14/01/2008

EPUL mantém jovens na incógnita a 15 dias da data de entrega de casas

In Público (14/1/2008)
Ana Henriques

«Advogado põe hipótese de avançar para tribunal com outros compradores de apartamentos em Entrecampos. Terreno alagado cria perigo

A duas semanas do prazo em que devia iniciar a entrega de casas para jovens em Entrecampos, a Empresa Pública de Urbanização de Lisboa (EPUL) mantém os compradores na incógnita, sem assumir os atrasos na obra nem explicar quando ficarão prontos a habitar os 300 apartamentos. Um dos clientes da empresa, um advogado de 32 anos, põe a hipótese de avançar para tribunal, sozinho ou em conjunto com outros jovens que se sintam prejudicados.
Estes não são os primeiros clientes da EPUL Jovem a reclamar - até hoje não houve uma única casa do programa entregue no prazo - e também não serão os últimos: ao lado dos primeiros 300 apartamentos, que parecem estar prontos, mas aos quais faltava há meses a ligação aos ramais de água, luz e gás, irá crescer um empreendimento igualzinho, cujas fundações deviam já estar prontas, mas cuja obra nem sequer arrancou. O atraso da primeira empreitada prende-se, aliás, com a demora no arranque da segunda, uma vez que seria durante esta última que seriam feitas as infra-estruturas comuns a todas as construções. Em vez de fundações, o que existe ao lado dos primeiros prédios é um terreno escavado, revolvido e empapado pela chuva, que nalguns pontos já alagou - com todos os riscos de afogamento infantil inerentes à situação. Apesar de a obra se encontrar vedada, não é impossível a uma criança ultrapassar as barreiras para ir brincar na lama. No local não há operários, uma vez que os trabalhos estão parados.
Os vereadores comunistas fizeram um requerimento à Câmara de Lisboa para saber quais os atrasos dos vários empreendimentos que a EPUL tem em curso, os motivos do sucedido e o valor dos adiantamentos financeiros feitos pelos compradores à empresa. Receberam uma não-resposta há um mês: a empresa informou-os de que, daqui por diante, deixará de vender os apartamentos "no papel", só procedendo à sua alienação quando a respectiva obra estiver pronta e licenciada. Uma prática que poderá vir a encarecer as casas, que são vendidas a custos controlados, mas evitará que os jovens fiquem anos à espera de ir morar para casas que já estão a pagar ao banco, através dos habituais empréstimos. O PCP acusa a EPUL de "irresponsabilidade sistemática" e mostra-se preocupado com a clarificação da sua vocação. Há um ano que a sua reestruturação está em cima da mesa, tendo sido gastos 110 mil euros num estudo encomendado a uma consultora, sem que até hoje nada tivesse acontecido. A câmara promete tomar decisões até ao fim do mês, tendo sido agendada uma reunião para esta semana.
À empresa que trata da comercialização das casas da EPUL, a sua subsidiária Imohífen, têm chegado situações dramáticas de jovens, geradas pelos atrasos na entrega das casas. Os funcionários são confrontados com a irritação de muitos deles, por não terem respostas para lhes dar. O PÚBLICO também não conseguiu ontem esclarecimentos da parte da empresa.»

60 comentários:

Filipe Melo Sousa disse...

Os "premiados" ainda estão a ser contabilizados. O burocrata que atribui as casas a metade do preço de mercado está ainda a fazer o ranking dos melhores presentes de natal que recebeu. É que fazer o ranking dos 300 benfeitores é uma tarefa muito dispendiosa para gente daquele calibre. Só depois disso é que a obra pode avançar.

Mas diga-se que os "compradores" não têm de que se queixar. Um ano de espera não é uma penalização muito má para um desconto de cerca de 100.000 € na compra de uma casa.

Anónimo disse...

"..apartamentos, que parecem estar prontos, mas aos quais faltava há meses a ligação aos ramais de água, luz e gás.."

Recordo-me muito bem deste "problema" na zona de Benfica, lá para os finais da década de 60. Prédios prontos, mas desabitados à espera das tais ligações. Continua-se com a mesma cantiga 40 anos depois? Bom, nessa altura podia-se conseguir as tais ligações em poucos dias....e parece-me que já adivinharam como.
Será que em 2008 o "sistema" ainda está em prática ?

JA

Carlos Medina Ribeiro disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anónimo disse...

Boa Tarde!
A EPUL não tem ponta por onde se lhe pegue. Não têm consideração pelos compradores, e a incompetência é gritante!
Sou compradora de um apartamento no empreendimento do Martim Moniz, que devia estar pronto desde 2003! Estamos em 2008 e não sabem dar um prazo para a entrega. Já existiram vários: 2003, 2005, 2007, Abril de 2008. Mas não é preciso ser especialista, para que quem passa no Martim Moniz veja que antes do fim do ano deve ser difícil.
Espero muito estar enganada, pois embora tenha mais de metade da casa paga, tenho de pagar um arrendamento todos os meses, para ter onde viver!

cgamito@yahoo.com

Anónimo disse...

Filipe Melo Sousa,

Não escreva sobre o que não sabe.

Filipe Melo Sousa disse...

O facto de se conhecer UM exemplo demonstra a existência de corrupção.

O facto de se conhecer UM exemplo contrário NÃO demonstra a ausência.

sempre disponível para esclarecer as suas confusões :)

Anónimo disse...

Filipe Melo Sousa,

Se tem conhecimento de casos de corrupção, exerça o seu direito (e dever) de cidadania e faça uma denúncia.

Cumprimentos,
Um dos 300 benfeitores que foi de facto sorteado, não enviou presente de natal, sente na pele esta indefinição em relação à entrega das casas e como tal, não compreende os comentários em que nos faz a todos passar por aldrabões

Filipe Melo Sousa disse...

caro sr-a-quem-saiu-o-totoloto,

no nosso país, uma denúncia num blog público é bem mais útil do que quando feita a um burocrata (ou seja, no covil do gatuno)

espero que esteja contente com a sua condição, pois tem uma casa a metade do preço (nós contribuintes pagamos a outra metade), e NEM SEQUER teve de subornar um burocrata. O Euromilhões está por toda a parte :)

Anónimo disse...

caro sr filipe melo sousa, ao lê-lo sinto da sua parte tanta dor de cotovelo que quase me leva a acreditar que o sr também terá tentado a sua sorte... será que tinha essa raiva toda se tivesse sido sorteado?

parece-me evidente a resposta!

diogo

Filipe Melo Sousa disse...

Caro diogo, não estamos a falar da mesma coisa, pois você insiste em falar de "sorteio".

Mas respondendo, nunca concorri a nada da EPUL, nem entreguei envelopes recheados.

Ricardo Pinto disse...

Deixemos a discussões que em nada contribuem para a clarificação deste tema porque o que importa é discutirmos como proceder uma vez que também faço parte dos tais 300 sortudos aos quais foi sorteada uma casa neste empreendimento.
É importante saber exactamente o que vai acontecer e qual o atraso previsto para, em caso denecessidade, podermos mobilizar e tentar resolver este problema.

Ricardo Pinto disse...

Era também importante saber quem é este advogado e saber como contactá-lo não vá o diabo tecê-las.

Anónimo disse...

"não interessa nada eu ter subornado um burocrata do estado para ter uma casa a preço da chuva comparticipada pelos contribuintes que não têm direito a tal, o que interessa é alertar a opinião pública para a minha casa à borlix poder estar pronta depressa"

Anónimo disse...

Boa tarde, eu também sou um contemplado no concurso da segunda fase e garanto que nunca na vida subornei ninguém. Os meus pais são operários texteis pelo que também não será por uma questão de "cunhas". Contudo confesso que achei muito estranho a Epul, que desde sempre deixou acrecentar uma segunda pessoa aos contratos, não o ter permitido neste emprendimento e mais grave, o ter comunicado na sexta-feira imediatamente antes ao dia do contrato promessa de compra e venda, por via telefónica, sem qualquer documento oficial a negar o pedido feito 2 meses antes. É evidente que ninguém consegue alterar um pedido de crédito habitação de um dia para o outro... Posto isto, se é verdade que as coisas não funcionam na perfeição, também é verdade que muita gente fala do que não sabe... Sr Filipe Melo Sousa, se acha que os empreendimentos da EPUL são um Euromilhões talvez esta na altura de começar a jogar porque se não concorrer só mesmo por subornos é que la chega... comigo bastou 25€ de candidatura...

Anónimo disse...

Caros, eu sou tb dos contemplados que têm a vida completamente destruida por causa do dito "euromilhões", de euromilhões só tenho:
- vendi a minha casa em Novemvro devido ao facto de estar previsto a entrega das casas em Fev... só me apetece chorar.
-vivo numa casa alugada (30m2) e tenho que continuar a pagar os juros do empretimo dos 60%
-Estou á espera do meu primeiro filho (nasce no fim de Maio), a minha mulher está de baixa e a segurança social é como sabemos
-Tenho até nov de 2009 para provar ás finanças que reenvesti o dinheiro do lucro da casa que vendi (se não fizer a escritura até Nov de 2009 estou f...)
Querem uma situação pior que esta... Hoje digo, Maldita a hora que me saiu o euromilhões!!!!!

Filipe Melo Sousa disse...

A rapaziada diz ter a vida adiada, e estar a ser gravemente lesada. Ora bem, eu tenho uma solução para essa rapaziada. E ao contrário dos filantropos com o dinheiro dos outros, eu proponho-me resolver o problema deles com o meu dinheiro.

Eu compro ao comprador da EPUL que estiver interessado a casa ao preço que foi estabelecido, incluindo juros de actualização 6% anuais sobre o que já pagou, deduzindo obviamente o valor de mercado das rendas acumuladas da casa camarária que ocupa à custa dos contribuintes enquanto aguarda a conclusão da obra. Se aceitar a minha proposta, entre em contacto comigo. Se não ouvir falar de si, deduzo que se está a queixar de barriga cheia.

Ricardo Pinto disse...

Caro Filipe Sousa,
Ainda bem que há gente abonada e com tanta certeza das coisas, nomeadamente que as casas custam 50% do valor do mercado e outras leviandades que o meu caro alega.
O sr. que parece tão rigoroso e tão justiceiro devia saber que um negócio desse género como o que está a propor é um crime pois no contrato celebrado entre a EPUL e os promitentes compradores existem cláusulas que obrigam à manutenção da propriedade durante "x" anos como PRIMEIRA HABITAÇÃO, logo não a poderia negociar nem sequer fazer qualquer tipo de pacto ou cedência de posição com quem quer que seja.
Se posso vir a ganhar 100.000 Euros ou não, o tempo o dirá pois se o sr. se informar existe por aí uma coisa chamada crise imobiliária, outra chamada spread, outra chamada crise americana, outra chamada taxa de juro e ainda outra chamada atrasos que todas juntas podem fazer com esses tais 100.000 Euros possam tornar-se em nada.
Se para si o dinheiro não é problema, ainda bem! Para outros a vida não é assim tão fácil, talvez por não terem dois apelidos sonantes, não sei. Aquilo que o outro sr. comentou é uma realidade pois as pessoas procuram alternativas e concorrem às casas da Epul que não são a pechicha que foram em tempos. Se somos proprietários de outras habitações temos de vendê-las e como o mercado não está fácil, se aparecer comprador antes de tempo, aceitamos o negócio para não ficarmos com 2 encargos.
Se olhar para a situação, a EPUL uma vez mais construiu tudo com dinheiro financiado a custo zero para eles quando para nós tem um custo cada vez mais elevado e dificil de suportar.
Agora a ganáncia e a falta de respeito da EPUL é que geraram este problema pois quiseram numa única empreitada fazer as ligações para os dois blocos. Como o segundo estava atrasado, que se lixem os do primeiro. Quem espera 3 anos espera 4 ou 5, não é?
De qualquer forma, terei todo o gosto em vender-lhe findo o prazo obrigatório de posse do apartamento e concerteza que aceito o preço que dei de início, actualizado à taxa que o sr entender e mais os 100.000 Euros em cima. Só não sei é se uma casa EPUL não será demasiado reles para si ou será que o seu objectivo é apenas a especulação imobiliária?

Filipe Melo Sousa disse...

Os apelidos apenas são sonantes por mérito de quem os carrega. De pouco valem as considerações pessoais, ou o propósito que darei à casa. Foque-se no seu problema. Deixe comigo essas enfadonhas considerações. O dinheiro, tais como as consequências legais são minhas.

Mas já percebi que não quer desistir da pechincha. Tanto é que a minha proposta já lhe é conferida pela própria EPUL. A minha proposta é apenas um meio de expor o seu proveito, e como não quer prescindir dele. E numa hipótese académica, um meio de fazer dinheiro.

Ricardo Pinto disse...

Caso não tenha reparado, eu não disse que queria desfazer-me da casa, apenas comentei a sua resposta à pessoa que tinha "desabafado" neste blog.
No seu blog o sr parece uma pessoa mais preocupada com as injustiças.
Continuo a dizer-lhe e este será o meu último comentário às suas palavras pois não gosto de alimentar este tipo de polémicas, especialmente vindas de quem diz as coisas a título de provocação, com arrogância e prepotência.
Eu também sou capaz de vir para aqui armar-me em "cagão" (passe a expressão), provocar as pessoas e nem sequer ponderar que por trás destas decisões da EPUL, podem vir muitos problemas para quem se empenhou para concretizar um sonho.
É muito fácil gerar polémicas, mais fácil do que chegar aqui ao blog e dizer: "meus amigos, vamo-nos reunir e tentar solucionar este problema, fazendo prevalecer os nossos direitos". Talvez por isso é que encontramos algumas opiniões provocatórias e nenhuma nesse sentido.
Tal como o sr, eu também partilhava da opinião que os sorteios da EPUL eram pouco transparentes até ao dia em que concorri e fui sorteado. Sinceramente não esperava e, se olharmos para a lista de sorteados, deparamo-nos com uma lista de apelidos (lá estou eu a bater na mesma tecla) que me deixa sérias dúvidas. Mas efectivamente apelidos não são títulos nem medalhas (embora algumas vezes ajude) mas talvez a maioria dos sorteados sejam pessoas de bem, que jogam numa "bolsa" à parte para fazerem dinheiro com as casas da EPUL. Talvez esses não se queixem porque não tiveram de se empenhar para pagar as tranches e não façam intenção de sequer algum dia viver naquelas casas. Mas estão no seu direito, não temos de demonstrar pobreza extrema para nos candidatarmos a essas casas portanto qualquer um é elegível.
Pelo que percebi, o sr é uma pessoa minimamente informada e portanto se pensar um pouco verá que se para alguns seja mais um ano sejam 5 anos é mais ou menos indiferente mas para outros não é bem assim e as suas palavras acabam por ser injustas e talvez um pouco desenquadradas da realidade.

Filipe Melo Sousa disse...

Os seus problemas são exclusivamente seus. Não advirão certamente de uma casa que lhe foi "sorteada" a metade do preço. Os seus projectos e os seus problemas pessoais, esses não me interessam. O peso financeiro da compra para si , se quer a casa para especular ou habitar, é-me indiferente. Ambos são propósitos legítimos, e dizem respeito à vida de cada um.

O que é relevante é a legalidade do negócio. Preocupo-me com o injusto favorecimento arbitrário de alguns com dinheiro público. E preocupo-me em desmentir um falso drama de quem se queixa de barriga cheia. Tal como preocupo-me em desmentir as suas heurísticas obscuras que permitem aferir a idoneidade do sorteio por estatística de apelidos.

Methos disse...

Caro Filipe Melo Sousa,

i) A sua escrita de "pena" rápida carregada de arrogância e frustração até me faz.. pena!!!...a falta de capacidade de se colocar na pele dos outros apenas demonstra uma falta de humanidade e uma falha de carácter.

ii) Este blog-Cidadanialx, deveria funcionar como um meio para unir as pessoas que se encontram lesadas por esta pseudo empresa, que já deu várias mostras da sua inoperância, e não como um meio de atacar uns quantos cidadãos que tiverem a sorte,ou o azar, de lhes ter saído o, nas suas palavras, "euromilhões"!!!. E digo-lhe mais caríssimo, vamos esquecer os cabazes de natal de oferta (em que me pareceu muito letrado), vamos esquecer a sorte ou o azar, vamso esquecer a especulação imobiliária e que tal se nos focássemos naquilo que está realmente em causa: O incumprimento, uma vez mais sem razão aparente, de prestação de um serviço que mexe dramaticamente na vida das pessoas.

iii)Da minha parte, encontro-me na disposição de avançar juridicamente contra a Epul, por forma a assegurar que o pagamento dos juros que neste momento estou a pagar seja transferido para a EPUL, caso alguém se queira juntar é fazer o post!?

iv)Como última nota caro Filipe Sousa, como me parece invejar de sobremaneira os sorteados da praça de entrecampos só lhe posso desejar que tenha a mesma sorte que eles/nós, em todos os negócios que fará na sua vida...não podia ser mais justo nos meus desejo ou podia?

Filipe Melo Sousa disse...

Obviamente não estou disposto a financiar "sorteios" de afilhados com dinheiro público. Existem pessoas que pagam impostos que ficam prejudicadas. E existem sorteados ingratos.

Anónimo disse...

viva,
eu tb estou à espera de um apartamento da primeira fase do empreendimento de entrecampos.

recolhi algumas informações junto da Deco de como agir nesta situação e, mais importante ainda, continuo sem receber resposta da epul relativamente a aditamento que devia ser celebrado para o contrato de promessa de compra e venda.

deste posts chegou-se a alguma conclusão de como agir conjuntamente nesta situação.

o meu mail é
youngmarblegiant@gmail.com

Anónimo disse...

Boa noite,

Apesar de não ter nem apelidos pomposos nem familiares nem um amigo na Epul e apesar de trabalhar há mais de 10 anos e de contribuir para algumas coisas que também não me trazem beneficios próprios, fui sorteada e também paguei como todos a factura pesasda que carregamos por algo que ainda não usufruimos.
Necessitava de contactar "moradores" da praça de entrecampos, para partilha de informação e possivel criação de comissão. obrigada

os meus cumprimentos, SC

s27coelho@gmail.com

Anónimo disse...

http://moradoresdapracadeentrecamposepul.blogspot.com/

euricosta disse...

Olá, estou mais uma vez a postar neste site e até fico arrepiado com os comentários desse sr Filipe Melo Sousa ... "metade do preço??!!" estou a comprar um T2 de 90m2 por 238.500€!! se o senhor o quiser comprar dentro de 5 anos até lhe faço um desconto, vendo-o por 300.000 em vez de 470.000, está interessado? se nao estiver pare de dizer barbaridades e vá ver se o Porsche está bem encerado!
Aliás, com esta confusão toda acresce-se o facto de a CGD me querer alterar as condições de empréstimo. de um spreed 0,3 querem passar para 1,0... isto para o intercalar porque as condições do principal "serão anuncidas em altura considerada oportuna". Realmente é triste ganhar o euromilhões. Provavelmente vou devolver a casa à EPUL.
Eurico Costa

Unknown disse...

caro sr euricosta que se queixa de barriga cheia,

a minha proposta mantem-se :)

O valor actualizado da casa, descontando as rendas da casa que tem ocupado à borlixxxx. Ou seja, os contribuintes a pagar-lhe.

Anónimo disse...

Olá,

Penso que o Filipe está mal esclarecido em relação à actividade da EPUL. Apesar de ter vários projectos de reabilitação urbana, também tem um projecto de promoção imobiliária onde a EPUL jovem está englobada. E esta funciona como qualquer empresa no sector imobiliário, ou seja é um negócio...não me parece que seja efectuado algum tipo de uso dos dinheiro dos outros contribuintes uma vez que estas casas são pagas e não são dadas..e apesar de tudo a empresa imobiliária (a imohifen) tem lucro na mesma. Em relação a casas ocupadas de "borlixxx" a que se refere não existem, apenas existem pessoas que pagam as rendas/os emprestimos das suas casas durante alguns anos sem as habitar, por isso como vê neste caso muitas vezes adiam e até prejudicam a sua vida.
Espero ter ajudado a esclarecê-lo

Cumprimentos

Eurico disse...

Casa que ocupo à borlix?? Eu estou a pagar 700€ de renda+380€ de emprestimo pelos adiantamentos que dei à Epul+56€ de seguros. e ainda tenho 23.850€ empatados num dos adiantamentos que tive a infeliz ideia de dar do meu bolso e para isso ando com um carro de 1991...ningém me paga juros desse dinheiro! se nao sabe do que fala CALE-SE!!

Unknown disse...

Tanta gente indignada a chorar lágrimas de crocodilo, mas a verdade é que na altura de aceitar a minha proposta ninguém se chega à frente.

Eu compro-lhe a casa a 230.000 € em vez dos 470.000 € que um comentador aqui demonstrou tão bem saber que a sua casa na realidade vale. Não perde dinheiro, o que me diz?

Ah pois é, na hora da verdade, quando a sua versão é posta à prova através do dinheiro, a hipocrisia foge para o quintal.

Ricardo Pinto disse...

Querem ver que este Filipe de Melo é uma alma caridosa que nos quer ajudar?
Viva o Salvador!!!!!
Deixem de se dar ao trabalho de responder a este provocador que não vale a pena.
"Mais cego que o cego é aquele que não quer ver."
Este sr. é apenas um lenhador com excesso de produção que anda só a meter lenha em fogueira alheia!

Anónimo disse...

Caro Filipe Melo Sousa,

Vejo que a "dor de corno" não lhe passou, unica razão para continuar a postar aqui...e isso agrada-me!!!... "Óh Evaristo tens cá disto?!?"

Unknown disse...

OK, como ninguém aceita a minha proposta, interpreto a irritação dos comentadores como sinal da falsa indignação desmascarada. Se tivessem sido lesados com a compra obviamente que aceitariam o dinheiro de volta com juros de 6%.

Anónimo disse...

Irritação??? eu pessoalmente acho-o muito divertido cómico mesmo, eu diria...continue a entreter-me com os seus comentários...afinal você é a prova que a estupidez e a casmurrice não têm limites!!!..."Óh Evaristo tens cá disto?1?"

Unknown disse...

Repare que para além dos seus tremeliques e insultos, não existe algum argumento racional da sua parte. Não aceita a minha proposta porquê? Tem o seu dinheiro de volta, e ganha 6%. Nenhum banco lhe dá melhor. Não prescinde da casa? É porque afinal de contas ficou com uma pechincha certo?

à conta dos contribuintes

Anónimo disse...

Elementos racionais;

- 6% é uma taxa de juro bastante interessante!

- no entanto como compreenderá 6% não pagam o meu tempo e desgaste, ...não sei qual será o custo do seu tempo, mas acredito baixo.

- Não se trata de 1 ano de espera mas sim de 3 anos de expectativas acumuladas goradas com grande impacto na vida das pessoas

- Mesmo que nos tivesse saído o "euromilhões", como referido, o que está em causa é incumprimento do acordado por parte de uma entidade,e quanto a isso não terá nada a dizer e não há dinheiro que pague a falta de palavra...talvez você tenha uma óptica distinta (..."por vinte moedas de prata" o que não faria pergunto-me)- Dinheiro não é tudo

- "À conta dos contribuintes" nem sequer comento tamanha imbecilidade que só demonstra o desconhecimento de causa e de todo o processo

- Antes de escrever este último ponto perdi um segundo para ver que outras ideias poderia defender no seu Blog...e que estupidez cerrada!!!, apesar de prosaicamente escrita, não passa de uma escrita desprovida de sentido e verdadeiro teor de alguém que não têm nada para dizer mas quer gritá-lo para toda a gente à viva voz...o que me leva a pensar "Mummy didn´t love you enough"???. E com isto termino, para sempre, e sugiro que os outros o façam, os meus comentários ao seus posts

Ricardo Pinto disse...

Só me resta acrescentar isto à resposta deste último post:
LOL
É a única coisa mais que tenho a expressar para esse sr. Melo Sousa.
Não gastem mais latim com este sr pois ele é só um provocador e quanto mais respondermos mais ele vai "picar". Como não sou boi, não preciso que me piquem.

Filipe Melo Sousa disse...

Não me admira nada que ideais um pouco mais liberais o incomodem. O seu discurso, e um certo analfabetismo económico seu, já assim o sugeriam.

Entre insultos e peixeirada, confirma-se aqui de forma límpida e magnânime que o comentador anónimo saiu muito, muito beneficiado.

É que, para além da "lotaria" que lhe saiu, os juros de mora estão a contar a seu favor. E ainda quer arranjar maneira de colocar advogado e ir buscar mais dinheiro aos contribuintes portugueses.

Eurico disse...

Esqueçam este atrasado mental que vem para aqui destabilizar e concentremo-nos no essencial.Qual é o ponto da situação?
Existe ou não um movimento disposto a levar o assunto para tribunal? Se sim, quantos somos? Alguém tem contactos dos futuros moradores? Já alguém falou com a Promontorio? Parece-me que também eles estão indignados com a alteração feita ao projecto deles e provavelmente veriam com bons olhos uma acção conjunta com os futuros moradores.
Vejo muita gente a desabafar nos blogs mas pouca acção. Temos de nos organizar e colocar as nossas renvidicações por escrito à Epul.
Estou farto de contactos telefónicos que não levam a nada. Se mais ninguém se mexer eu vou contratar um advogado e avançar a nível individual.
Aguardo notícias.
Eurico Costa - ehrcos@gmail.com

Anónimo disse...

Boa tarde a todos!!!

Hoje contactei a EPUL (mais uma vez) e a resposta que obtive foi:
Tem que ter paciência porque não sei se viu as notícias mas na semana passada mudamos novamente de administração!!! E..??? Vamos lá em frente quem quiser participar já sabe!!!

s27coelho@gmail.com

http://moradoresdapracadeentrecamposepul.blogspot.com/

Cumprimentos,

Eurico disse...

A todos os moradores do lote 3 com emprestimo com a CGD.
O problema com a CGD é muito mais grave do que muitos pensam. O problema não é só o spread do Intercalar! Eu tenho excelente relação com a gerente da minha agência e antes de receber as informações oficiais já eu sabia o que se estava a passar. Claro que informei logo a Imohifen que me ignorou completamente (isto há mais de 6 meses).
Se não aceitarmos as novas condições, como não cumprimos as datas os contratos negociados não são válidos, inclusive o principal! A gerente falou com o Director Regional e só na escritura é que saberei quais as condições do contrato principal! Se virem a minuta do contrato proposto diz qualquer coisa como “as condições serão anunciadas em altura considerada oportuna”! E o problema não é só o spread. Eu tinha financiamento a 100% e fui logo avisado que na melhor das hipóteses terei 90%!
Quanto ao intercalar, ele tem uma data de termo, a data da escritura anunciada inicialmente pela Epul. A CGD não é obrigada a prolongar o termo do contrato! Que acontecerá então entre a data de termo do intercalar e a escritura de facto? Temos de devolver o dinheiro do empréstimo intercalar à CGD!! A Epul vai devolver esse dinheiro??
Hoje (mais uma vez) fui falar com Dr Fernando Nunes à sede da Epul e como sempre a resposta foi ai e tal temos nova administração, tamos em negociações com a CGD mas isso é um problema entre si a CGD!! É verdade que a CGD tá a ser sacana e a aproveitar-se para alterar os contratos face á actual conjuntura mas se não fosse as trapalhadas da Epul, a CGD não tinha como alterar os contratos.
Quanto ao mamarracho de escritórios que vai nascer em vez do fórum, segundo Dr Fernando, a Epul só é dona dos lotes 2 e 3 e o resto é da Câmara logo não têm nada a ver com isso. Mas quando foi para publicitarem o empreendimento com vídeos todos giros e porem milhares de jovens a pagar 25€, o empreendimento era um todo… Ainda lhe disse que o assunto teve em discussão pública na Câmara mas nem tiveram a decência de avisar os compradores e a resposta foi que nem eles sabiam!! Não sei se são parvos, querem fazer de nós parvos ou é apenas incompetência levada ao extremo!!
Enfim, acho que tudo isto só se vai resolver em tribunal. Desculpem a longa prosa, espero ter sido esclarecedor. Mais informações ehrcos@gmail.com.

Anónimo disse...

sr Filipe,

Há inumeras agências imobiliárias onde poderá comprar casa em vez de andar aqui bisbilhotar. Ex. www.imohifen.pt

Se o assunto não lhe diz respeito, faça de contas que vai à casa de banho, que bem deve precisar e pire-se.

se quiser fazer negócio estou disponível para lhe vender 1 T1 com 64m² no Martim Moniz, aceita?

Obrigado,
HP

www.imoh

Filipe Melo Sousa disse...

acho piada ao comentário do sr. anonimo que pede para as pessoas se remeterem ao silêncio quando o assunto foi exposto precisamente num blog público aberto aos comentários. primeiro expõe o seu problema em público, depois exige que não lhe respondam.

ou será que os comentários apenas são bem vindos quando começam por "amen"?

Anónimo disse...

:)
Bem observado, sem dúvida!!

Mas não estará o sr. Sousa alheio da realidade? Sabe realmente o que se passa, ou estará a ser pago para representar interesses?

Andaremos nós a pagar o seu ordenado?

Amen!
HP

Filipe Melo Sousa disse...

coloquei uma questão concreta sobre o projecto de "sorteio" dos apartamentos. em vez de resposta por parte das pessoas interessadas que querem obter mais proveitos ainda por parte do contribuinte, obtenho evasivas e "não te metas".

não sou da epul, eu ao contrário do comentador não sou anónimo. o único proveito que obtenho é como contribuinte não ter que continuar a sustentar gulosos.

Eurico disse...

Sr Filipe, eu vendo-lhe o meu T2 na praca de entrecampos. estou a pagar 238.500€ por ele. se me pagar as tranches que ja paguei à Epul e respectivos juros eu vendo-o já, desde que o negócio fique oficializado com a EPUL ou o Sr aceite por escrito todas as penalizações que possam advir da venda antes dos 5 anos. o meu email é ehrcos@gmail.com
Se aceitar muito bem, temos negócio já, eu vendo-o. se não aceitar faça o favor de se calar.

Filipe Melo Sousa disse...

Faça-me chegar os documentos da escritura :) 238k por quantos m2?

Anónimo disse...

Que puto mimado...epá, que não te doa tanto o cotovelo agora!

Anónimo disse...

Para o sr. Filipe Melo talvez bastasse um apartamento com 50x50cm e 2 tijelas, uma para a água e outra para a ração.

Eurico disse...

95 m2
sr filipe como sabe nao posso fazer chegar-lhe os documentos da escritura porque a obra está em construção ha varios anos... so temos contrato promessa ede compra e venda. ja falou com a epul por causa da clausula de nao poder vender antes dos 5 anos? eu dei-lhe o meu e-mail. responda para lá que eu dou-lhe o meu contacto pessoal por e-mail. vamos os dois à epul para resolver esta questão??

Filipe Melo Sousa disse...

2.500 euros por m2? não são esses os valores da EPUL

Anónimo disse...

Caro FMS,

Estou farto dos seus comentários e ofensas gratuitas de sua parte.
Respondi-lhe algumas vezes para lhe tentar explicar aquilo que sabia sobre o assunto no entanto o caro amigo não deve ter mais que fazer que andar a insultar pessoas com acusações infundadas (pelo menos no meu caso).
Além do mais só mesmo o caro amigo que é tão letrado é que ainda não percebeu que dos contribuintes não entra nem um cêntimo para pagar a minha casa.
Digo-lhe mais, se à data do sorteio até poderíamos considerar um negócio interessante a compra pelo valor proposto, nos dias que correm o valor talvez esteja acima do mercado dado o preço de compra, custo de financiamento antecipado, tempo de espera e, mais importante ainda, qualidade dos acabamentos. Peça a um banco para avaliar as fracções e depois diga-me o valor para compararmos com o preço pago.
Só mesmo quem nunca teve uma casa da EPUL é que pode achar que é bom negócio porque realmente o projecto parecia interessante mas a qualidade da construção e acabamentos digamos que é quase de bairro social. Portanto se há alguma coisa ali que valha o dinheiro, é o m2 de terreno que como já teve oportunidade de confirmar, não é assim tão barato quanto o sr. pensava.
Digo-lhe ainda mais, tenho a casa escriturada há 2 meses e não me posso mudar para lá porque os defeitos são tantos que a EPUL ainda lá anda a tentar resolvê-los e eu a pagar a casa.
Por isso vamos combinar uma coisa, ou o amigo se informa devidamente sobre o projecto e o empreendimento em si depois de acabado ou então o melhor é calar-se de uma vez porque as calúnias que o sr. faz irritam muitos como eu que concorreram de forma espontânea e, realmente tipo Euromilhões (pensava eu) em que se faz uma inscrição para um concurso no qual nos pode ser sorteada a POSSIBILIDADE DE COMPRA de uma casa em Lisboa. A mim ninguém me deu nada e talvez graças ao protocolo assinado entre EPUL e CGD tenha quase sido roubado em spreads e condições financeiras.
Esta será mesmo a minha última resposta para o sr. e espero que definitivamente seja coerente e deixe de ser puto mimado que gosta de vir para aqui irritar quem tenta estar informado sobre o empreendimento. Aqui e em outros blogs sobre este e outros assunto.
Epa, sei que não é fácil arranjar trabalho mas arranje qualquer coisa para fazer porque qualquer dia ainda ganha a medalha de super herói atrás do teclado porque aqui no blog é fácil mandar umas bocas e tal a ver se pega mas deixo-lhe um desafio: Convido-o a colocar no se fantástico Blog as provas que tem sobre as acusações que faz e defenda-as como um homenzinho, com factos e não com bocas. Talvez assim eu possa dizer que estava errado e dar a mão à palmatória.

Já agora, o meu Nome é Ricardo Pinto e não me apeteceu logar na minha conta para lhe responder. Mas não sou anónimo embora o anonimato seja válido e preferido por alguns dos utilizadores deste blog o que não lhes tira o crédito em algumas respostas que lhe dão. Noutras, apesar de menos próprias, até acho que lhe serve bem o barrete pois para além da graça, acabam por reflectir um pouco aquilo que a sociedade pensa sobre si dada a forma como se apresenta.

Anónimo disse...

E já agora que tanto falou, porque não honra a sua palavra e compra o apartamento ao sr. Eurico?
Não era o que defendia? Passo a citá-lo "Eu compro ao comprador da EPUL que estiver interessado a casa ao preço que foi estabelecido, incluindo juros de actualização 6% anuais sobre o que já pagou(...)"
Epa, chegue-se à frente! Compre lá a casa ao homem!
Ou isso ou cale-se porque se não o fizer deixou de ter argumentos para falar.

P.S. - é o Ricardo Pinto novamente mas tou-me a c@gar para me logar só por sua causa.
Cumprimentos.

Anónimo disse...

Boa Ricardo!!

Infelizmente a nossa sociedade tem destes emplastros e temos de levar com eles de vez em quando.

Sempre gostava de ver se esse fala-barato asnático compra a casa ao Eurico, pagava para ver!

Anónimo disse...

Boas,

Resolvi espreitar o blog porque pensei que ou não estava a receber notificações ou o nosso "amigo" FMS tinha fugido, com o rabo entre as pernas, aos compromissos que assumiu por aqui.

Confirma-se que, a não ser que as coisas estejam a ser tratadas em segredo, o ditado "Cão que ladra não morde!" continua actualizado.
Se estiverem em negociações ao menos partilhem alguma coisa com a malta para não ficarmos a pensar que o "amigo" FMS é um cobarde.

Ass.: O tal que não se dá ao trabalho de se logar.

Anónimo disse...

Se calhar o FMS já comprou o paratamento e já lá está a viver :)

Anónimo disse...

* Apartamento

Ricardo Pinto disse...

Se o fez tiro-lhe o chapéu duas vezes. Uma por ter honrado o compromisso e a outra por ter conseguido ir logo para lá pois o meu apartamento "roubado e construído às custas dos contribuintes do nosso País" está escriturado há dois meses e ainda não consegui mudar-me para lá tal não é a excelência do trabalho lá feito.
Se ele precisar de mais algum apartamento para um familiar, amigo ou para dar alguém a quem deva favores, o meu também está disponível e até lhe dou a hipótese de escolher os acabamentos coisa que a mim não me deram e agora tenho de fazer também algumas alterações.
Essa parte ofereço-lhe eu do meu bolso desde que suporte os restantes custos que tive até ao momento mais o valor da casa.
Até perco dinheiro só para me ver livre do empecilho.
Afinal acho que comprei uma casa no IKEA porque vem tudo por montar...

Anónimo disse...

A sério Ricardo??

Não dá para reclamar com a EPUL?
Isso é quase um caso de polícia...

Espero que a minha casa (daqui a muitos anos qd estiver pronta - Martim Moniz), fique habitável.

Estes vigaristas da EPUL haviam de ir todos presos!!

Ricardo Pinto disse...

Infelizmente é a sério.
Segundo os srs. compramos uma casa "baratucha" portanto temos direito a acabamentos de bairro social.
Claro que no meio muita gente deve ter ficado com o tal "dinheiro dos contribuintes" e parte do meu também.
Reclamações minhas são de seguida. Resoluções vão vindo e cada uma pior que a outra. Só um exemplo: reclamei que o flutuante estava levantado, foram lá, trocaram, "cagaram as paredes todas, os remates ainda estão por fazer e o que lá está, está ainda pior que o outro. Vão levantar outra vez.
Enfim...
Mas "estava no projecto, não viu?" é outra frase linda dos srs. eu devo ter cara de pedreiro para perceber os pormenores técnicos todos que lá vêm.
Vá lá que ninguém se lembrou de meter lá que as casa eram feitas com areia e água e era só erguer paredes senão tava bem tramado.
Esse empreendimento do MMoniz nem comento... É realmente vergonhoso o que fizeram porque o meu mal por mal está entregue. Não percebo é como é que ninguém processa a EPUL por essa situação obrigando-os a devolver a totalidade do dinheiro, actualizado, com juros e todas as custas afinal a EPUL é um banco com juros a taxa zero.