20/04/2012

Câmara de Lisboa cria novo espaço verde no Paço do Lumiar


In Site da CML:

«Novo jardim resulta da ligação dos espaços verdes da Quinta de Nossa Senhora da Paz e da Quinta de S. Cristóvão, que serão requalificados e abertos à população.

Estão a decorrer as obras de requalificação dos espaços verdes da Quinta de Nossa Senhora da Paz e de parte da Quinta de S. Cristóvão, na freguesia do Lumiar, para dar origem a um novo jardim aberto à população. Esta intervenção, promovida pela Câmara Municipal de Lisboa, abrange uma área de, aproximadamente, 2 hectares e pretende conciliar os traços do passado, através da preservação do coberto arbóreo e da recuperação de estruturas existentes, com novas vivências em ambientes mais contemporâneos no uso do edifício, dos jardins e das áreas envolventes. Os trabalhos têm um prazo estimado de 210 dias.

Os novos espaços qualificados permitirão a coexistência de um jardim formal e de um jardim de caráter mais romântico, que poderá acolher atividades como exposições, workshops, jardinagem, representações, pequenas feiras, entre outras. Serão equipados com mobiliário urbano, nova sinalética e rede de iluminação e será garantido o acesso a pessoas com mobilidade condicionada. O lago e a fonte existentes serão, também, recuperados e na zona de horta - pomar serão criados talhões de ervas aromáticas e hortícolas e a plantação de laranjeiras em vaso.

No final da Intervenção, estes espaços verdes vão formar uma mancha verde contínua com o Jardim Mahatma Gandhi, área verde ampliada e requalificada em 2011 pela CML.»

...

Esta é, indubitavelmente, uma excelente notícia, assim se concretize de facto. Assim como se aguarda por notícia similar relativamente à recuperação do edifício da Quinta de Nossa Senhora da Paz, sempre adiada. A ver se é desta, OK?

1 comentário:

Anónimo disse...

É uma vergonha e uma tristeza como a câmara de Lisboa deixa os nossos espaços verdes deteriorarem-se. E ainda criam mais, claro, em zonas "de luxo". O resto que se lixe. É uma verdadeira vergonha para os lisboetas terem os espaços verdes, os jardins públicos, no estado em que estão.