20/09/2008

SEMANA EUROPEIA DA MOBILIDADE em Lisboa: Largo do Andaluz



Fifth day of the European Mobility Week! Case study 5: Largo do Andaluz, a very typical Lisbon square... with pavements and a zebra crossing as carpark! When pedestrians need to cross the roads, they first have to overcome a car, and another one, and another one... in a total of six cars!

Uma munícipe pediu para denunciar este espaço público, bem no centro da capital, onde não existe qualquer respeito pelos direitos dos peões. As fotografias mostram o estacionamento ilegal nas passadeiras e passeios do Largo do Andaluz. Segundo as informações da munícipe, muitas vezes o estacionamento selvagem é de tal maneira exaustivo que não sobra uma única passadeira livre para utilização dos peões: "Quem circula a pé é forçado a utilizar a via dedicada à circulação automóvel com todos os perigos daí inerentes". Segundo os residentes a zona é muito pouco fiscalizada (bem se vê pelas fotografias!).

Existem parques de estacionamento públicos na zona, nomeadamente dos vários hoteis que abriram nos últimos anos - incluíndo um no próprio largo! Não se justifica este comportamento da parte dos automobilistas. Estas infracções graves pôem em risco a segurança dos peões.

Mas é este cenário pouco europeu que é observado e vivido pelos milhares de turistas que ficam alojados nos vários hoteis em redor do Largo do Andaluz...

Fomos informados que a CML está a preparar uma proposta de remodelação do Largo do Andaluz com o objectivo de resolver estes e outros problemas (será a falta de árvores?)

3 comentários:

Anónimo disse...

1. O Largo de Andaluz e a Rua de Santa Marta não têm parquímetros, o que os torna um sítio apetecível...

2. «A zona é muito pouco fiscalizada»... Mas sê-lo-ia por quem? Pela Divisão de Trânsito da PSP, que até há bem pouco tempo aqui estava instalada? É certo que o excesso de velocidade dos senhores das motas talvez os impedisse de perceber fosse o que fosse.

Filipe Melo Sousa disse...

Ilegal é ter uma empresa como a EMEL com o monopolio do estacionamento, a cobrar o que quer.

Anónimo disse...

Se há monopólio de alguma coisa nesta capital são os proprietários de carros que monopolizam o espaço público!