26/08/2021

Palacete Mendonça - Construção de Muro

O muro que agora se constrói é, todo ele, uma afronta ao jardim, à cidade e aos lisboetas!

Em 2016 o Palacete e o Parque Mendonça foram adquiridos pela Fundação Aga Khan. Era enorme a expectativa em relação ao restauro deste Património Classificado.

http://cidadanialx.blogspot.com/2018/02/ainda-sobre-desilusao-geral-em-volta-do.html

No entanto, desde que se iniciaram as obras, em 2018, foram sucessivos e insistentes os alertas dados relativamente ao projecto e à forma como os trabalhos estavam a ser realizados: Cidadania Lx., Plataforma em Defesa das Árvores, Associação Vizinhos das Avenidas Novas, Comissão de Moradores do Bairro Azul e muitas outras organizações, paisagistas e moradores, eram unânimes na condenação do que estava a acontecer.

O que se passa dentro do Palacete Mendonça? (dn.pt)

Serão abatidas árvores centenárias na nova sede da Fundação Aga Khan, em Lisboa – O Corvo

Ao longo destes anos foram publicadas centenas de fotografias e inúmeras notícias em jornais e facebooks, enviados dezenas de e-mails para a Câmara Municipal de Lisboa, para a Direcção Geral do Património Cultural, para a Junta de Freguesia de Avenidas Novas e mesmo para sua Alteza o Príncipe Aga Khan.

https://somosarvores.blogspot.com/2018/01/carta-aberta-sua-alteza-o-principe-aga.html?m=1

Comissão Moradores Bairro Azul | Facebook

Apesar de tudo isso - e ainda de intervenções feitas em reuniões de Assembleia de Freguesia de Avenidas Novas e na Assembleia Municipal de Lisboa -, nada foi explicado ou feito e os trabalhos prosseguiram.

https://issuu.com/comissaomoradoresbairroazul/docs/interven__o_assembleia_municipal_-__a98990a9cae274

https://www.facebook.com/groups/vizinhos.das.avenidas.novas/permalink/862378790632762/

O Parque do Palacete Mendonça, até então um espaço acessível a todos, frequentado por nacionais e estrangeiros, deixou de o ser, continuando até hoje por cumprir as promessas da Câmara Municipal de Lisboa de que o Parque - parte da Estrutura Verde da Cidade – seria visitável.

O Parque e o Palacete, ambos classificados, têm vindo a sofrer sucessivas obras e alterações num constante e inexplicável faz e desfaz visível por quem percorre o Corredor Verde junto ao Palácio da Justiça.

Agora, o muro antigo em pedra, que desde há muito protege o Parque, está a ser alteado com materiais absolutamente inadequados a um jardim classificado, separando definitiva e irremediavelmente o Parque Mendonça do Corredor Verde do qual faz parte.

O alteamento do muro compromete a continuidade visual e ecológica entre este Parque e o Corredor Verde como sempre o entendeu Gonçalo Ribeiro Telles. Por outro lado, os materiais usados não dignificam um bem classificado como este conjunto é.

Estamos perante um acto de desrespeito quer no que se refere à materialidade quer à espacialidade deste valor classificado. Uma vez mais pergunta-se: como é isto possível?

Ana Alves de Sousa

Comissão de Moradores do Bairro Azul

O muro que agora se constrói é, todo ele, uma afronta ao jardim, à cidade e aos lisboetas!
Rosa Casimiro
Plataforma em Defesa das Árvores

4 comentários:

Anónimo disse...

Todos conhecemos a subserviência dos portugueses face aos poderosos que estão acima da Lei.
O Principe Aga Khan pode fazer tudo o que quizer em Portugal.

João Pinto Soares

Julio Amorim disse...

Quando dinheiro e mau gosto andam de māos dadas- e tudo numa zona nobre da cidade. Tristeza....

Anónimo disse...

Muros derrubados, muros erguidos, uma Humanidade à procura de muros, num desvario que a Natureza não entende.
Ajudem a Casa Igrejas Caeiro e mostrem o muro e a destruturação que está a acontecer, afrontando património deixado, hipotecando herança e memória, por via de uma Fundação Marquês de Pombal que não compreendeu o testamento de Igrejas Caeiro.
Ajudem.

Anónimo disse...

tambem em Caxias estão a fazer obra não identificada em património em que foi proposta proteção pelo IPPAR, a autarquia e a fundação de que o presidente da autarquia tambem é presidente não divulgam as alterações que estão a fazer, deviam ser do conhecimento geral da população.
http://www.patrimoniocultural.gov.pt/pt/patrimonio/patrimonio-imovel/pesquisa-do-patrimonio/classificado-ou-em-vias-de-classificacao/geral/view/24811895
ver cronologia
tambem em:
https://www.facebook.com/groups/203743559681608/permalink/4195908813798376/