10/07/2019

Pedido de proibição de circulação de viaturas e estacionamento no Palácio Nacional da Ajuda


Exma. Senhora
Ministra da Cultura
Dra. Graça Fonseca


CC. Exmo. Senhor Primeiro-Ministro

Como será do conhecimento de Vossa Excelência, desde que se iniciaram as obras no Palácio Nacional da Ajuda (PNA), a circulação dos veículos para acesso ao pátio interior, ala Norte e ala Sul, faz-se apenas atravessando as arcadas da fachada principal.

Ora é exactamente nessas arcadas que se encontra uma colecção importante de esculturas dos finais do séc. XVIII, inícios do séc. XIX, exemplares estes produzidos pelos melhores mestres escultores desse período como Machado de Castro, Francisco de Assis, João José Aguiar entre outros. Estas obras, que representam as Virtudes, são elementos fundamentais da estatuária portuguesa não se compreendendo por essa razão como podem estar neste momento tão votadas ao esquecimento e em permanente risco.

De facto, por entre elas passam diariamente dezenas de viaturas algumas delas de grande dimensão. A libertação permanente de escapes e o estacionamento de pesados, por vezes a poucos centímetros destas peças são algo que custa a admitir tratando-se do local onde está sediado o Ministério da Cultura e a própria Direcção-Geral do Património Cultural.

Acresce a esta situação, já de si bastante grave do ponto de vista patrimonial, o facto de se observar diariamente a circulação de viaturas e peões num espaço diminuto, muitas vezes grandes excursões de crianças e turistas, podendo afirmar-se assim que se trata, também, de um problema de segurança pública.

Solicitamos a Vossa Excelência, Senhora Ministra, para dar indicações aos Serviços da DGPC e do Palácio Nacional para que deixem de circular (em viaturas oficiais ou não) nesse local, dando assim o exemplo e tendo em conta que existe estacionamento a escassos metros (Largo da Ajuda e em redor da Torre do Galo), proibindo assim a passagem e o estacionamento de viaturas, salvo em situações de extrema necessidade.

Cremos que deste modo iremos a tempo de evitar acidentes e que o conjunto arquitectónico e escultórico continue a sofrer o impacto da poluição.

Com os melhores cumprimentos

Paulo Ferrero, Bernardo Ferreira de Carvalho, Luís Serpa, Virgílio Marques, Bruno Palma, Luís Mascarenhas Gaivão, Jean Teixeira, João Oliveira Leonardo, Alexandra de Carvalho Antunes, Helena Espvall, Ana Celeste Glória, Maria do Rosário Reiche, Maria Maia, Pedro Jordão, Jorge Pinto, António Araújo, Fátima Castanheira

Sem comentários: