15/11/2012

Corte de árvores seculares no Jardim dos Montes Claros

Chegado por e-mail:

para dmau.daep.dgmp., info, quercus, caal, lpn.natureza, ldbotanico, pinto.soares, aspea, lisboa, mim, secretariado.cd

«Exmos Srs

Moro na zona da Ajuda e sou habitual frequentador do Parque Florestal de Monsanto para actividades lúdico-desportivas como caminhadas, piqueniques, Tai-chi, etc, com família e amigos.

Aqui se inclui o Jardim dos Montes Claros, objecto deste pedido de esclarecimento, onde tivemos a profunda tristeza de nos depararmos com o abate de duas árvores seculares que cresceram connosco e com os nossos filhos e que nos mereciam todo o respeito e veneração pela nobre beleza com que nos brindaram ao longo dos anos e a generosa oferta da sua sombra fresca e amiga.

Esta situação afigura-se-nos criminosa, pelo Decreto-Lei n.º 28468, de 15 de Fevereiro de 1938, onde se refere que nenhuma Árvore de Interesse Público poderá ser cortada ou desramada sem autorização prévia da Autoridade Florestal Nacional, sendo todos os trabalhos efectuados sob sua orientação técnica.

Mas admitindo a nossa condição de leigos na matéria, optámos por dar o benefício da dúvida aos responsáveis da Câmara de Lisboa que tomaram esta decisão.

E nesse sentido vimos solicitar ao Eng.Florestal Joaquim Brioso e Dra. Cristina Gomes, esclarecimentos que nos permitam inteligir sobre a razão destas perdas, infligidas ao nosso património natural e que nos empobrecem ainda mais a todos.

Apelamos também a outras entidades que integram a "Plataforma por Monsanto" mas sobretudo ao ICNF - Autoridade Florestal Nacional, para que tomem conhecimento da situação e intervenham em conformidade.

Nas fotos anexas, a primeira mostra o antes, com a excelente àrea de sombra proporcionada pelas duas àrvores abatidas. As restantes mostram os cortes efectuados onde não parecem existir quaisquer evidências de insanidade das àrvores

Antes de terminar deixo o seguintes extracto do site do ICNF em sintonia perfeita com este email:

"Se conhece alguma árvore, ou algum conjunto de árvores, que julgue ser de especial interesse preservar, dirija-se-nos, indicando a localização e, se possível, enviando uma fotografia. Poderá estar assim a contribuir para evitar a destruição de algo insubstituível. Esteja atento! Agradecemos a sua colaboração." Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas

Sem outro assunto de momento, subscrevemo-nos com os melhores cumprimentos, ficando na expectativa dos vossos superiores esclarecimentos

Atentamente

Delfim Nobre»

4 comentários:

Unknown disse...

http://lisboaverde.cm-lisboa.pt/index.php?id=3941&tx_ttnews[pointer]=2&tx_ttnews[tt_news]=7143&tx_ttnews[backPid]=3944&cHash=d2b6121b78

O aviso do abate destas árvores no link, que inclui um documento com as razões

Smac disse...

As avaliações técnicas do Laboratório de Patologia Vegetal Veríssimo de Almeida já viram melhores dias. Muito fraquinha esta. De qualquer forma é abusivo chamar-lhes árvores centenárias. Teriam cerca de 50/60 anos no máximo.

Julio Amorim disse...

Parece que o modelo de operação é o mesmo que em Göteborg. Abatem-se árvores estando a informação disponível só na Internet ? Porque não informar in situ, com boa antecedência e, com tudo bem explicado ?

Anónimo disse...

Se as árvores caírem em cima de alguém por podridão(parece que foi esta a justificação) ou se forem tão fortes que estraguem os passeios em redor? Porque gostamos todos de criticar(incluído eu que gosto de criticar quem critica)?