25/10/2017

Prédio na Lapa para Demolição - Pedido de esclarecimentos - Rua do Meio à Lapa, 50-58


Exmo. Senhor Presidente
Dr. Fernando Medina,


Cc. Vereador Manuel Salgado, AML, JF Estrela e media

Tivemos conhecimento de que está na iminência de ser aprovada pela CML a demolição (!) do prédio sito na Rua do Meio à Lapa, nºs 50-58, edifício bastante importante no Bairro das Trinas, pois é um dos originais do aforamento setecentista que ocorreu no interior da cerca do convento das Trinas do Mocambo, logo a partir de 1756, seguindo um esquema modular que ainda hoje todos reconhecemos no bairro. Tem ainda o sistema construtivo e a tipologia arquitectónica originais, pelo que merece que o respeitem e não que o deitem abaixo.

Não entendemos, aliás, como este prédio não consta do Inventário Municipal do Património, anexo ao PDM, dado que foi amplamente estudado por Nuno Teotónio Pereira, entre outros. É uma situação em tudo confrangedora e esclarecedora quanto ao resto da cidade.

Apresentamos, por isso, o nosso protesto, e apelamos a si, Senhor Presidente, para que evite mais esta destruição de património na nossa Lisboa.

Na expectativa, apresentamos os nossos melhores cumprimentos


Paulo Ferrero, Bernardo Ferreira de Carvalho, Júlio Amorim, Pedro Malheiros Fonseca, Fátima Castanheira, Gonçalo Cornélio da Silva, António Araújo, Virgílio Marques, Maria de Morais, Fernando Silva Grade, Martim Galamba, José Maria Amador, Nuno Vasco Franco, Beatriz Empis, João Oliveira Leonardo, Pedro Ribeiro, Miguel de Sepúlveda Velloso


Foto de J Mourão

Sem comentários: