04/06/2011

DEMOLIR os pioneiros de CAMPO DE OURIQUE

Este já era... em breve não vai restar um único imóvel dos primórdios de Campo de Ourique para contar a história deste bairro. O desprezo que Lisboa tem à Arquitectura dos finais do séc. XIX / início do séc. XX é verdadeiramente patológico. Mas a verdade é que a CML nunca deixou de aprovar demolições como estas. Ano após ano, seja qual for o partido ou coligação no poder. Mas é importante falar destas demolições cegas da Arquitectura lisboeta. Porquê? Porque há outras maneiras de fazer cidade. Mais sustentáveis e em que a identidade patrimonial única de uma cidade é percebida como uma mais valia e nunca como empecilho ou "atraso". Mas para isso é necessário estar equipado com alguma cultura arquitectónica e urbanística.

Fotos: Rua Tomás da Anunciação, 22. Demolido. Notar que a fachada estava revestida de azulejos num padrão produzido pela Fábrica Viúva Lamego.

2 comentários:

Anónimo disse...

para quando uma revolta a sério à frente da CML para ver se este verdadeiro escândalo pára de vez? isto é uma vergonha, tanto espaço vago para construir e consolidar e andam a destruir o que de melhor temos?

Ricardo disse...

Revolta? Só se for na terra das maravilhas, o Povo está mais ocupado em ver novelas, ou o grande jogo de futebol, ou um reality show qualquer, em vez de lutar pelo seu próprio País e coisas que o identificam...