22/01/2020

Pela reposição da estátua de D. Sebastião na estação do Rossio

Chegado por msg:


...

Haja quem se lembre de D. Sebastião (ou escudeiro, pouco importa, o que importa é que a estátua volte, a original ou a gémea do Instituto Gama Pinto)! E assinem a petição, também: https://peticaopublica.com/?pi=PT93891.

4 comentários:

Anónimo disse...

Instituto Gama Pinto, não Gama Barros como referem.

Alvaro Pereira disse...

O site watchmojo.com colocou essa estátua numa lista com o título: "10 obras de arte destruídas por bestas quadradas".

Paulo Ferrero disse...

Tks, anónimo :-)

Anónimo disse...

Repito abaixo o meu comentário de 31 de Janeiro de 2018... Vai para 2 anos...
Em 10 de Maio de 2016, neste mesmo Blogue, surgem imagens do modelo que está no Instituto Gama Pinto... Será que ainda não se fez nada devido às dificuldades financeiras do País? O que se gastou, e bem, no restauro e limpeza exterior da Estação do Rossio não poderia ter incluído o "pobre" D. Sebastião cujo cacos jazem e arrefecem nalgum vão de escada ou arrecadação, aguardando a "vala comum"?
Vamos ter a vaga esperança de que é este ano que El-Rei "ressuscitará"...
José Honorato Ferreira

"A estátua de D. Sebastião foi destruída por um curioso que resolveu subir ao nicho onde ela estava e nada lhe aconteceu. Não se entende como, passados já uns largos meses, a situação não esteja resolvida. Se os cacos não permitem refazer a estátua, então pegue-se no modelo que parece existir no Instituto Gama Pinto e contrate-se um artista que faça uma réplica da estátua, mais sólida, para colocar no local onde estava a original. Já agora, procure-se que a mesma fique devidamente segura para não voltar a ser vítima do vandalismo de um outro idiota que se fique a rir do seu feito.
Actualmente, a Estação do Rossio parece ser propriedade da empresa Infraestruturas de Portugal, SA a qual deve poder pagar a encomenda desta peça, pois não deve agravar substancialmente as suas contas.
O velho costume de não se reparar o que se estraga não tem dignificado a cidade, cujo centro pombalino se deseja ver classificado como Património da Humanidade.
José Honorato Ferreira

12:38 da manhã"