23/06/2008

PRAÇA DE ALVALADE (lado sul): JÁ NESTE ESTADO?






A propósito da recomendação da AML, aprovada por unanimidade na passada terça-feira, sobre o estado caótico em que se encontra a Praça de Alvalade, fruto do desleixo do Metropolitano de Lisboa, publicamos aqui algumas imagens do lado sul da Praça de Alvalade onde os arranjos à superfície já "terminaram"... Mas se é assim, com este nível, que o lado norte da praça vai ser remodelado, então não será tão cedo que teremos uma Praça de Alvalade com qualidade.
Para uma cidade que faz alarde da sua "calçada à portuguesa" estar constantemente a tapar buracos e valas com cimento é incompreensível (foto 1). E como explicar as antigas bocas de incêndio semi-enterradas após a execução dos novos pavimentos (foto 2)? Estarão operacionais?As novas árvores de alinhamento da praça também não duraram um ano. Alguns dos jacarandás morreram ou à sede ou atropelados (como a sinalização vertical na foto 3?). E porque as caldeiras foram mal dimensionadas (demasiado estreitas), os jacarandás ainda vivos apresentam graves cicatrizes, resultantes das manobras de estacionamento dos automóveis. A fraca qualidade de alguns dos acabamentos / execução da obra é gritante e faz temer o pior para o futuro do espaço público da nossa cidade.

1 comentário:

daniel costa-lourenço disse...

O Metro decidiu alegremente deixar a Praça de Alvalade nesse estado, tendo deixado algumas árvores morrer e não tendo substituido e no restant espaço asfaltou ou cobriu de mármore, deixando um lindo espaço inóspito onde antes estava coberto de laranjeiras.

Na parte norte, é o abandono puro e simples, há mais de um ano....