17/02/2020

Pedido de reposição integral dos bustos do patamar inferior do Jardim São Pedro de Alcântara


Exmo. Senhor Presidente
Dr. Fernando Medina

C.C. AML, JF, DGPC e media

No seguimento da realização das obras de estabilização estrutural do Jardim-Miradouro de São Pedro de Alcântara, apelamos a Vossa Excelência, Senhor Presidente, para a necessidade de assegurar a recuperação do conjunto integral de mais de 20 bustos (24?) que existiam no patamar inferior do jardim, e que, por força de roubos verificados nas últimas décadas, chegaram até aos nossos dias reduzidos a uns parcos 11 bustos.

Assim, apelamos a que o restauro já previsto dos 11 bustos existentes, seja acompanhado da execução de réplicas da outra dezena (ou mais) desaparecida, para os quais a CML possui em acervo os moldes respectivos, e existem abundantes fotografias, busto a busto, no Arquivo Municipal Fotográfico, da autoria de Artur Inácio Barros (de quem anexamos foto datada de 1967) e de António Duarte.

Complementarmente, cremos ser urgente a prevenção de actos de roubo e vandalismo, e, como tal, ser necessária a colocação de video-vigilância, à semelhança do que já existe no Bairro Alto.

Na expectativa, apresentamos os nossos melhores cumprimentos


Paulo Ferrero, Bernardo Ferreira de Carvalho, Júlio Amorim, Virgílio Marques, António Araújo, Helena Espvall, Rui Pedro Barbosa, João Oliveira Leonardo, Pedro de Souza, Rui Pedro Martins, Gonçalo Cornélio da Silva, Jorge D. Lopes, Alexandra Marques da Cruz, Pedro Henrique Aparício, Jorge Pinto, Pedro Jordão, Miguel de Sepúlveda Velloso, Gustavo da Cunha, Filipe Teixeira, Pedro Machado, Henrique Chaves, Maria do Rosário Reiche, Jorge Lima, Fátima Castanheira

2 comentários:

Alvaro Pereira disse...

Totalmente de acordo!
E mais uma vez, aproveito para pedir que se coloque uma estátua de Vasco da Gama em Belém!

Nuno Miguel Carvalho disse...

Concordo em absoluto.
A Câmara de Lisboa devia investir muitíssimo mais na conservação dos espaços públicos bonitos.
O Parque Eduardo VII também possui múltiplas zonas que necessitam de restauro urgente.