22/11/2012

Corte de árvores no jardim do Campo Grande

Chegado por e-mail:

«Foram cortadas muitas árvores saudáveis no jardim do Campo Grande.

Será que existe uma explicação para este assassinato?

Porque razão as soluções que se encontram para modernizar os espaços da cidade incluem estes cortes de árvores.

Tenho ideia que esta seria uma solução impensável em qualquer país onde o papel que as árvores desempenham na vida da terra seja tido em conta.

Já repararam que os novos jardins que se fazem agora em Lisboa têm o aspeto de jardins do norte da europa, onde há pouca luz e muita chuva?

Estes jardins com muita relva e poucas árvores são difíceis de manter porque necessitam de muita água e impossíveis de usar no verão porque não têm sombra. Os antigos jardins de Lisboa têm uma grande densidade de árvores o que os torna muito mais adequados ao nosso clima.

A Câmara de Lisboa devia dar uma explicação para este abate de árvores tão grandes e saudáveis.

Não, ao abate de árvores no jardim do Campo Grande!!

mlucilia.carvalho»

4 comentários:

Anónimo disse...

Notícia do dia 21 de Setembro de 2012, in "Lisboa Verde" e Portal da CML (www.cm-lisboa.pt):

"Integrada no âmbito das obras de requalificação do Jardim do Campo Grande, está em curso desde o dia 10 de setembro uma operação de abate de árvores que, pelas suas características e decrepitude irreversível, constituem um evidente risco para pessoas e bens.

Esta operação de abate está fundamentada pela avaliação do estado fitossanitário das árvores, efetuada pelos Serviços da CML que recolheram, para o efeito, o parecer do Laboratório de Patologia Vegetal Veríssimo de Almeida, envolvendo a observação de 1266 árvores no Campo Grande."

Anónimo disse...

Fundamentações duvidosas!

Quem lá passar pode observar que sao dezenas e dezenas de arvores abatidas. Também já tinha reparado na situação e esperava um post que lhe fizesse referência.

Vergonhoso...Não haveria uma outra solução?!

Julio Amorim disse...

Pois....em Göteborg tentaram há cerca de 2 meses abater dezenas de árvores em duas avenidas. A decisão vinha de "avaliação do estado fitossanitário" blablabla. Só que os moradores protestaram, trouxeram outros peritos na matéria....e chegaram a conclusões a 180 graus. Graças aos protestos (e novas avaliações) o Município de Göteborg teve que recuar.

Boboquinha disse...

REVOLTA!!!

A historiazeca é sempre «as árvores têm doi-doi»! Pois!

Que m#rd@ esta!
Olha-se para ali e perdeu toda a magia, todo o glamour, tudo o que É aquele lugar. E mais que isso: com tanta poluição que por ali anda vão cortar O PULMÃO daquela zona??

Só me apetece é fuzilar os gajos!