08/04/2014

Colóquio Norte Júnior ou o Triunfo do Eclectismo

Realiza-se entre os dias 20 a 23 de Novembro o Colóquio Norte Júnior ou o Triunfo do Ecletismo, na UAL.
Manuel Joaquim Norte Júnior (1878-1962) é uma figura de enorme importância na construção da imagem arquitectónica de Lisboa e da sua região, contando com uma imensa produção edificada, dentro da qual vários Prémios Valmor.
As suas obras desenvolveram-se por décadas - desde as de expressão Arte Nova às da fase Art Deco e Modernista – e o seu legado estende-se a outras cidades e vilas portuguesas, nomeadamente aos Açores, Azeitão, Bombarral, Buçaco, Cascais, Curia, Estarreja, Faro ou Sintra.
Não obstante, permanece quase desconhecido, em situação imerecida para este vulto de proa da arquitectura portuguesa do século XX.
Neste quadro, e na comemoração dos 135 anos do nascimento do arquitecto Norte Júnior, e dos 100 anos do apogeu da sua carreira (1912-1915), considera-se oportuno a organização de um colóquio alusivo, congregando os saberes, estudos e dados disponíveis sobre o autor e apelando a novas investigações, cujas comunicações serão publicadas em livro, o primeiro da nova colecção sobre Arquitectura Portuguesa (EDIUAL).

Sem comentários: