30/01/2008

Avenida José Malhoa ao abandono







A Avenida José Malhoa é uma das artérias incluídas no CBD de Lisboa (Central Business Distric), onde se situam sedes de instituições financeiras, hotéis, comércio, terciário diverso e habitação do segmento alto, em edifícios de alguma qualidade arquitectónica. É portanto uma das vias centrais da cidade, de grande movimento e visibilidade (onde se situam as twin towers).

No entanto, quem percorre a avenida e as suas transversais pensará que está numa rua de um qualquer parque industrial ou residencial dos anos 70. Os passeios estão em mau estado e entregues ao estacionamento selvagem, há segmentos sem passeio e outros forrados alcatrão, paralelos de cimentos desordenados, ausência absoluta de árvores, espaços vazios onde é despejado lixo e áreas imensas que aguardam construção mas entregas ao mato.

Quem ficar alojados nos hotéis ali situados, alguns de 5 estrelas, pensará que aterrou num subúrbio e não no centro da cidade.

A qualificação do espaço público não é das operações mais dispendiosas de uma edilidade e tem um efeito potenciador enorme, atraindo investimento e propiciando a apropriação do espaço pela população.

Veja-se por exemplo o que foi feito na Avenida Columbano Bordalo Pinheiro, em que a simples plantação de árvores, alinhamento de passeios e ordenamento do estacionamento, levou ao aparecimento de esplanadas e ao aumento do investimento em terciário.

27 comentários:

Anónimo disse...

Não creio que a José Malhoa seja CBD.

De qualquer maneira, é realmente deprimente o cenário neste arruamento lisboeta. A arquitectura e o desenho urbano desta rua (principalmente em comparação com a Columbano, não ajuda)

Anónimo disse...

As empresas e hoteis de 5 estrelas que paguem a recuperação do espaço público, já que são os seus clientes que o estragam!

Anónimo disse...

Aquela avenida nunca foi arranjada...foi-se fazendo... Portanto não foram os utilizadores a estragar. Ela é que nunca foi uma avenida...Foi uma estrada que foi tendo prédios.

Filipe Melo Sousa disse...

Pergunto-me que mal tem a rua. Está tudo em ordem, existe estacionamento suficiente. Os carros na foto encontram-se estacionados no local adequado, pelo que não entendo em que o estacionamento é "selvagem", talvez seja o juízo de valor que o autor do post faz sobre toda e qualquer pessoa que se encontre ao volante.

Os juízos de valor em relação ao que é centro, subúrbio ou industrial são claramente arbitrários.

Agora, muito duvidoso é o nexo de casualidade entre a plantação de árvores e a pretensa variação do comércio na zona. Dispõe o autor de dados que comprovem tal fenómeno?

Miguel Carvalho disse...

"a avenida foi-se fazendo".. é bem verdade.
recomendo um travessia a pé da avenida. não tem ponta por onde se pegue

daniel costa-lourenço disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
daniel costa-lourenço disse...

Não fiz comentários infundados nem tão pouco mal educados.
1) Não andei a fotografar a avenida toda, portanto não tomei o cuidaddo de fazer prova quanto ao estacionamento selvagem. As fotos são meramente ilustrativas de aspectos gerais da avenida.
Se estivesse em Tribunal teria tido esse cuidado. Não é o caso.
2) Os conceitos de "industrial", suburbio" e "centro" estão bem definidos etimologicamente e em termos de designações geográficas.
Foram bem utilizados e verificados.
Já agora "estacionamento selvagem" é outro conceito bem definido, sei bem o que é e constatei. Não está imbuído de qualquer preconceito abusivo.
3) Quanto aos efeitos dos arranjos do espaço público na potenciação do comércio local, existem dados que o comprovam. Basta verificar qualquer estudo sobre a matéria (disponho de alguns).
Obvamente, não vou colocar á disposição de todos as informações em que me baseei, para poder fazer um post de poucas linhas. Isto é um blog e não é uma enciclopedia, nem tem pretensão a isso.


Sr Filipe, pelo menos deveria lembrar-se que a boa educação é uma regra de bom senso e convivência em sociedade, coisa pela qual não prima.

Filipe Melo Sousa disse...

Boa educação, ora aí está mais um juízo de valor pessoal, que pouca relevância tem sobre as pretensões que o autor deste post tem sobre a afectação de recursos que a CML deveria fazer, de acordo com as suas propostas.

Eu cingi os meus comentários sobre a relevância (que no meu entender não existe) de gastar dinheiro numa avenida que está impecável. Acho os juízos de valor sobre os automobilistas aqui feitos perfeitamente dispensáveis.

Ora, o autor não apresenta argumentos relevantes, nem ilustra minimamente a dita desordem, e depois ainda vem alegar ter dados que se coibe de divulgar. O grau da discussão é medíocre.

Anónimo disse...

acrescento ainda à discussão o facto que numa rua abandonada dificilmente existirá estacionamento selvagem. se está abandonada, não há actividade ou movimento

daniel costa-lourenço disse...

A rua "está abandonada" pelos poderes públicos, não pelos habitantes que têm de a usar.

Estacionamento "selvagem" é termo comum utilizado para descrever o estacionamento fora dos locais próprios ou permitidos, nomeadamente, em cima dos passeios.

"Impecável" é conceito que não se aplica a avenida, bastando mera constatação no local.

Argumentos "relevantes" foram apresentados, que como é óbvio é um conceito subjectivo. Mas como qualquer conceito terá de ser interpretado em função do contexto. Neste caso, num blog, corre-se o risco de tornar ilegível um texto se for demasiado grande ou técnico.

Por isso, não se pretende mais que pequenos contributos de quem tiver tempo para o fazer.

A sede própria para esclarecimentos mais específicos e técnicos não é esta.

Aconselho a consultar todos os estudos que se fizeeram sobre os efeitos potenciadores do arranjo dos espaço públicos, a propósito da EXPO ou do POLIS, em várias cidades portuguesas. Utilize isto - www.google.pt - é muito bom....

Quanto ao gastar dinheiro ou não em determinadas acções é também subjectivo. É subjectivo para quem etá no poder e para quem não está. Por isso é que ainda se aceitam opiniões, contestam-se ou contradizem-se´.

Quanto ás fotografias, ilustram uma avenida vazia e pouco humana, o que já é suficiente. Pecaria por excesso ilustrar todos os buracos, carros mal estacionados e lixo. Eram muitos.

"Boa educação" é um conceito objectivável e por isso, verificável, com base num mínimo de bom senso.

No seu caso, objectivamente, boa educação é coisa que não existe e a arrogância é meramente reflexo defensivo da falta de dela e por isso, de argumentos válidos e educados para poder sustentar uma qualquer discussão em termos democráticos e abertos.

Pretenderá talvez tornar-se uma personagem tipo vasco pulido valente ou alberto joão jardim, daqueles que estão sempre do contra e que toda a gente acha imensa piada á sua boçalidade.

Pode tentar se quiser, mas é para quem pode e não para quem quer.

Filipe Melo Sousa disse...

Face à incapacidade do autor de trazer argumentos substanciais, ou sequer de fazer um simples link, constato que a discussão é desviada para assuntos aqui irrelevantes, tais como a personalidade do interlocutor.

Algo que já me vou habituando neste blog: face à incapacidade de apresentar factos, chove uma enxurrada de insultos sempre que o comentário não vai no sentido de louvar mentes tão iluminadas.

daniel costa-lourenço disse...

Tenho que admitir que o Sr. realmente tem muito graça...

Anónimo disse...

- "Face à incapacidade do autor de trazer argumentos substanciais, ou sequer de fazer um simples link, constato que a discussão é desviada para assuntos aqui irrelevantes, tais como a personalidade do interlocutor."

- "face à incapacidade de apresentar factos"

- "uma enxurrada de insultos"


É o seu método de comunicar aqui, todos os dias, sr. Melo, não é?!

Filipe Melo Sousa disse...

Mas este blogue serve para discutir a (ir)relevância das propostas apresentadas, ou para discutir a personalidade do FMS?

daniel costa-lourenço disse...

Isto é digno de um quadro "non sense" do Gato Fedorento... ;)))

Anónimo disse...

in, small-brother.blogspot.com/

"Esta boçalidade foi vomitada pelo mentor espiritual [Paulo Ferrero] de uma espécie de fórum cívico [cidadanialx.blogspot.com] que se quer meter na vida de todos os lisboetas, e propor todo o género de disparates, desde proibir os carros e o estacionamento, aumentar as multas aos moradores que não têm onde estacionar, proibir qualquer tipo de construção, e multar os lisboetas que não encontram onde vazar o lixo (como se fosse da culpa deles a câmara não fazer recolha). Aqui, num dos seus habituais devaneios intelectuais, Paulo Ferrero compara as mochilas dos estudantes universitários a um incómodo pior do que ter de fechar a linha por ameaça terrorista."

Publicada por Filipe Melo Sousa em 09:22 0 comentários

É o mesmo Filipe SOusa Melo que escreveu isto, não é?!

Onde estão os seus "argumentos substanciais", ou "um simples link"?!

Na verdade o sr. Filipe Sousa Melo só consegue escrever uma "enxurrada de insultos" e assim desviar a atenção para a personalidade dos interlocutores.

Filipe Melo Sousa disse...

Bom, pelo menos o FMS sabe linkar

Anónimo disse...

o objectivo não era "linkar" mas informar. Há uma diferença.

Anónimo disse...

O FML nos últimos tempos deve andar com receio que os comentários que faz neste blog tenham aguns efeitos na sua vida pessoal, pois abrindo o perfil de tal personagem, ja nao existem os links para os blogs que participa!
Para quem estiver interessado em ler algum lixo intelectual:
http://small-brother.blogspot.com/
http://nos-os-vivos.blogspot.com/

ou o seu perfil pessoal:
http://forum.liberal-social.org/profile.php?mode=viewprofile&u=11

Creio que este blogue nao deve servir para dar importancia a personagens como FMS, que nao acredita em nada para alem dele proprio!
Questiono quais os seus objectivos na vida... ao mesmo tempo, alguem tao do contra, que ainda assim le todos os posts dum blogue que leva o tempo a criticar, deve de ter uma vida muito infeliz!

Filipe Melo Sousa disse...

Caro ANTI-eu,

já que demonstra tanto interesse, tente então abrir o link deste perfil. Poderá ver a minha foto :) Se quiser também lhe disponibilizo o meu HI5. É só pedir.

para além dois dois blogues referidos, ainda pode ler o seguinte arquivo de posts meus:

http://blog.liberal-social.org/blog-123

Se quiser discutir o sentido da vida, as infelicidades, e a razão da existência a gente combina um café um dia destes :)

Anónimo disse...

Este Pipinho � um imbecil de primeira...vejam em http://cidadanialx.blogspot.com/2008/01/vereadores-aprovaram-demolio-de-obra.html os seus coment�rios que provam que chamar imbecil n�o � uma ofensa, mas uma constata�o. Perante a sua d�bil , pat�tica e infundada oposi�o a um embargo na gago Coutinho...o Pipinho acusa um comentador de racista porque este falou na Cova da Moura, como exemplo de aus�ncia de regras (ela era negro, ainda por cima, vejam l� a pontaria do nosso pipo), e � falta de argumentos, compensada por uma reles e miser�vel desonestidade acaba a dizer que o tipo era corrupto.

Quem argumenta assim (ao n�vel da sargeta) demonstra bem o que �...

Engra�ado � que o garoto e seus comparsas acham-se muito importantes, at� "porque 9 em cada 10 estrelas da pol�tica roubam ideias pol�ticas ao MLS " frase idiota, pedante e analfabeta...talvez o amigo queira explicar o E S T U D O que suporta tal afirma�o de auto-masturba�o do seu movimento de meninos do pap� a brincar aos pol�ticos e working class.

A verdade � que o Pipo acaba por acusar os outros daquilo que ele � - um zero em argumentos, um tipo mal-educado, e que nem sabe discutir. Depois quando leva o troco..faz beicinho e diz que os outros s�o mal-educados

Eu quando vejo blogs maus n�o volto l�...este Pipobardamerda est� sempre a cascar neste, mas acaba por voltar sempre. J� agora podias aprender a diferen�a entre quem escreve e quem comenta, para n�o usares as tuas argumenta�es pat�ticas e infundadas "este blog", este "colectivo", at� porque �s t�o est�pido que nem percebes quem s�o estas pessoas(e aqui h� comunas, cds's, pp's, mon�rquicos, etc).

Eu como leitor, a quem permitem comentar,como tu digo-te �s um imbecil,e se realmemte queres discutir devias come�ar por praticar aquilo que os teus pais n�o te conseguiram ensinar, ou que tu n�o conseguiste aprender...educa�o. Esta � a minha opini�o (n�o do blog, volto a repetir caso sejas t�o imbecil que ainda n�o tenhas apreendido esta) e, desculpa l� puto, n�o tenho hi5, porque j� advinho que a seguir vai dizer que tens hi5 e o camandro.

Jo�o Dias

Filipe Melo Sousa disse...

Ca encontramos algumas perolas raras. Dou-lhe os meus parabens, não pelo poder argumentativo, mas pelo seu lexico de insultos que é bastante rico.

Ja a sua pesquisa e capacidade de interpretação, essa é bastante fraca. Vê-se desde já que não lê os posts a fundo, pois o post sobre as 9 em cada 10 estrelas não servia para apoiar, mas para contrapor a uma pretensão do MLS. É ler o texto, e eventualmente o link a um artigo original do MLS. Também perceberá após uma leitura mais atenta que o Small Brother e o MLS não seguem exactamente a mesma linha editorial.

FJorge disse...

Um deserto! Nem árvores de alinhamento, nem arquitectura de qualidade. Nada que humanize este arruamento. Um exemplo perfeito da "Lisboa Deprimente". E SEM SINAIS DE MELHORAMENTO.

Anónimo disse...

Muito bem daniel.
Esta avenida de "avenida" tem muito pouco.

Anónimo disse...

Este Pipobardamerda é mesmo totó..vejamos:

sobre o post que citei, onde a sua tacanhez é por demaisevidente...nem uma palvra. Quem cala consete...

Quanto à frase, seja uma constatação, ou um desejeo...é de uma pedantice e sobranceria totais.

Continuas a não responder á pergunta: se o blog é tão mau, porque apareces?

ps - não te ofendi,apenas te caracterizei, pena é que não posso dizer melhor de ti.

Meow disse...

Moro num prédio que tem saída para a av. José Malhoa e para a Columbano Bordalo Pinheiro. A saída que uso a maior parte das vezes é a da columbano por ter mais comércio, maior oferta de transportes e também por ser mais agradável.

Anónimo disse...

ainda ha gente que ainda liga à pobre vitima? cai sempre para respostas estupidas e parvas do senhor melo! haja paciencia! deixem-me tar calada que a super vitima vem ai mostrar-me o hi5 ou mandar uma boquinha de mau gosto!