26/01/2007

Lisboa cria plano de contingência para o frio

In Público (26/1/2007)

«O plano de contingência desenhado pela Câmara de Lisboa para dar resposta aos sem-abrigo em caso de vagas de frio está pronto e foi ontem apresentado em conferência de imprensa pelo vereador da Acção Social no município, Sérgio Lipari Pinto.
A autarquia, em conjunto com o Serviço Nacional de Bombeiros e Protecção Civil (SNBPC) e a Cruz Vermelha, apresentou o plano de apoio aos sem-abrigo, "já completamente organizado e articulado, para responder de forma imediata caso o SNBPC dê instruções para isso", referiu José Ferreira, do gabinete do vereador da Acção Social. Assim, caso haja uma vaga de frio na cidade de Lisboa - ou seja, quando as temperaturas mínimas desçam a valores iguais ou inferiores a quatro graus centígrados durante mais de dois dias consecutivos -, o plano de contingência será accionado.
À câmara competirá a coordenação de 23 equipas de rua, espalhadas por toda a cidade, com o objectivo de encaminhar a população sem-abrigo para um espaço de emergência. "Perante uma vaga de frio, já sabemos onde os sem-abrigo se concentram e é lá que estarão as nossas equipas, prontas a encaminhá-los para o espaço de emergência", explicou José Ferreira.
Será nas estações de Metro da Baixa-Chiado, Sete Rios e Saldanha e na estação de Santa Apolónia, habituais pontos de concentração de sem-abrigo, que as equipas de rua "vão tentar recolhê-los e transportá-los para um espaço instalado no quartel do Regimento de Sapadores Bombeiros, na Rua Dom Carlos I, onde poderão dispor de agasalhos e alimentação".
A autarquia pretende também que este plano constitua um passo importante para a inclusão destes sem-abrigo. "Um dos nossos objectivos é utilizar estas adversidades para tentar convencer as populações de rua a entrar num processo de inclusão", explicou José Ferreira. "O que pretendemos é fazer um diagnóstico da real situação de cada um deles, para que possamos dar uma resposta imediata de acolhimento nos diversos centros existentes na cidade." O Centro de Abrigo do Beato, o Centro de Acolhimento de Xabregas e o Centro de Abrigo da Graça, estão, de acordo com José Ferreira, "perfeitamente disponíveis para receber esta população."
Apesar de já dispor de "um pequeno stock de cobertores e agasalhos", o gabinete do vereador Lipari Pinto apela a outras dádivas de particulares, como cobertores e alimentos, que deverão ser entregues nas juntas de freguesia da capital.
Filipa Bela
»

Sem comentários: