29/04/2012

Lisboa reduziu para menos de metade investimento na reparação de buracos




Por Luís Filipe Sebastião in Público

Após dois anos em que foram investidos consecutivamente mais de seis milhões euros na reparação de pavimentos, a câmara lisboeta estima gastar três milhões de euros nas obras previstas


Lisboa, a cidade das colinas, arrisca-se a ficar também conhecida como a capital dos buracos. Exagero? "Na subir para o castelo parece que o carro se parte todo", comenta um motorista, na praça de táxis junto ao Hotel Sheraton, quando transporta turistas para o monumento transformado num dos principais miradouros lisboetas. A autarquia garante que vai prosseguir com a reparação de pavimentos, estimando investir cerca de três milhões de euros, menos de metade do que foi gasto em anos anteriores.
"Eram precisos cinco anos para pôr toda a rede viária da cidade em ordem", assume Fernando Nunes da Silva, vereador da Mobilidade na Câmara de Lisboa, contabilizando em sete milhões de euros o investimento anual necessário para cumprir aquele objectivo. Seriam assim precisos 35 milhões de euros para, em metade de uma década, reparar os pavimentos degradados da capital. Segundo um balanço que o autarca independente apresentou em Janeiro de 2011, foram investidos 6,7 milhões de euros em 2010, em 180 arruamentos e numa área total de 270 mil metros quadrados. No ano anterior, gastara-se 6,3 milhões com 210 vias e em 95 mil m2. O director municipal de Projectos e Obras, José Silva Ferreira, justificou então como um acréscimo de 400 mil euros permitiu quase triplicar a área reparada: "Foi possível planear, o que levou a gastar menos dinheiro em mais área. Sai mais barato e permite fazer muito mais." A previsão de investimento para 2011 apontava para 7,5 milhões de euros em 200 arruamentos e uma área total de 275 mil m2. Entre as intervenções programadas estavam a repavimentação da Av. Defensores de Chaves (por fazer), bem como a reconstrução da Rua Lopes e da Calçada do Alto Varejão. Estas duas últimas artérias, de acordo com o Departamento de Marca e Comunicação da autarquia, ainda estão entre as obras "previstas" para levar a cabo. Na Rua do Lumiar a "repavimentação em cubos" avançou, já o empedrado de parte da Maria Pia espera por melhores dias.
O presidente da câmara, António Costa, em informação escrita à assembleia municipal, revelou que, entre o início de Dezembro de 2011 e meados de Fevereiro de 2012, foram intervencionados através de "meios próprios" do município 72 arruamentos, num total de 560 m2. Em empreitadas de conservação "foram efectuadas recargas de pavimento betuminoso na Rua Maria Pia e na Av. de Brasília, totalizando 9000 m2 de área pavimentada". O valor destas intervenções não foi então revelado.
O Departamento de Comunicação respondeu que serão gastos nas próximas obras "cerca de três milhões de euros, dos quais 2,5 milhões de euros são de financiamento QREN". Mas basta percorrer a Av. de Brasília, entre o caminho-de-ferro e o Tejo, para se perceber que só parte teve direito a asfalto. Muitas crateras foram tapadas, mas próximo do Museu da Electricidade a via junto ao passeio exibe o alcatrão deformado e com lacunas que só o tempo seco evitará que se transformem em armadilhas para viaturas e "banho" forçado para peões.

A qualidade das massas

Mais à frente, na Ribeira das Naus, os cubos já estão desnivelados. "Choveu na altura em que se estava a fazer o pavimento junto ao rio", esclarece o vereador Fernando Nunes da Silva, acrescentando que, por esse motivo, os paralelepípedos não ficaram devidamente assentes. O mesmo problema se aplica aos pavimentos em asfalto, que muitas vezes recebem logo as massas betuminosas sem se deixar secar a camada exposta às intempéries. Será, como se costuma gracejar, que por cá o alcatrão se dilui com a água? O autarca recusa que exista falta de qualidade das massas utilizadas e reforça que "basta uma pequena deficiência num pavimento novo para que o tempo se encarregue de abrir um buraco".
"É um perigo para as pessoas que passam aí de moto", desabafa Mário Almeida, 32 anos, empregado num restaurante na Rua da Alfândega. "Só pensaram na parte estética", reclama, por seu lado, o proprietário de uma garagem no Campo das Cebolas, que não cala críticas aos efeitos das obras na Praça do Comércio: "É vergonhoso fazer uma obra no Terreiro do Paço tão bonita, mas ter só uma via para cada lado, e empurrar o trânsito para ruas todas esburacadas."
O empresário, que pede para não ser identificado, por questões que tem por resolver com a câmara, admite que "de vez em quanto entram a pedir ajuda, porque caíram num buraco e ficaram com as jantes todas estragadas". E avisa que, "com chuva, é preciso ter muito mais cuidado porque não se vêem os buracos".
---------------------------------------------------------------------------------
"O empresário, que pede para não ser identificado, por questões que tem por resolver com a câmara" ( ... ) 


Poderá ser utilizada uma frase mais esclarecedora sobre Lisboa ... Portugal ?
António Sérgio Rosa de Carvalho.


4 comentários:

Anónimo disse...

A situação / estado de degradação das ruas de Lisboa é verdadeiramente uma vergonha para todos os alfacinhas. Mas a situação não se resolve tapando buracos. A câmara tem gasto rios e rios de dinheiro, milhões e milhões, para nada! Tapa-se num ano e no ano seguinte lá está o mesmo buraco outra vez, mas maior do que antes. O que a câmara deve fazer é um plano de médio prazo para reparação total de todas as ruas de Lisboa. Parece megalómano, mas não é. Proponho um plano de médio a longo prazo, mas com datas bem definidas. Acho que com gastos razoáveis e investimento público constante a este nível, daqui a 25 anos teríamos uma capital digna desse nome, e não uma cidade cujas ruas parecem saídas de um filme sobre o terceiro mundo. A qualidade de vida dos cidadãos não se mede em obras de fachada como aquelas em que o executivo camarário tem investido. Não é alugando um prédio no Intendente para albergar o presidente da câmara e os seus acessores que se aumenta a qualidade de vida dos cidadãos. É investindo em obras que requalifiquem, dignamente e com respeito pela tradição lisboeta e portuguesa, os espaços públicos, que podemos ter uma cidade mais aberta aos próprios cidadãos. Imaginem a dificuldade de pessoas idosas a caminhar pelas ruas da capital. Só buracos, só pedras da calçada soltas, ruas cujo piso até já dá para rebentar pneus, tanta é a gravilha solta e as lombas e buracos no pavimento. Jardins imensamente degradados. Estacionamento caótico em muitos sítios, o que prejudica os próprios moradores que têm de andar às voltas com os carros durante horas, até arranjarem lugar na sua própria rua. Que faz o executivo camarário quanto a isto? O que fez até agora? O que se propõe fazer? Não venham com a desculpa da falta de dinheiro, porque bem se vê pelos gastos em coisas inúteis e em luxos, que dinheiro há. Se calhar não é bem gerido. Somos cidadãos. Pagamos os nossos impostos bem pagos, a tempo e a horas (pelo menos eu pago). Temos direito a que a câmara use esse dinheiro a favor da qualidade de vida dos cidadãos!

Anónimo disse...

Incompetência e falta de cumprimento da palavra dada deviam ter consequências. E não só na cmL, evidentemente.

Anónimo disse...

"Choveu na altura em que se estava a fazer o pavimento".

Pobres cidades do Norte da Europa (para não irmos mais longe): lá chove constantemente.

Mas têm por certo uma tecnologia de ponta que afasta a chuva enquanto se fazem obras de pavimentação/repavimentação.

Julio Amorim disse...

Sim....essa da chuva teve a sua piada !