28/01/2008

Ainda o Bairro Alto

Leio, com estupefacção, o e-mail de João Mesquita, Presidente da Junta de Freguesia de São José e, consequentemente, deputado municipal do PSD, no qual se ergue contra o estado em que encontra o Bairro Alto.
Se bem me lembro, nunca vi ninguém defender o Bairro Alto durante este mandato na Assembleia Municipal, excepto o CDS-PP e o PS (nomeadamente a ex-presidente da Junta Freguesia da Encarnação e actual vereadora da Acção Social Ana Sara Brito).
Aliás, em Março de 2006, o CDS-PP apresentou ao plenário uma proposta que visava uma acção de fiscalização ao Bairro Alto, de forma a verificar as condições higieno-sanitários dos estabelecimentos, cumprimento de hórários, alvarás e licenças e análise dos níveis de insonorização dos mesmos, bem como o reforço do policiamento e criação de plataforma contra a proliferação de graffitis.
Na altura, a bancada do PSD e da qual faz parte o deputado do e-mail anterior, não se pronunciou sequer sobre esta proposta pelo que, no final, todos os partidos votaram favoravelmente (leia-se CDS, PS, PCP, PEV), a abstenção do BE e os votos contra do PSD.
Como todos sabemos, tendo o PSD maioria chumbou a proposta e daqui surge a minha pergunta:
Será que o PSD tem uma cara enquanto é maioria na CML e outra quando é oposição?
Será que agora já faz sentido arranjar soluções para o Bairro Alto porque estão na oposição?
Faz-me espécie que num momento se defenda uma coisa e passado um ano se defenda outra...

8 comentários:

daniel costa-lourenço disse...

Mais importante do que assacar "responsabilidades políticas", importante é identificar os problemas e propor soluções ou formas de as potenciar.

Enquanto cidadão não me interessa saber da contabilidades políticas desta índole, nomeadamente se este ou outro partido fizeram uma ou mil propostas e se um problema prevalece...

Coisa que todos os partidos fazem mas que nada valem na prática.

Terá a sua importância (relativa) noutra sede que não este blog...

Penso eu de que...

Anónimo disse...

O PSD devia preocupar-se mais com a figura que anda a fazer na câmara. Esse deputado municipal tem uns colegas de partido na câmara que são uma vergonha

Anónimo disse...

Zangaram-se as comadres???

Anónimo disse...

João Miguel Mesquita disse ...

Não pretendo nem quero politizar este blog, apenas participar e colher o melhor do exercício de Cidadania.

Por mais que digam que outros já fizeram e o PSD ficou calado não me parece que assim seja. As propostas que até hoje chegaram a Assembleia Municipal de Lisboa não tinham qualquer crédito ou capacidade de execução e para alem do mais tinham componentes altamente lesivas para os comerciantes e transeuntes, e o que se pretende é um Bairro Alto feito para todos sem excepção. Porque fazer propostas por fazer o melhor mesmo é estar sossegado. O que se pretende é fazer com todos a participar por mais difícil que seja, o desafio é mesmo esse; seremos nos cidadãos de Lisboa capazes de fazer tudo para conseguir dar nobreza e dimensão a uma determinada zona da cidade? Ou somos meros demagogos que apenas nos interessa é o escárnio e mal dizer?

João Miguel Mesquita

Diogo Moura disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Diogo Moura disse...

Caro HDO/DCL,

Tem razão quando fala da questão política. O que afirmo é que não se pode ter uma posição e a seguir outra.
Pena tenho é que muitas das propostas votadas na AML nunca tenham repercussão prática.

Diogo Moura disse...

Caro João Mesquita, tem toda a razão quando diz que devemos dar nobreza a zonas da cidade enquanto cidadãos, porque é isso que todos somos antes de qualquer cargo que tenhamos.
Daí que a proposta apresentada era viável e boa para os moradores e comerciantes do Bairro Alto e se assim o é, julgo que todas as bancadas deveriam ter apoiado, independentemente do grupo que a apresenta.

ABA disse...

se estiver enganado ao dizer que o Sr Mesquita é o mesmo Presidente da Freguesia de S.José a quem ouvi em reunião na Faculdade de Ciências sobre a projectada construção do Hotel no Palacete Ribeiro da Cunha (chumbada, porque, nomeadamente, estava na zona de protecção do Jardim Botânico) dizer que o hotel seria bem vindo, que os moradores agradeciam, pois ia dinamizar o comércio!!!, peço desculpa...