12/11/2012

Residencial Luena - Remodelação

A Residencial Luena, sita na Avenida Pascoal de Melo, ocupa um edifício elegante de inícios do séc. XX. Por razões que assistem, com certeza, aos seus proprietários, esta fechou para que se fizessem obras de remodelação.
Essas obras começaram há algumas semanas e somente agora se percebe que estão a proceder ao esventramento total do edifício, o que, como se defendeu aqui inúmeras vezes, é uma medida que revestida de argumentos de conservação é, na verdade contrução nova. Não poderei dizer se a fachada será mantida que caso a não verificar-se vai agravar esta intervenção e caraterizá-la como destruição com perda total deste património.
Como poderão verificar no site da residencial (www.luena.com.pt) os interiores estavam alterados para além do reconhecimento, o que faz recuar as "culpas" a momento anterior ao início da obra mas agora a questão que se impõe é saber se as soluções encontradas para a remodelação vai ter em conta o espírito do edifício e a sua época ou se vai ser mais um exercício de pseudo-design, igual a tantos outros nesta cidade.


Neste elegante edifício funciona a Residencial Luena.
Apesar de os interiores originais estarem há muito perdidos, o esventramento em curso não oferece garantias de se estar a fazer uma intervenção correta e que este edifício merece


A Avenida Pascoal de Melo é um dos exemplos como Lisboa e os seus habitantes vivem a cidade e o seu património. Autrora uma artéria elegante, com moradias unifamiliares urbanas e elegantes e árvores frondosas, tem sido, desde os anos 60, atacada com tamanha voracidade que hoje, malgrado a sua principal caraterística que é a arborização, é uma avenida arquitetonicamente descaraterizada, maltratada e cheia de mazelas. E continua sob feroz ataque...
Avenida Pascoal de Melo, elegante e urbana

Avenida Pascoal de Melo... hoje.Especial atenção aos edifícios à direita e esquerda em comparação ao que estava antes.
E a destruição continua, aqui e em toda a cidade.
 
 Senhores Presidentes da CML, Sr. Vereador Salgado, teria valido a pena proteger esta avenida, pedra a pedra! Ainda vale, se quiserem. Depende de vós.

Sem comentários: