30/06/2011

Feira Popular deve partir de privados

In Jornal de Notícias (30/6/2011)
Por Cristiano Pereira


«Lisboa António Costa diz estar à espera de propostas

O presidente da Câmara de Lisboa encara com agrado a ideia de uma nova Feira Popular na cidade, mas lamenta que ainda não tenha recebido qualquer proposta de privados. O PSD defende que o equipamento devia ser montado no Parque da Bela Vista.

Volvidos quase oito anos desde que Santana Lopes encerrou a Feira Popular de Lisboa em Entrecampos, a necessidade de um novo parque de diversões foi ontem a ser discutida em reunião de Câmara.

A ideia partiu dos vereadores do PPD/PSD que anunciaram estar a trabalhar numa proposta de anteprojecto para uma nova Feira Popular no Parque da Bela Vista - o local onde se realiza o Rock in Rio - considerando ser "uma prioridade estratégica para a zona oriental de Lisboa". "É uma instalação que acreditamos", afirmou o vereador João Navega, referindo que "a cidade precisa de uma parque desta natureza".

O presidente da Câmara, António Costa, explicou que Lisboa está sem feira popular por duas razões: "A primeira é porque alguém acabou com a que havia; a segunda é que desde então ainda não vi nenhum projecto a dar entrada na Câmara para a instalação de uma feira popular onde quer que seja".

O autarca sublinhou que a construção de um parque de diversões nunca partirá da Câmara "No dia em que me ocorra que a Câmara deva financiar uma acção dessas eu agradecia que me chamassem um médico", comentou. Na sua óptica, o papel da autarquia será "acarinhar qualquer privado que deseje instalar um parque de diversões". "Eu apoio de braços abertos", continuou, "e até acho que é do interesse do município disponibilizar terrenos municipais". António Costa não o disse directamente mas deu a entender que o Parque da Bela Vista não será, contudo, o local ideal.

Já a vereadora Helena Roseta, do Movimento Cidadãos Por Lisboa, descartou a hipótese do Parque da Bela Vista "Pode ser uma solução estudada entre as câmaras de Lisboa e de Loures para a zona do Trancão", disse, salientando que "não seria correcto termos um parque de diversões aqui no centro".

O vereador do PCP, Rúben de Carvalho, alertou para a necessidade de se realizar "um estudo prévio com vertentes de ordem cultural, social e até antropológica" para definir o tipo e a localização do equipamento. Victor Gonçalves (PSD) apelou a mais acção da parte de Costa "Podemos estar à espera que chova ou podemos rezar para que chova", afirmou.»

3 comentários:

Julio Amorim disse...

"No dia em que me ocorra que a Câmara deva financiar uma acção dessas eu agradecia que me chamassem um médico"

Sr. Costa realize então uma visita de estudo ao parque de diversões Liseberg de Göteborg, e veja como a maior vaquinha leiteira da cidade continua (e continuará) na posse do município

http://liseberg.se/sv/hem/

Wolf disse...

Quanto há feira popular vir para o parque da bela vista, acho ridicula a ideia pois isso iria dar cabo de um dos maiores espaços verdes de lisboa. Talvez no interesse do Dr. Santana Lopes, qualquer esforço para afastar a dita feira da zona de Entrecampos é optima, pois assim pode vir a construir o polemico empreendimento há muito previsto para lá, desde o tempo do PSD na Câmara de Lisboa.

Xico205 disse...

À conta do fim da feira popular com todo o prejuizo que deu à cidade e aos habitantes da mesma e principalmente aos feirantes que os lançou na miséria, no desemprego e na incerteza quanto ao futuro, o PSD já ganhou muito dinheiro com aldrabices daqueles terrenos com a Bragaparques metida ao barulho. Como eles já ganharam as luvas que tinham a ganhar e já não têm mãos nem pés para pôr mais luvas, agora querem repôr o que nunca deveria ter sido destruido.

E ainda criticam o meu voto sistemático nas autarquicas!!! Só voto em quem mais fez e fez bem por Lisboa.

Mas a maioria dos lisboetas mereceu ficar sem a feira, meteram ladrões no poleiro não meteram?...