29/01/2007

Uma nova praça vai nascer em Abril nas traseiras do Rossio

In Jornal de Notícias (29/1/2007)
Fátima Mariano
César Santos

«Largo dos Duques de Cadaval terá esplanadas afectas às lojas de restauração e espaços de lazer

Dentro de aproximadamente dois meses, o Largo dos Duques de Cadaval, junto à estação ferroviária do Rossio, em Lisboa, vai apresentar-se totalmente renovado. Depois de cerca de um ano vedado à circulação pedonal e automóvel para obras de requalificação, a praça passará a ter um novo visual e uma nova funcionalidade. Onde antes funcionava um parque de estacionamento desordenado e ilegal, onde era difícil circular a pé, passarão a existir esplanadas afectas às lojas de restauração, espaços de lazer e algum arvoredo. A circulação automóvel será vedada.

Os trabalhos de requalificação da praça e da estação ferroviária do Rossio (ler caixa ao lado) estiveram a cargo da Invesfer - empresa privada de capitais maioritariamente públicos, participada da Refer - e estão orçados em cerca de 7,5 milhões de euros.

Além da intervenção no largo propriamente dito - que envolveu alterações ao nível do pavimento -, na mesma empreitada foi incluída a recuperação das fachadas e das coberturas dos cinco edifícios envolventes à praça, avaliada em cerca de 500 mil euros.

(...)

Neste momento, estão a ser realizados os trabalhos finais, prevendo-se que a inauguração se realize em finais de Março ou inícios de Abril, adiantou, ao JN, fonte da Refer. Ou seja, cerca de seis meses depois da data inicialmente prevista, que era Setembro de 2006.

De acordo com a mesma fonte, a obra realizada no Largo dos Duques de Cadaval constitui "uma das maiores intervenções urbanísticas feita em espaço público por entidade privada". "A intervenção visou a recuperação da praça e da sua envolvente proporcionando um espaço de qualidade na Baixa pombalina", sublinhou.

Novo espaço cultural no centro de Lisboa

Uma vez terminadas as obras de reabilitação da estação ferroviária do Rossio, previstas para dentro de aproximadamente dois meses, Lisboa ganhará um novo pólo cultural. No átrio junto ao terminal das linhas de comboio (piso 2), funcionará um espaço com cerca de dois mil metros quadrados dedicado exclusivamente a actividades culturais, à semelhança do que já acontece no rés-do-chão, junto à entrada da Praça do Rossio. No edifício haverá ainda um espaço, com cerca de 2700 metros quadrados, destinado a escritórios e um outro, com 800 metros quadrados, para comércio e restauração.

Circulação ferroviária retomada em Dezembro
As obras de reforço do túnel ferroviário do Rossio (encerrado desde o dia 22 de Outubro de 2004, devido ao risco de colapso) deverão estar concluídas no final do ano, garantiu o ministro das Obras Públicas. Na semana passada, iniciou-se a segunda fase de obras, correspondente ao revestimento definitivo, segurança, via, catenária e iluminação. As obras custarão cerca de 31,7 milhões de euros, valor a que acresce 7,5 milhões de euros referentes ao reforço do sistema de monotorização da galeria e dos edifícios que ficam por cima

Sem comentários: