17/09/2007

Amêijoas, Azeitonas... e que tal Couves?

(foto: bendito anónimo)

Fonte fidedigna (e-mail com pelo menos 5 fwd:'s e 7 re:'s) informou-me que a população de Várzea de Meruge (Concelho de Seia, na Serra da Estrela) cansou-se de pedir ao Sr. Presidente da Junta de Freguesia que reparasse o piso de uma rua.

Para compensar o pouco dinamismo da autarquia, ou quiçá para ensaiar um novo modelo de parceria (certamente por isso, que outra razão poderia haver?), decidiram os várzeademerugenses (?) plantar couves nos buracos da estrada, dando um excelente exemplo de reflorestação participativa (i.e., como o orçamento, mas em verde).

E tomem lá, lisboetas. Eis que as boas práticas de gestão urbana podem aparecer de onde menos esperam!

Ocorreu-me, relendo o referido e-mail (que nesta altura já levava 27 fwd:s e 327 re:s), que estava aqui uma excelente ideia para a nossa Lisboa, e que havia que partilhá-la sem mais delongas com os meus ilustres co-bloguistas, sempre tão afoitos na crítica aos diversos aspectos pitorescos e picarestos (do latim picareta) da nossa cidade.

Plantar couves nas ruas de Lisboa? Porque não? Afinal, se o Plano Verde tem corredores verdes, porque não há de ter ruas também? E se ao longo dos anos as vias rápidas (CRIL, CREL, prolongamento da Av. dos EUA, eixo Norte-Sul, etc.) acabaram com tantas hortas urbanas, porque não compensar quem as perdeu?

Fica a sugestão. A quem podemos confiar tão alto desígnio? Bem... quem diz corvinas diz amêijoas. Quem diz amêijoas diz azeitonas. Quem diz azeitonas diz... Enfim, estão a ver onde quero chegar.

(Espero que o Sr. Vereador não se ofenda. Afinal, um bocadinho de ironia na rentrée não faz mal a ninguém)

6 comentários:

Anónimo disse...

Bolas.....mas isso dava tanta couve, que ainda acabávamos com o Mercado Abastecedor..;-)


JA

José Carlos Mendes disse...

Bem-vindo à acção no C&T, Pedro!
Fooooorça!
Um abração, claro...

Anónimo disse...

Picareta!? Se bem me lembro a picareta falante era o Eng. Guterres.
Não me lembro que o Sr. Engenheiro tenha plantado o que quer que seja.
O vereador a quem se refere andou candestinamente a espalhar árvores por Lisboa (claro que foi antes de ser Vereador)mas isto são coisas que ficam, não se esquecem.
Olhe que esta Fooooorça (do comentário anterior) traz água no bico. Será que ele não percebeu?

Anónimo disse...

Pode não se esquecer que o vereador a quem todos se referem, tenha plantado árvores clandestinamente. Que elas tenham ficado, é que já não é facto. Dedo verde, não tinha o futuro vereador. A maioria morreu de pé. Seria um augúrio?

Anónimo disse...

Ao anónimo das 9h34: sim, sei que o vereador SF plantou diversas árvores pela cidade. Tenho por ele sincera estima e consideração.

Note bem que não estou aqui a "dar manteiga". Admiro o empenho que SF colocou na luta contra os túneis do marquês e do terreiro do paço, contra a cidade judiciária de caxias, etc. - para já não falar do seu envolvimento noutros processos, já depois de eleito.

O texto é uma brincadeira, não é uma crítica à acção do cidadão SF.

Pedro Homem de Gouveia disse...

Oops! o comentário de cima é meu.