20/11/2011

Um Prémio Poético ... ou Polémico ? ...reflexos ilustrados de um texto de José Sarmento de Matos no Público ... por António Sérgio Rosa de Carvalho.

Lisboa acaba de ser galardoada pela Academy of Urbanism da Grã-Bretanha com o Urbanism Award 2012 - The European City of the Year. Embora as outras duas cidades em concurso não fossem propriamente grandes metrópoles europeias - Oslo e Gotemburgo -, a verdade é que o numeroso júri da academia britânica não hesitou em dar o prémio a Lisboa, reconhecendo que a cidade portuguesa se avantajava com mérito sobre as duas rivais.
O distintos membros do júri, composto essencialmente de arquitectos e urbanistas, estiveram em Lisboa este Verão, tendo então tido oportunidade de os acompanhar num animado passeio de eléctrico, no 28, claro (...)
J.S. de Matos in Público.


Mais um texto "bem comportado" e sensível ao "establishment" ...
Como alternativa, disponibilizo algumas imagens Ilustrativas da experiência directa sobre o estado da cidade , aqui apenas do trecho da Avenida da República a partir do Saldanha ( sem Avenida da Liberdade e Fontes Pereira de Melo ) , de que um utilizador comum do Aero Bus, ou seja , um turista normal e sem direito a uma recepção “orientada” e a uma visita “guiada”, tem oportunidade de usufruir …
Esta é a primeira e a última impressão que o comum visitante da Cidade de Lisboa tem …
António Sérgio Rosa de Carvalho.








"No entanto, lendo agora o texto fornecido pela academia, julgo que não terão sido as particularidades históricas, sobre as quais me esforcei para os elucidar conforme podia e sabia, que tenham sido a razão fundamental para a atribuição do prémio pelos especialistas ingleses. Tudo indica que estavam bastante mais interessados na percepção das qualidades que a cidade podia apresentar na actualidade, quer do ponto de vista de renovação patrimonial e reabilitação urbana, quer na arquitectura e urbanismo mais recentes, com uma menção especial à Expo-98 e ao Parque das Nações."
J.S. de Matos in Público







"Mas os peritos foram igualmente sensíveis ao despovoamento dos centros históricos, chamando a atenção para o incremento acentuado das medidas que o evitem, em especial a reabilitação acelerada dos edifícios que os compõem."
J.S. de Matos in Público








"Outro aspecto muito valorizado é a conjugação íntima entre a cidade e os seus arrabaldes, aquilo a que apelidamos a Área Metropolitana de Lisboa."
J.S. de Matos in Público



1 comentário:

Anónimo disse...

De facto não entendo porque é que a CML nao começa a lucrar com as multas que poderia cobrar pelos estendendais ou pelas MARQUISES ilegais!

Quanto à reabilitação urbana nem comento. O objectivo da Câmara deve ser apenas deixar Lisboa Antiga reduzida à Baixa, ao Chiado aos bairros do castelo e pouco mais...é uma pena.

Talvez estes senhores estejam esquecidos que fomos nós que os pusemos lá e que estão a gerir os dinheiros públicos e não o património deles, que podem vender ou deixar APODRECER à vontade para benefício próprio.