27/08/2010

Prazos para a chegada do metro de Lisboa ao Aeroporto descarrilaram

In Público (27/8/2010)
Por Inês Boaventura


«A expansão da Linha Vermelha deverá ser inaugurada no fim de 2011. A estação terminal vai ter "a intervenção plástica" do cartoonista António

Projecto para levar o metro até Loures foi abandonado
Mais passageiros

Em construção desde Fevereiro de 2007, o troço do Metropolitano de Lisboa que vai ligar o Oriente ao Aeroporto tem conclusão prevista para "o quarto trimestre de 2011". A obra de prolongamento da Linha Vermelha, com uma extensão de 3,6 quilómetros e que incluirá as estações Moscavide, Encarnação e Aeroporto, deverá custar 226 milhões de euros.

Quando os trabalhos arrancaram, já depois de ter sido indeferida uma providência cautelar interposta por um dos concorrentes preteridos para a realização da obra, a inauguração foi anunciada para 2010. Com o avançar das obras essa previsão caiu por terra, levando a que há exactamente um ano o então presidente do Metropolitano de Lisboa, Joaquim Reis, optasse já por falar no primeiro semestre de 2011.

Questionado pelo PÚBLICO sobre o assunto, o Metropolitano de Lisboa fez saber ontem através da sua assessoria de imprensa que "prevê concluir o prolongamento Oriente-Aeroporto no quarto trimestre de 2011". Quanto ao andamento dos trabalhos, a transportadora não quer falar em "dificuldades" mas sim em "desafios técnicos", destacando nesse âmbito "a execução do túnel de via dupla, junto à estação Moscavide sob o Aqueduto do Tejo, seguido de uma área de ligação de secções variáveis onde a abóbada do túnel toma larguras expressivas".

Com esta obra, que tem uma extensão de 3,6 quilómetros e inclui três novas estações, o Metropolitano de Lisboa prevê conquistar 13,5 milhões de passageiros no primeiro ano de funcionamento, "entre os quais se estimam 1,5 milhões de clientes novos". Números que, tal como aconteceu com o prazo para a concretização da empreitada, têm vindo a crescer com o passar do tempo: há um ano a empresa previa apenas 9,9 milhões de passageiros no primeiro ano de actividade e 10,6 milhões após o quarto ano de operação.

Em relação às características arquitectónicas das futuras estações de Moscavide, Encarnação e Aeroporto, o Metro explicou ontem, em respostas por escrito, que estas "apresentam uma tipologia caracterizada por átrio central com cais laterais", convergindo os acessos existentes à superfície para um único átrio no interior. Esta solução, acrescenta a empresa, "é vulgarmente utilizada na rede de metro e tem vindo a ser utilizada desde o prolongamento da Linha Azul ao Colégio Militar".

Para a estação Aeroporto está confirmada a "intervenção plástica do cartoonista António Moreira Antunes", mais conhecido como António. Um dos mais polémicos e conhecidos trabalhos do cartoonista, que semanalmente publica no Expresso, é um cartoon de 1993 em que António representava o Papa João Paulo II com um preservativo no nariz.

Segundo a última estimativa, levar o metro ao Aeroporto representará "um investimento máximo de 226 milhões de euros". O concurso para a instalação da via-férrea ainda está a decorrer. com Ana Henriques»

11 comentários:

Anónimo disse...

Acho que o Costa com umas asas ficava a matar nessa estação.

MDP disse...

Finalmente concorrencia pra a Carris:_))

Xico205 disse...

Muita concorrencia de facto...

Quem for de metro do centro de Lisboa a Moscavide e Encarnação para seguir para o aeroporto nota-se que é inteligente!!!
O 44 tem um percurso mais inteligente ao fazer centro - moscavide via aeroporto, ou o 745 que liga o centro ao Prior Velho via aeroporto e Encarnação.

Filipe disse...

Concorrência?
A Carris vai acabar com todas as linhas que servem o Aeroporto à excepção de três: o 705, o 208 e o 745.

Como eu adoro a existência de inúmeros operadores de transportes públicos...

Xico205 disse...

Filipe, o 22 e 83 vão deixar de servir o aeroporto?

Passam a seguir pelos Olivais Sul, ou é mesmo para prejudicar a população da Portela?

Sabes se a RL deixa sair no Aeroporto passageiros que entraram no Campo Grande na 313, ou obriga-los a ir pela 312 passear ao umiar, Charneca, Camarate, Apelação e Sacavem e Portela antes de os deixar sair no Aeroporto? É uma excelente alternativa! Já que os passageiros das 311 e 315 podem entrar e sair na Ameixoeira e Galinheiras em ambos os sentidos...

Anónimo disse...

o prolongamento é ilógico, tem um traçado bizarro se for considerada a ideia d eservir o aeroporto´serve a população da zona oriental mas uma pessoa sair de uma avião e meter-se no metro para fazer um anel pela zona oriental para ir para qualquer destino é obra!!!
o lógico teria sido um ramala partir do arreiro ou do campo grande e que se prolongasse para sacavém

Unknown disse...

4 anos para fazer 3.6 km de linha de metro ... fantástico !
Não comecem a pôr o metro cá em cima, não.

(Já para não falar do preço)

Filipe disse...

Xico, quanto ao futuro do 22-44-83 de nada sei.
Mas pelo que foi visto pela terceira fase da Rede 7 (cortar o 16 onde ele se sobrepunha ao ML), não me espanta nada que só fiquem aqueles três(208-705-745). E também não me admirava que a ligação proporcionada pelo 25 fosse suprimida.

Xico205 disse...

Pois Filipe, é possivel que acabem com o 25 e prolonguem o 781 ás urbanizações novas do Prior Velho.
Mas tambem não tem lógica desviarem o 22 e 83 do Aeroporto só porque lá há metro. Justifica-se mais que estas carreiras sigam pelos Olivais Sul? Não me parece, quanto muito uma delas, já que esse percurso já feito pelas 708, 710 e 759.

Quanto à RL sabes-me responder, se um passageiro que entre no Campo Grande ou Av. do Brasil pode sair no Aeroporto? Ou tem que ir ao RALIS ou Prior Velho, atravessar a rua e apanhar um autocarro em sentido contrário?

Xico205 disse...

Ups, a rede 7 trocou-me as voltas. O 10 já não vai aos Olivais, e esqueci-me do 31!

Nuno disse...

O que nunca atrasa neste país são as auto-estradas... Quer dizer atrasar atrasam, especialmente o desenvolvimento e sustentabilidade do país!