29/09/2008

Chegado por email:

«Boa noite

Em anexo envio algumas fotografias da situação das bocas de incêndio no nosso bairro. Em termos de segurança penso que a situação não é preocupante, no entanto, encontrei casos em que as bocas foram simplesmente retiradas (IMG_0641.JPG, IMG_0638.JPG). Outros casos há em que as mesmas estão a verter água (IMG_0631.JPG, IMG_0636.JPG), aparentam estar danificadas (a torneira partida - IMG_0627.JPG), contêm obstáculos (IMG_0639.JPG) ou parecem estar envoltas em cimento (IMG_0630.JPG).

Tirando isto, existem muitos casos no bairro em que a tampa da boca de incêndio desapareceu ou então está aberta/deteriorada, servindo muitas vezes de caixote de lixo improvisado (IMG_0641.JPG, IMG_0620.JPG, IMG_0633.JPG, IMG_0639.JPG). Tal é inestético e certamente meio caminho para mais danos nas bocas de incêndio.

Outras há que são novas (IMG_0632.JPG), mas que não se dignaram a protegê-las com uma tampa.

Em termos numéricos, as bocas de incêndio sem tampa (não contei com as que estavam abertas - quase todas - ou ligeiramente danificadas) são:
Rua Henrique Alves - 4 destruídas, 0 em condições mínimas
Rua Ramalho Ortigão - 16 destruídas, 10 em condições mínimas
Rua Dr. Júlio Dantas - 5 destruídas, 3 em condições mínimas
Rua Fialho de Almeida - 14 destruídas, 19 em condições mínimas
Rua Marquês da Fronteira - 3 destruídas, 0 em condições mínimas
Av. Ressano Garcia - 31 destruídas, 16 em condições mínimas
Av. António Augusto de Aguiar - 4 destruídas, 4 em condições mínimas

Casos especiais:

47B da Ramalho Ortigão/esquina com Júlio Dantas - Desapareceu
35 da Ramalho Ortigão - A verter água
22 da Ressano Garcia - Desapareceu
20 da Ressano Garcia - A verter água
9 da Ressano Garcia - A verter água
4/A da Fialho de Almeida - Parece estar semi-coberta de cimento

Há uns dias falei com os bombeiros por causa da situação do meu prédio e o que me foi respondido foi que se estiverem destruídas em termos de funcionalidade a responsabilidade é dos bombeiros, mas que colocar a tampa seria responsabilidade do prédio. Dado o levantamento de hoje parece-me que os bombeiros deveriam efectivamente fazer uma ronda pelo nosso bairro para corrigir algumas situações. Caso seja necessário a minha ajuda para acompanhar essa ronda e se for fora de horário laboral, estou disponível para o efeito.

Cumprimentos,

Miguel Duarte»






1 comentário:

Anónimo disse...

deplorável!!!