14/06/2019

Todos somos responsáveis pelas árvores de Lisboa


Foi com agrado que, nos últimos anos, assistimos em Lisboa à plantação de um grande número de árvores, contribuindo para uma capital mais verde no futuro.

De facto, no âmbito de acções como "Uma Praça em cada Bairro", em boa hora desenvolvida pela Câmara Municipal de Lisboa, conjuntamente com outras acções de florestação, foi possível plantar milhares de árvores de alinhamento, em jardins, parques e em espaços expectantes que deram à nossa cidade uma tonalidade mais verde e um ambiente mais saudável.

Um tão grande número de árvores juvenis recentemente plantadas, conjuntamente com um tempo atmosférico excepcionalmente quente, exigia um trabalho de rega adequado, por parte da CML e autarquias, o que nem sempre aconteceu.

Todos sabemos que mesmo em condições climáticas óptimas, a taxa de sobrevivência das novas plantas nunca é de 100 %, mas sabemos também que a presença de água é fundamental para a sua sobrevivência nos primeiros tempos da sua existência.

Verificamos, assim, que por carência hídrica muitas árvores morreram.

Todos e cada um de nós somos também responsáveis pela manutenção das árvores que a CML plantou. Assim, apelamos a todos os lisboetas que dentro das suas possibilidades reguem a árvore que está ao pé de sua casa, envolvendo nesta acção os vossos filhos e netos.

Estamos certes que com a acção concertada de todos será possível salvar da morte algumas árvores permitindo que elas possam atravessar o período de calor que se avizinha. Estamos certos de que elas saberão retribui mais tarde a acção que agora fizermos.


João Pinto Soares

4 comentários:

Anónimo disse...

Este pedido, tenha sido feito por quem quer que seja, é no mínimo, ridículo.

Era o que mais faltava agora serem as pessoas a regar as plantas e árvores à porta das suas casas e prédios.

Isso é trabalho da câmara, ponto. Têm lá muito dinheiro para isso, por isso, que o giram bem...

Anónimo disse...

Eu até regava sim só que, no meu bairro (Benfica), em vez de árvores, plantam-se automóveis em cima dos passeios! Será que também os deveriamos regar?

Anónimo disse...

Com a passagem das competências para as juntas de freguesia, foram estas que ficaram com a responsabilidade de regar e cuidar das árvores, o problema é que algumas juntas só querem o dinheiro da câmara, pq não tratam de nada e deixam-nas morrer.

Anónimo disse...

Há aqui certos comentários infelizes, mas é a opinião de cada um.

Visto que a CML e JF se demitem por vezes das suas competências, não vejo problema algum entre vizinhos se despejar um balde de água nas árvores à frente do seu prédio para estas não morrerem.

Se houver pessoas que não estão interessadas em ajudar a árvore a sobreviver não o façam. Eu não me importo de o fazer e já o fiz.

Agora é a consciência de cada um a funcionar, visto que quem o deveria fazer (CML e JF)não o fazem por vezes.


Paulo