15/12/2021

Adulteração fachada prédio Cassiano Branco - Bairro Azul (CIM) - chamada de atenção à Vereadora do Urbanismo

Exma. Vereadora do Urbanismo
Eng. Joana Almeida


CC. PCML, AML, JFAN, Comissão Moradores Bairro Azul

Constatada a recente alteração grosseira do revestimento do piso térreo da fachada do prédio do nº 15 da Rua Fialho de Almeida, obra do Arq. Cassiano Branco datada de 1935 e parte integrante do Bairro Azul, Conjunto de Interesse Municipal desde 2016;

Alertamos os serviços que V. Exa. tutela para, uma vez que a alteração em causa incumpre a regulamentação da CML, actuarem junto do proprietário no sentido de este corrigir esta intervenção e devolver a dignidade ao edifício.

Alertamos ainda para a necessidade de, tão breve quanto possível, a CML proceder, finalmente, à elaboração de um Regulamento específico para o Bairro Azul, sem o qual o mesmo continuará a ser descaracterizado com obras de exteriores e interiores, o que, a médio prazo, se traduzirá na irrelevância da classificação camarária de 2016, que demorou 11 anos a ser finalizada!

Com os melhores cumprimentos

Paulo Ferrero, Bernardo Ferreira de Carvalho, Inês Beleza Barreiros, Júlio Amorim, Gustavo da Cunha, Martim Galamba, Ana Alves de Sousa, Ana Celeste Glória, Eurico de Barros, Virgílio Marques, João Oliveira Leonardo, Miguel Jorge, Helena Espvall, Jorge Pinto, Marta Saraiva, Sofia de Vasconcelos Casimiro, Fátima Castanheira, Carlos Boavida

2 comentários:

Anónimo disse...

Boa tarde, muito obrigada por nos chamar à atenção. No entanto, cabe-nos informar que o atraso na conclusão da obra (que originou a remoção das pedras) é da responsabilidade da EDP, e não dos condóminos.
Cumprimentos,
Um dos condóminos

Hélder Martins disse...

Agradeço o alerta e a intenção dosde preservar a integridade do imóvel de Cassiano Branco - que não de 1935 mas 1929 - bem como da integridade dos imóveis que no seu conjunto formam o Bairro Azul. Com efeito tem sido essa a preocupação ativa do condomínio nas intervenções de reabilitação do imóvel mas igualmente em contraponto com a necessária modernização. A título de informação aos interessados no assunto, confirmo que a intervenção que se observa na imagem encontra-se aguardar conclusão que depende de prestação por parte da EDP distribuição. Se algum dos subscritores do comentário poder contribuir pela sua celebridade, então tornará útil o seu protagonismo para além da comunicação feita a Senhora vereadora do urbanismo da CML.
Hélder Martins (condômino do primeiro andar direito do referido imóvel)