05/03/2011

THE RETURN OF THE CAVEMAN: Av. Duque de Loulé

Observemos bem a imagem. Parece apenas mais um sinal vertical de trânsito mas é mais um sinal de uma doença crónica de Lisboa. É assustador.

Que tipo de cidade é esta onde a meio de uma avenida urbana a CML resolve colocar um "aviso" aos automobilistas alertando para a existência de peões?! É nesta cidade que queremos viver?!

Os passeios desta ex-nobre avenida estão reduzidos à miníma expressão que se vê na imagem; a placa central arborizada, desenho oitocentista típico das Avenidas Novas, está ocupada (com a conivência da CML) por estacionamento selvagem; as árvores que sobrevivem estão doentes, vão sendo abatidas e algumas morrem mesmo atropeladas - todas sacrificadas a esse todo poderoso cidadão principal chamado «O Senhor Carro»!

Concluíndo, 90% deste arruamento foi entregue, de mão beijada, à circulação e estacionamento do automóvel.

Lisboa transforma bem desenhadas avenidas urbanas em estradas perigosas, cenário anti-urbano, degradado e de cariz suburbano.

E perante este caos a CML, alguns anos atrás, só falava em fazer nesta avenida mais uma saída do túnel do Marquês!

13 comentários:

Anónimo disse...

...e o departamento da CML que trata do tráfego chama-se Departamento de Segurança Rodovária e Tráfego (por esta ordem), mas depois a segurança, nem vê-la...!

Xico205 disse...

Estacionamento selvagem que é controlado pela EMEL, essa empresa selvagem que por sua vez é propriedade da selvagem câmara municipal de Lisboa que fica no selvagem Sul da Europa no que respeita ao selvagem planeta Terra.

Filipe Melo Sousa disse...

acredite que quem precisa de circular de carro e estacionar também acha o espaço escasso.

deixe-me também referir que os carros são dirigidos por pessoas que trabalham e pagam impostos para construir as estradas e passeios. não por animais como se diz por aqui. são cidadãos. respeitem-nos.

Anónimo disse...

pessoa que ponha o carro sobre o passeio obrigando o peão a circular na faixa de rodagem é um animal egoísta. é que é mesmo.

Anónimo disse...

Filipe,

que tipo de respeito tem você por quem, com todo o direito, quer circular nos passeios sem obstáculos de carros, por quem quer atravessar uma rua em segurança nos locais indicados para tal, as passadeiras, sem que estas estejam entupidas por carros obrigando a travessia onde calhar, que respeito tem você por quem quer circular nas vias sem ter que fazer gincana ou circular na via oposta porque as ruas estão cheias de estacionamento e paragem em segunda fila?
Quer falar de respeito? quer falar mesmo?

Xico205 disse...

Quando o exemplo não vem de cima...

O T do Paço está cheio de carros nos passeios. Para transportarem ministros e secretarios de Estado. Se os politicos dão estes exemplos e a policia tambem, acho que não há direito de exigir nada ao cidadão comum.

Anónimo disse...

Xico,

mais uma oportunidade para estar quieto. Se quer tanto dar nas vistas vá brincar ao Carnaval. Drag-Queen seria a sua máscara mais adequada. É que aqui está totalmente taxado de enche-chouriços e pavão sem plumas pelo que é melhor procurar outra montra para a sua vaidade.
Então os exemplos dos ministros são para seguir? Vai começar a confiscar, mentir e outras malfeitorias também? E que tal seguir os bons exemplos? Talvez não tenha estofo moral para tanto!

Xico205 disse...

Por alguma razão existem hierarquias.

E respeitinho com a lingua que eu não o insultei.

Anónimo disse...

O Xico e o Filipe são trolls se querem ter uma discussão séria o melhor mesmo é ignora-los. É o melhor remédio.

Xico205 disse...

Quando não há argumentos ignora-se não é. Pois, assim vê-se quem tem razão.

Anónimo disse...

Não Xico,
ignorá-lo é exactamente o contrário, é afirmar que certos tipos de primitivismos não merecem reação porque é de supor que a discussão esteja mais avançada. É principalmente não perder tempo com gente insignificante com argumentos ainda mais insignificantes.

Xico205 disse...

Pois é o que eu tenho feito realmente. Perder tempo com mesquinhos e desconhecedores das leis que criticam o que é legal.

Como se costuma dizer: os cães ladram e a caravana passa.

Falam mal dos carros e não sei quê mas há de continuar a haver sempre carros.

Miguel disse...

Já morei nesta avenida.. é excelente em termos de localização mas: um autentico terror em termos de:
- péssimas condições para os peões: passeios minúsculos que, no Inverno, são um perigo (para não falar no espaço minúsculo para as paragens de autocarro que obrigam as pessoas a sair do passeio já por si insuficientes);
- qualidade do piso (quer para carros, quer para peões), digna de um qualquer pais do 3º mundo;
- estacionamento sem condições...
- já que se fala de civismo e países do 3º mundo, que tal referir o cheirinho a urina que aquele passeio central tem... ?! do melhor!! belo exemplo resultado - viva os taxistas e os bêbados.

Falta de civismo e mau trabalho da CML (mais um). Com tantas reformulações que fazem ao sentido do trânsito, que tal decidirem de uma vez por todas em colocar apenas um sentido nesta avenida de forma a alargar os passeios e criar o estacionamento que é muito necessário neste ponto de Lisboa ? já agora recuperar as árvores e um pouco da dignidade que esta avenida merecia.

Em suma, a CML com os seus milhões de orçamento, o que cobra aos seus munícipes (entre IMI, conservação de esgotas, taxas por tudo e por nada) sem resultados visiveis. Cada vez que vejo na TV a troop de parasitas a posar para a TV só dá vontade de rir. PARASITAS é isso que são... por várias vezes precisei de SERVIÇOS que deveriam ser prestados mas os ilustres funcionários nunca estão disponiveis, estão no cafezinho ou fecham a loja às 16:00 .. por mim, era tudo arrasado com o despedimento (sem qualquer remorso). Depois dizem que a sociedade civil não se envolve.. qd o quer fazer a burocracia é tanta que nem vale a pena.