18/09/2008

Nova frota da Carris é mais amiga do ambiente e trabalha para a inclusão

Lisboa, 18 Set (Lusa) - A secretária de Estado dos Transportes, Ana Paula Vitorino, sublinhou hoje a importância da nova frota da Carris cumprir vários objectivos, nomeadamente ser mais amiga do ambiente e trabalhar para a "inclusão" de cidadãos com necessidades especiais.

Ana Paula Vitorino falava na apresentação da nova frota de autocarros articulados e equipados com tampas de acesso para pessoas portadoras de deficiência e para o transporte de bicicletas, realizada hoje em Lisboa no âmbito da Semana da Mobilidade, que termina dia 22.

Na cerimónia, que também assinalou o 136º aniversário da Carris, a secretária de Estado sublinhou que o problema financeiro da Carris é um problema de todos os transportes públicos e que a sua resolução passa por "encontrar um modelo alternativo de financiamento" das empresas de transportes públicos.

"O problema financeiro da Carris não é apenas da Carris, é de todos os transportes públicos porque o preço que custam aos utilizadores não corresponder ao verdadeiro preço de custo", disse.

Acrescentou que a mobilidade é um direito constitucional e portanto "de todos" e sublinhou que os transportes públicos não devem continuar a ser pagos a 100 por cento sempre pelos mesmos como até aqui, ou seja, "utilizadores e contribuintes".

Defendeu a propósito que as actividades económicas que beneficiam destes transportes e todos os outros beneficiários também deveriam contribuir para o financiamento das empresas, acrescentando que o "grande desafio" das autoridades metropolitanas é "tirar da esfera pública o financiamento dos transportes".

"O que não pode continuar é que seja sempre o Orçamento de Estado, o orçamento das câmaras ou os utentes a financiar os transportes", referiu.

A Carris apresentou hoje uma frota composta por 40 autocarros, 20 articulados e 20 normais, que entram em funcionamento até final deste ano e representam um investimento de 24 milhões de euros, 10 milhões dos quais a despender este ano.

Em 2009 entram em funcionamento mais 60 autocarros, 20 dos quais a gás natural, que representam um investimento de 14 milhões de euros.

No sábado entram em funcionamento dois autocarros disponíveis para transportar bicicletas gratuitamente em 18 carreiras da Carris.

In Visão


1 comentário:

Luís disse...

É reconfortante ver que toda a gente transcreve os disparates da Lusa sem sequer os ler. Tampas de acesso? Imagino que icem os deficientes pelo tecto...