26/09/2007

Em uma hora e um quarto na AML,

Deu para rir por diversas vezes, o que, só por si, vale sempre a pena nesta cidade cada vez mais soturna.

Ontem, ri, a bem rir, quando, por exemplo, em plena votação de uma moção da autoria do grupo de deputados municipais do CDS-PP, ouvi a Mesa dirigir-se-lhes e questioná-los sobre o seu voto - já que estavam na cavaqueira entre eles - e dizer-lhes: «Srs.Deputados, lembro-lhes que esta votação diz respeito a uma moção da vossa autoria, pelo que seria bom que exprimissem o vosso sentido de voto». Gargalhadas na sala.

Também ri com o malabarismo argumentativo de Carlos Marques, ao tentar justificar o supostamente injustificável: o BE acabava de votar contra uma proposta do PCP sobre os trabalhadores da CML. A sala também riu.

Não pude deixar de rir quanto o Sr.Presidente da CML se mostrou satisfeito por rever velhos amigos da AML, que não via há 14 anos, mas que, «graças à estabilidade» (sic) pode agora rever. Bom, julgo que essa «estabilidade» é algo contraproducente porque significa que em 14 anos os deputados municipais são os mesmos, o que é um mau índice em termos de participação democrática e relação eleito-eleitor. Para quando uma reforma de fundo?

Ri, outra vez, com a intervenção do representante do PSD que, ao subir ao palanque, pouco mais fez do que puxar pelos risíveis galões dos Sr.Presidentes de Junta, e criticar António Costa por ter feito cair a «chancela Gehry», pois em Bilbau, imagine-se, o facto de haver lá o Museu Guggenheim (ou será o Museu Gehry?) fez aumentar exponencialmente o turismo em Bilbau. Bom, digo eu, se o Parque Mayer virasse o maior cabaré do mundo, talvez também o turismo em Lisboa subisse exponencialmente.

Por fim, ri ainda com a «espontaneidade» da intervenção da representante do PS, que oportunisticamente veio falar do IPO e da necessidade (óbvia, digou eu) de Lisboa continuar a tê-lo. Oportunisticamente, digo eu, porque solicitando esclarecimentos ao Sr.Presidente da CML na véspera de sessão de CML (depois de uma vasta ladaínha laudatória ao mesmo, aliás), preparou terreno à óbvia resposta de AC, que me dispensei de ouvir por a saber de cor:

«Ainda bem que me colocou essa questão, Drª Maria de Belém, fico muito contente em poder anunciar aqui, às senhoras deputadas e aos senhores deputados, e em primeira mão, que ontem mesmo enviei ao Sr.Ministro da Saúde, em nome da CML, uma proposta concreta para instalação futura do futuro IPO em Chelas, perto do Parque da Bela Vista».

1 comentário:

Anónimo disse...

Em relação aos deputados do CDS, eu explico-lhe. A senhora Presidente da AML, sempre que faz a contagem dos votos, muitas das vezes passa pela bancada do CDS e não conta os seus votos, mesmo que os deputados estejam de braço no ar. Acontece e aconteceu na maioria das sessões da AML.
O que será que ela tem contra o CDS?