15/07/2019

"Restauro" dos relógios da estação Sul e Sueste e painel decorativo em cobre/pedido à ATL


Exmo. Senhor Dr. Vítor Costa
Director Executivo da Associação de Turismo de Lisboa


Cc. PCML, AML, DGPC, Vereador Manuel Salgado e media

No seguimento da remoção para recuperação dos relógios da Estação Fluvial Sul e Sueste (Monumento de Interesse Público), cuja obra de reabilitação, há muito esperada e finalmente em curso, é da responsabilidade dessa Associação, serve o presente para chamarmos a atenção de V. Exa. para o seguinte:

É nossa convicção que todos os mecanismos e mostradores desses três relógios, originalmente fabricados pela firma A. Romero, são perfeitamente recuperáveis, certamente com maior custo financeiro e técnico para o promotor da obra do que uma simples réplica, mas que uma vez assegurada a sua recuperação e não a sua substituição por mostradores em acrílico, tal acréscimo de despesa será perfeitamente justificável, dada a importância do património em apreço.

Solicitamos a melhor atenção de V. Exa. para este assunto.

Igualmente, é com grande preocupação que não vemos na imprensa e nas notícias tornadas públicas, qualquer referência para o relevo em chapa de cobre, muito fina e de gosto refinado, com as armas de Lisboa, um relevo lindíssimo existente na parede do mostrador do lado do Terreiro do Paço.

Este painel terá aproximadamente dois metros de alto por metro e meio de largo, em chapa de cobre com espessura não superior a meio milímetro, sobre painel de madeira, talvez de molduração manual.

Solicitamos, pois, a sua melhor atenção também para este assunto, de modo a garantir-se o pleno restauro desta peça decorativa, cuja remoção deve ser feita com o maior dos cuidados. Tememos, inclusive, que a remoção tenha já ocorrido e que, porventura, esta peça possa rumar à sucata.

Na expectativa, apresentamos os melhores cumprimentos

Lisboa, 19 de Julho de 2019

Paulo Ferrero, Bernardo Ferreira de Carvalho, Júlio Amorim, Ana Alves de Sousa, António Araújo, Beatriz Empis, Virgílio Marques, Carlos Moura-Carvalho, Maria Maia, Maria Ramalho, Pedro Jordão, Pedro Machado, Luís Mascarenhas Gaivão, Pedro de Souza, Jorge Pinto, Helena Espvall, Henrique Chaves, Pedro Henrique Aparício, Rui Pedro Barbosa, Maria do Rosário Reiche, Miguel Jorge, Jozhe Fonseca, Fátima Castanheira

Foto: Fernando Correia de Oliveira

...

Resposta do Sr. Director Executivo da ATL ():

«Exmos Senhores:

Acuso a receção do v/ mail sobre o restauro dos relógios e outros elementos da Estação Sul Sueste, que agradeço.

Relativamente à questão colocada informo o seguinte:

Desde do início do projeto e do lançamento do concurso para a empreitada de requalificação da Praça e Estação Sul e Sueste manteve-se como premissa base a recuperação, restauro e melhoramento dos vários elementos patrimoniais do Edificado;

Decorrente do exposto encontra-se já em curso:

Recuperação e restauro dos relógios da Estação Sul e Suste, recuperando-se cuidadosamente todas as peças interiores e exteriores que possibilitem retomar o funcionamento normal dos mesmos. Apenas se irá proceder à colocação de elementos novos nos casos em que se verifique não ser possível o restauro dos antigos e/ou para adaptação de sincronização de ambos os relógios (situação que não existia e que a intervenção em curso irá procurar implementar);

Restauro, limpeza e beneficiação do brasão, lettering e placa pertencentes ao Edifício (cf. imagens em anexo), os quais serão novamente repostos nos locais de origem.

Aproveito para enviar os melhores cumprimentos

Vitor Costa»

Sem comentários: