29/01/2008

Câmara quer zona ribeirinha a salvo de especulações

In Jornal de Notícias (29/1/2008)
Tiago Petinga/Lusa

«Sócrates considera que Governo reparou 'erro estratégico' de décadas


As áreas do porto de Lisboa que passam para a administração da Câmara da capital não ficarão sujeitas à especulação imobiliária e vão permanecer no domínio público. Esta foi a garantia deixada ontem, em uníssono, pelo ministro das Obras Públicas e pelo presidente do Executivo municipal, durante a assinatura do protocolo entre a autarquia e o Estado, que determinou a passagem para o município das zonas da Ribeira das Naus, Terreiro do Paço, Cais do Sodré, Doca de Santo Amaro, Padrão dos Descobrimentos e Torre de Belém. (...)»

O pior mesmo é o Governo só ter corrigido esse «erro estratégico» de que fala, depois da APL se permitir arrecadar milhares de contos com uma renda por décadas referente à construção e implantação das sedes da Agência Europeia e Segurança Marítima e do Observatório da Toxicodependência (ambos no Cais do Sodré, ambos dois monos consideráveis e ambos por «obrigação do Governo e da AR»), e ter sido o próprio Governo a abençoar a construção do Hotel Altis na Doca do Bom Sucesso, considerando-o como PIN (???), e permitindo que o novo mono se tornasse gigantesco ao triplicar a volumetria do anterior edifício da Marinha que ali estava e, imagine-se tapando completamente a vista de quem visita o CCB, por exemplo, e procura a Torre de Belém no seu horizonte: zero!

Corrigiu a tempo? Logo se vê. Quando se souber o que vai ser de Pedrouços e da Docapesca, da zona do Museu de Arte Popular, da zona da Matinha, etc., etc.

É apenas uma boa notícia, não seja a CML a estragá-la.

5 comentários:

daniel costa-lourenço disse...

SE a CML proteger aquela zona da especulação como fez no resto da cidade, então começam a rezar...

Tiago R. disse...

Em todo o caso, o princípio de que os terrenos terão de ficar para SEMPRE no domínio público municipal (ou reverter para o Estado), parece correcto.

E a CML, seja qual for a cor que lá esteja instalada, será sempre mais sensível à pressão exercida pelos cidadãos que estão, aqui sim efectivamente, mais próximos dos decisores.

Isto da democracia dá trabalho!

(mas parece ser uma boa notícia, enfim...)

Anónimo disse...

Para ver os mapas--> www.moptc.gov.pt

Só ainda não percebi como vão controlar a especulação imobiliária....

Anónimo disse...

Deve ser brincadeira!
Quem construi em cima do Rio?
Quem construi na zona envolvente da Torre de Belem?
Quem vai construir no Terra Pleno do Padrão dos Descobrimentos?
O que vão fazer ao forte do Bom Sucesso?
Ridiculo, oportunismo politico, triste!

Anónimo disse...

Entre uns e outros que venha o diabo e escolha. Se o Sr. Vereador do urbanismo, arquiteto Manuel Salgado, pode construir aquele monstro junto á torre de Belem porque é que os outros não podem? E onde é que está o Sá Fernandes ainda existe?