09/11/2012

Sugestão à EMEL: colocar multas a cadeado

A dificuldade em cobrar multas de estacionamento não é uma exclusividade lisboeta. Para garantir que os recursos (tempo e dinheiro) não sejam gastos em vão, devido a uma ineficiente máquina judicial, muitas cidades optam por cobrar a multa directamente ao condutor (quando presente) ou bloquear o automóvel.
O condutor raramente está presente e bloquear o automóvel - além de prolongar a infração - tem enormes custos operacionais que dificilmente são cobertos pela multa irrisória. 
Uma cidade satélite de Kuala Lumpur teve contudo uma ideia melhor, prender a multa a cadeado nos retrovisores do carro:
O infractor é obrigado a deslocar-se até à polícia para remover a multa. Rebentar com o cadeado é considerado uma contra-ordenação agravada, onde a multa é 12 vezes maior.
Alô, EMEL?

7 comentários:

Julio Amorim disse...

Para toda essa cambada que ocupa os passeios da cidade....isto é uma boa opção. Só que irão aparecer muitas oficinas especializadas em desmontar retrovisores....

Edgar Madureira disse...

Basta que se ao fim de 3 dias a multa não tiver sido paga ela vá duplicando de valor a cada 24h.


A matricula do carro multado fica sempre na posse da policia, por isso mesmo que arranquem os espelhos a multa via lá dar.

Wolf disse...

Eis uma boa ideia.. E como disseram no comentário anterior podia acontecer isso, mas podia dar uma ajuda há economia portuguesa pois assim, era mais iva a entrar no estado (isto se pagarem o dito iva na factura).....

Anónimo disse...

Se a EMEL actuasse decididamente contra o estacionamento selvagem é que era bom, fosse lá com bloqueadores ou cadeados ou o que fosse.

Permanecendo indiferente, como acontece, tanto faz não actuar de uma maneira como não actuar de outra maneira qualquer.

Filipe disse...

E que tal acabar com a EMEL? Isso sim era serviço público.

Xico205 disse...

Filipe disse...
E que tal acabar com a EMEL? Isso sim era serviço público.

11:02 a.m.

----------------------

Subscrevo.

Pedro Sabino disse...

só agora mostrar que este tipo de castigos nao funcionam. eu pessoalmente nem tenho carta nem nunca conduzi. mas sei que isto vai é gerar outro tipo de infracções ainda piores por condutores amedrontados que não teem como estacionar nesta cidade antiga e ficam medo de levar multas destas injustas que bloqueiam o carro e obrigam logo pessoas a pagar. nem toda a gente tem dinheiro assim a pronto. mas pronto, para quem é burguês, é assim simplesmente fácil dispensar logo uns "trocos" da carteira.