19/11/2012

INTELIGÊNCIA EMPRESARIAL E SENSIBILIDADE PATRIMONIAL "Leitaria A Camponesa"

Não ... não estamos em Paris algures à volta dos antigos "Halles" nem este é um projecto de Hector Guimard ... nem estamos em Bruxelas a observar um projecto de Victor Horta ... estamos simplesmente na Baixa, na Rua dos Sapateiros, 155, a admirar um belíssimo e coerente exemplo de um Projecto "Arte Nova".
De resto a deliciosa conjugação dos emolduramentos-cantarias "Arte Nova" com um painel de azulejos "naturalista"( José António Jorge Pinto-1907) representando uma "saloia", ilustra-nos e situa-nos o carácter do Projecto.
O Projecto da autoria do arquitecto Domingues Pinto de 1907, ilustra também uma intenção mais sofisticada e cosmopolita para uma pequena Leitaria ... assim como a elaboração decorativa do seu interior e a sua coerência dentro da linguagem "Arte Nova".
Os dois outros painéis "naturalistas" de cenas campestres e bucólicas associadas à produção de lacticínios são também da autoria de José António Jorge Pinto e datam de 1907 e 1908.
O estabelecimento passa para José Domingos Diogo em 1913, e desde esse momento permaneceu propriedade da mesma família.
Foi em 2007 que a neta juntamente com a prima resolveram assumir a gerência do estabelecimento, pretendendo desde o início fazer um Restauro cuidado do mesmo ... o resto da história é ilustrada por um período de 11 meses, de relações com a Unidade de Projecto da Baixa Chiado e com o, então, IPPAR ... O resultado merece os nossos parabéns e era bom que também o merecesse da parte da C.M.L., através da tal atribuição de um prémio-louvor com placa de bronze e tudo ... mas o maior prémio seria elevar o grau de protecção deste verdadeiro monumento a uma classificação Patrimonial digna do seu valor ...
Saudações de António Sérgio Rosa de Carvalho















3 comentários:

Paulo Lopes disse...

Como já afirmei aqui, relativamente a situações identicas, estes exemplos merecem ser divulgados e apoiados.
Parabéns por mais esta excelente recuperação.
Brevemente lá irei ver ao vivo esta obra.

Xico disse...

Já agora consuma neste estabelecimento.

Paulo Lopes disse...

Pode contar com isso. Brevemente irei fazer uma visita.