30/09/2007

População receia solução para último troço da CRIL

IN Dn LUÍS BAPTISTA GONÇALVES

"O processo de conclusão da Circular Regional Interior de Lisboa (CRIL) continua a preocupar os residentes das áreas abrangidas pelo traçado daquela via, num troço de 3,7 quilómetros entre a Buraca e a Pontinha. Além de apreensivos quanto aos impactos sonoros e ambientais que a obra gerará, querem saber se, na zona das Pedralvas e da futura rotunda da Damaia, não será reduzido o número de lugares de estacionamento e de passeios pedonais.

Na última reunião ordinária da Assembleia Municipal da Amadora (AMA), um dos moradores interpelou mesmo o presidente da autarquia para saber se tinha havido alterações ao projecto que foi lançado a concurso público internacional.

Em causa estão alegadas informações "de alguém muito bem colocado num organismo público que me disse que tem havido alterações ao projecto apresentado pelo Governo há um ano atrás", lamentou José Clemente, o morador que transmitiu os receios de um grupo de cidadãos da Venda Nova, da Damaia, das Pedralvas e de Benfica.

Se houve alterações, não foram comunicadas à câmara e fico preocupado", reagiu Joaquim Raposo, presidente do município, que aproveitou para esclarecer que o projecto lançado a concurso não é definitivo. "Neste momento, não faz sentido falar-se nas partes do traçado que terão de ser melhoradas. Quando houver duas equipas, far-se-ão as conversações necessárias", disse ainda o autarca.

Ao que o DN apurou, no concurso internacional serão pré-seleccionados os dois concorrentes melhor posicionados para ganhar a adjudicação da empreitada. Só depois de conversações e reuniões preparatórias com os dois será apurado o vencedor, o que terá de ocorrer antes de Março de 2008, altura em que está previsto o arranque da obra.

Joaquim Raposo revelou ainda que também já falou com o presidente da Câmara de Lisboa, António Costa, sobre a necessidade de uniformização da fronteira entre os dois municípios. "Não ficaríamos satisfeitos se de um lado houvesse um arranjo e do outro lado outro", admitiu.

Sem comentários: