquias não deviam gastar nada em papelada. ponham tudo na internet. quem não tem que se vá informar à autarquia.

Balurdios em papelada e progaganda é com os ditadores alberto joão e câmaras comunas da margem sul

Anónimo disse...

António Costa tinha (tem) um Gabinete nos Paços do Concelho. Arrendou o Imóvel da Antiga Fábrica Viuva Lamego no Intendente e pagou a renda adiantada por 10 anos (ler imprensa da data).
Agora está preocupado com a compra de jornais, que RIDÍCULO...Poupe em acessores e, principalmente, em CONSULTORES.