01/07/2012

Classificação de Elvas reflete respeito que Portugal tem pela defesa do património....



"Restauros" na Sé de Lisboa, foto: Jeeves

O presidente da Comissão Nacional da UNESCO, António Almeida Ribeiro, afirmou hoje que a classificação das fortificações de Elvas como Património Mundial é um sucesso para Portugal e reflete o respeito nacional pelos monumentos.

"É um sucesso para Portugal, é um sucesso para Elvas e é um reflexo do respeito que Portugal tem, em termos internacionais, em matéria de defesa do seu património", disse à Lusa o presidente da estrutura nacional da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO, em inglês).
(....)

in DN 2012-07-01

........................................................................

Uma boa notícia....mas o "respeito nacional pelos monumentos" é que não me parece !?

2 comentários:

Jorge F. disse...

A referência ao «respeito nacional pelos monumentos» é, neste caso, ainda mais caricata. A classificação de ontem da UNESCO abrange o Forte da Graça, que, aliás, é Monumento Nacional desde 1910. O forte está há muito tempo ao abandono, exposto ao vandalismo e a caminho da ruína.
http://pombaldomarques.blogspot.pt/2012/06/fortificacoes-de-elvas-patrimonio-da.html

Anónimo disse...

Eu não tenho nenhum tipo de dúvida que há, e até muito, respeito nacional pelos monumentos. Infelizmente, há certos casos que são excepção mas, isso é em todo o mundo. Que as coisas cada vez melhor mais nesse aspecto, não tenho dúvidas. :)