07/06/2011

Ajuda pode ganhar novo campo de râguebi e circuito manutenção





A Câmara de Lisboa analisa quarta-feira a constituição do direito de superfície a favor da Federação Portuguesa de Râguebi sobre um terreno no bairro do Caramão da Ajuda onde serão construídos um campo de râguebi e um circuito de manutenção.
De acordo com a proposta em discussão na próxima reunião do executivo, a Federação Portuguesa de Râguebi terá depois de acordar com a Associação XV - Amigos do Râguebi de Belém a construção e exploração dos equipamentos desportivos e lúdicos.
A construção e manutenção dos equipamentos deverá ser custeada pela associação. A parcela de terreno tem 18.378 metros quadrados e fica na Avenida dos Bombeiros Voluntários, na freguesia da Ajuda, integrada no Parque Florestal do Monsanto.
A associação deverá ficar igualmente responsável pela manutenção dos espaços verdes de toda a zona envolvente. O circuito de manutenção será de utilização pública e gratuita.

Destak/Lusa


Dentro do Parque florestal de Monsanto existem já, pelo menos, 2 campos de Rugby, mais o do Belenenses, já fora, e nas redondezas pelo menos o da cidade universitária e Estádio Nacional. Paralelamente ao que se passa no futebol cada clube quer ter o seu , não importando se em cidades como Milão , Paris ou Roma os grandes clubes partilham os estádios. Aqui não, todos os querem no seu quintal.


Monsanto ali contínua, com terrenos disponíveis para tudo lá colocar, um banco de terrenos à disposição de quem manda. O que hoje é público amanhã passa a privado, o que hoje é protegido rapidamente se desprotege. Tudo vai da força do Lobby e todos os pretextos são válidos. Quem ontem era contra, hoje, no poder, é a favor, basta mudar a perspectiva e o lugar. Talvez um dia este parque se transforme num aglomerado de campos de Rugby onde cada cidadão praticante tenha o seu. Não será difícil pois os praticantes não são assim tantos. Ah, mas vão ter a amabilidade de deixar o povo frequentar um circuito de manutenção e cuidar dos espaços verdes em volta. Que era o que a CML devia ter feito nos últimos tempos, mas depois isso não dava aquele tão desejado ar de degradação não era?






PS. ao contrário do que insinua o titulo a Ajuda não vai ganhar mais um campo de Rugby, vai é perder mais um bom bocado de Monsanto que continua a diminuir.

4 comentários:

João Garcia disse...

Uma sugestão para esta solução:
Porque não criar o campo de rugby no campo abandonado das Salésias que é ali perto?
Acho que juntava-se o útil ao agradável.

Anónimo disse...

É impressionante! Não há palavras

A.lourenço disse...

Uma boa sugestão João Garcia, mas sabe toda a gente deseja um bocado de Monsanto,ter qualquer coisa em Monsanto,todos pensam ter esse direito porque lá existem muitos terrenos livres e desocupados.

João Garcia disse...

Para complementar o meu post anterior, relembro a seguinte notícia com 2 anos:

http://cidadanialx.blogspot.com/2009/12/salesias-voltam-ao-belem.html

Como o Belenenses também têm uma secção de Rugby, pergunto-me se não será pertinente a reunião de esforços do CFB juntamente com a Federação Portuguesa de Râguebi e a C. M. Lisboa(e até porque não, com a Casa Pia que se situa ali ao lado) para a construção de uma infrastrutura que dignifique todas as instituições envolvidas, e que requalifique uma zona abandonada por Lisboa durante muitos anos, além de revitalizar o simbolismo do "primeiro campo relvado português".
Além disso, relembro que as Salésias ficam relativamente próximas do Comboio (Estação de Belém), e do Eléctrico, por exemplo.

Pode estar a escapar-me algum pormenor, apenas quero enriquecer a discussão com uma solução que me parece à partida pertinente, face aos dados que disponho.

Cumprimentos