02/10/2009

QUIOSQUES da PRAÇA DA ESTRELA


Só mesmo em Portugal! Montar uma estrutura destas junto a um Monumento Nacional!
E entretanto deixar ao abandono um quiosque Arte Nova único na cidade (destacado em Guias de Turismo estrangeiros, como por exemplo na última edição do LISSABON Polyglott, 2009, com fotografia do quiosque na pág. 96).

Portugal faz parte da União Europeia desde 1986. Mas desde essa data a situação do espaço público na Praça da Estrela só tem piorado. A praça, e o seu jardim na placa central, estão transformados em estacionamento privativo de alguns moradores. O lago está sem água e o raro quiosque Arte Nova vai apodrecendo (com a ajuda da urina de vários cidadãos que vêm nele um urinol). E sempre que o eléctrico 28 termina a sua marcha na praça, lá tem de dar a volta por entre um corredor apertado de automóveis que enfeitam o canteiro das palmeiras. Para quando o regresso da Praça da Estrela? Até lá a toponímia devia ser alterada para "Parque de Estacionamento da Estrela".

13 comentários:

Rui disse...

Passo por esta praça todos os dias, pois vivo ali perto. É uma vergonha vê-la tornada num estacionamento, o que nunca aconteceria em qualquer outra cidade europeia num espaço público com um monumento como a Basilica da Estrela.

Haverão muitos culpados para esta triste situação, mas culpo sobretudo o povo em geral, incluindo obviamente os tais "vários cidadãos que vêm (no quiosque Arte Nova) um urinol." Há que dizê-lo com todas as letras e sem medo que grande parte dos povo lisboeta é bárbaro, desleixado, e terceiro-mundista.

Farto da Mesquinhez disse...

Então mude a toponímia e pare de chatear.

FJorge disse...

A CML já tem um bom projecto para a Praça da Estrela que inclui a retirada do estacionamento à superfície e o prolongamento da placa ajardinada até ao gradeamento do Jardim da Estrela. Infelizmente o egoísmo de alguns impediu até hoje a execução deste melhoramento que iria benificiar todos os lisboetas e não apenas alguns proprietários de automóveis - que é quem actualmente retira quase todo o proveito daquele espaço público.

Lamentavelmente a Junta de Freguesia da Lapa também se opõe ao projecto com o argumento de que «a CML tem de construir primeiro um estacionamento gratuito para os moradores» (!).

A importância do transporte particular atingiu tal peso que os munícipes já acreditam que é obrigação das autarquias providenciar estacionamento gratuito para todos! Enquanto as mentalidades não mudarem, continuaremos escravos dos carros.

Farto da Mesquinhez disse...

Então esperemos que as mentalidades não mudem. Na junta da Lapa não são estupidos, se tiram o estacionamento os moradores mudam-se a freguesia perde populaçãoe a junta diminui as receitas, é precisamente o contrário que se pretende.

A junta serve para defender o interesse dos municipes. Era bom que a junta de St Condestavel tambem fosse assim.

Anónimo disse...

GASOLINA, ÓLEO, URINA, LIXO! QUE NOJO! QUE PORCARIA! QUE DECADÊNCIA! É NESTA LISBOA QUE QUEREMOS VIVER?

Xico205 disse...

Viver na aldeia é que é bom. Só ar puro, boa comida e bebida, e bonitas paisagens. A cidade é a decadência da humanidade. É o fim da linha para muitos. À cidade vem parar quem teve que se desinserir do seu meio.

Sandra disse...

Esse tipo de moradores - que se mudam quando lhes tiram o estacionamento à porta de casa, num JARDIM / PRAÇA PÚBLICA - não fazem falta nenhuma à Lapa. Esse modelo de "moradores" pertencem é a condominios fechados nos arredores de Lisboa. Quem acredita que é possível um lugar de estacionamento, no espaço público, para cada cidadão é que é, no mínimo, «estúpido». Basta fazer as contas, de somar! E se o presidente da junta da Lapa defende isto é apenas para que seja re-eleito. Isso sim é uma atitude populista!

Xico205 disse...

Que mais se pode querer dum presidente da junta que defenda o interesse dos municipes? É um bom presidente Ponto.

Quem é estupido porque gasta muito dinheiro em combustivel, é tão estupido como quem compra uma casa na Lapa e paga os olhos da cara e os outros olhos. Se comprassem em Chelas, na Picheleira ou em Xabregas poupavam metade do dinheiro ou mais e aí tambem têm transportes publicos a servir muito melhor as diferentes zonas de Lisboa.

Anónimo disse...

JÁ COMEÇAram a rstaurar muitos quiosque. O tempo destes nao deve tardar..

Anónimo disse...

um dia destes o velho quiosque vai ruir sobre si mesmo! toca a despachar antes que seja tarde! vem ai mais um inverno!!!

Xico205 disse...

Desde que fique o da Carris, o outro que vá, que faz mais falta nos sucateiros de sacavem.

Anónimo disse...

e depois onde vais fazer o teu xixi? pedes ao guarda-freio do eléctrico?

Xico205 disse...

Essa é outra, agora para se ser tripulante da Carris é necessario ter uma bexiga que aguente 8 ou 9 horas já que andam a tirar as casas de banho. Na periferia e em descampados rega-se as plantas mas no centro de Lisboa nem sempre dá.