29/01/2007

Para reduzir uso do carro, gov.quer portagens entrada cidades

In Sol (29/1/2007)

«O Governo está a negociar com a Associação Nacional de Municípios a introdução de portagens à entrada das principais cidades para dissuadir o uso do automóvel e reduzir as emissões de CO2. Rui Rio já veio dizer que tal é impossível

A proposta, dos secretários de Estado do Ambiente, Humberto Rosa, e dos Transportes, Ana Paula Vitorino, está a ser discutida com a ANMP, pois uma decisão sobre a matéria cabe às autarquias, escreve o Jornal de Negócios.

A medida foi sugerida pelas comissões de coordenação e desenvolvimento regional (CCDR), em planos que estão neste momento a ser articulados com as autarquias, disse Humberto Rosa ao jornal. Embora Lisboa e Porto sejam as cidades mais «castigadas» quanto à qualidade do ar, a medida pode estender-se a outras cidades do país, admite o responsável. Humberto Rosa sublinha que a introdução de portagens tem estado a dar resultado em cidades como Londres e Estocolmo.

A ser adoptada, esta seria mais uma medida no esforço para diminuir as emissões de CO2 (dióxido de carbono) no sector dos transportes.

O jornal recorda outras medidas como o aumento da componente ambiental no Imposto Automóvel (que em 2008 representará 60 por cento deste imposto), a meta de incorporação de 10 por cento de biocombustíveis nos consumos até 2010 e a limitação de emissões de CO2 na frota do Estado.
»

Sem comentários: