16/01/2008

Manuel Seabra convidado para chefe de gabinete de Costa

In Público (16/1/2008)
Margarida Gomes

«O actual presidente da comissão política concelhia do PS de Matosinhos, Manuel Seabra, prepara-se para se mudar de armas e bagagens para Lisboa para assumir o lugar de chefe de gabinete de António Costa. O convite partiu do próprio presidente da Câmara de Lisboa e terá sido aceite.
O ex-vereador do Urbanismo da Câmara de Matosinhos disse não ter comentários a fazer. "Não tenho nada a dizer sobre esse assunto", declarou ao PÚBLICO. Igualmente lacónica foi a resposta da Câmara de Lisboa. "Não há declarações a fazer sobre isso", disse o assessor do presidente da câmara, Duarte Moral.

Próximo de António José Seguro - o rosto da oposição interna a José Sócrates -, desde os tempos da Juventude Socialista, Manuel Seabra foi durante sete anos o "número dois" de Narciso Miranda na Câmara de Matosinhos, com quem se viria a incompatibilizar. Quando Narciso saiu para o Governo para ocupar a Secretaria de Estado da Administração Portuária, Seabra ascendeu à presidência da câmara, um lugar que ocupou entre Outubro de 1999 e Setembro de 2000.
Porém, com o regresso do ex-governante à câmara, o clima de crispação entre os dois acentuou-se e os incidentes que ocorreram na Lota de Matosinhos, em Junho de 2004, durante uma acção de campanha para as eleições europeias, onde participava o cabeça de lista pelo PS, Sousa Franco, que acabaria por falecer, extremaram as posições. Na sequência do incidente, a direcção do partido nomeiou uma comissão de inquérito, constituída por Almeida Santos, Jorge Lacão e Vera Jardim, que decidiu afastar os dois autarcas da corrida à presidência da Câmara de Matosinhos nas autárquicas de 2005. Já em relação ao militante António Parada, próximo de Seabra, o partido do PS propõe a sua expulsão, perante a gravidade dos factos.
Actualmente, Manuel Seabra, que lidera a concelhia do PS-Matosinhos, e António Parada, que preside à Junta de Freguesia de Matosinhos, integram a comissão nacional do PS. Narciso Miranda foi o único que o partido nunca reabilitou politicamente, uma mágoa que o ex-autarca de Matosinhos não esconde. Narciso poderá avançar com uma candidatura alternativa à do PS, protagonizada por Guilherme Pinto, que recebeu já o apoio do líder da distrital do PS-Porto, Renato Sampaio, para se recandidatar. Também Manuel Seabra se vai recandidatar a um quarto mandato à frente do PS-Matosinhos. A decisão foi comunicada anteontem à noite, mas Seabra conta desde já com um opositor: Alexandre Lopes"»

Puxa, de tão longe?

4 comentários:

Anónimo disse...

OU SEJA, os macacos do PSD usaram a CML (Santana, Carmona, Lenicha Lopes da Costa, Marina Ferreira, Prôa, Lipari, etc. e tal...) como moeda de troca para comprar apoios nas facções internas do partido.
Por outras palavras, chularam a CML, puseram-na a render...
Agora os macacos do PS preparam-se para fazer o mesmo.
Uma V-E-R-G-O-N-H-A, é o que é.
O Costa é igualzinho aos outros.

Filipe Melo Sousa disse...

Mais um Boy do PS com um tacho pago por nós. Uma contribuição adicional para o défice da câmara.

Não vai mais um empréstimo? E mais um aumento do IMI? Senão não dá para os gastos..

Anónimo disse...

ó filipe
você não percebe um corno disto, pá
o que está em causa não é o tacho, é o facto de a cml estar a ser usada como isco para ganhar apoios internos no partido

Filipe Melo Sousa disse...

evidentemente cada um foca apenas os aspectos que lhe convêm.