26/10/2020

Conservatório Nacional com janelas abertas deliberadamente à destruição!

Depois de avanços e recuos, anos e anos de incúria e promessas e arranjinhos vários, o estado físico do edifício é o que a foto mostra: vários vidros de janelas partidas, na fachada norte (Rua João Pereira da Rosa), deliberadamente para entrar chuva e depois não haver remédio senão a destruição, à moda dos patos bravos deste país. Num monumento destes, tal é inadmissível. Quem é responsável? Ninguém?

Alerta e foto de Leonor Areal

6 comentários:

Anónimo disse...

CONSERVATÓRIO NACIONAL DE LISBOA
Será possível? Após ter sido divulgado pelo Governo que as obras de restauro do Conservatório estavam a ser iniciadas, razão pela qual as aulas do ano lectivo em curso tinham sido deslocadas para outras instalações, pelo que se estranha que haja janelas abertas em qualquer das fachadas. É certo que este "hábito" de haver janelas abertas ou com vidros partidos é característico em Lisboa, em prédios devolutos, privados ou públicos. Chega-se mesmo a emparedar janelas e portas a níveis dos andares mais baixos ou em mansardas, nos telhados. Assim, passado algum tempo, para além do desmoronamento, até chega a haver incêndios, sem que existam moradores, ou instalações de gás ou de electricidade no interior. A progressiva degradação deve atrair "aves incendiárias", pois os incêndios começam quase sempre pelos andares mais altos. Este triste desfecho tem-se registado por vezes nas Avenidas Novas, entre outras. Logo, havendo incêndio ou desmoronamento, o destino está traçado: o que resta tem de ser demolido. Será esse o destino do magnífico edifício do Conservatório Nacional de Lisboa?
Este é, pois, tempo de resguardar o nosso Conservatório.
José Honorato Ferreira

Maria José disse...

Lamentável e revoltante!

Pecanhoto disse...

Espero que as próximas notícias sobre este ( e outros ) Assunto(s) seja(m) melhor(es)!!!
Um Bem Haja a quem se recusa a " tapar os olhos"!...

Saudações cordeais e solidárias

Pedro Queiroz

Virgílio Marques disse...

Naturalmente que as obras foram iniciadas depois de feito um contrato entre Ministério da Educação/Parque Escolar e um empreiteiro, que depois de as iniciar quebrou o contracto e abandonou o CN numa situação ainda pior. Foram pedidos esclarecimentos sobre a situação ao Ministério da Educação e aguardamos essas explicações.

João Gentil disse...

Seja incúria, seja propositado tal atitude é SEMPRE CRIMINOSA.
Abaixo o deixa-andar!

Unknown disse...

https://www.rtp.pt/noticias/cultura/obras-no-conservatorio-paradas_v1203637

As obras estão paradas desde 1 de Janeiro, porque o empreiteiro abandonou a obra !