21/09/2008

Do Cais do Sodré a Belém em bicicleta no próximo Verão

Os lisboetas vão poder percorrer a frente ribeirinha entre Belém e o Cais do Sodré de bicicleta a partir de Junho de 2009, um projecto que integra o plano das vias cicláveis a apresentar segunda-feira

Para que a pista ciclável possa ser uma realidade entre Cais do Sodré e Belém a autarquia assinará no último dia da Semana da mobilidade um protocolo com a Administração do Porto de Lisboa (APL), uma vez que alguns troços passam em terrenos sob jurisdição da APL.

Na mesma altura será apresentada a rede de bicicletas partilhadas, à semelhança do que já acontece em cidades europeias como Paris, Barcelona e Saragoça.

Este projecto envolve 2500 bicicletas que estarão ligadas ao sistema de transportes públicos através do cartão Lisboa Viva e terão um sistema próprio de utilização para manter a rotatividade que implica um uso limitado de meia hora por cada utilizador.

Em termos de custo, de acordo com o vereador Marcos Perestrello, o preço do passe anual para usar estas bicicletas rondará os 25 euros.

O projecto prevê a existência de 250 postos de estacionamento para estas bicicletas. Está igualmente prevista a apresentação do plano geral de estacionamento para bicicletas particulares na cidade de Lisboa.

In sol


3 comentários:

Julio Amorim disse...

"Os lisboetas vão poder percorrer a frente ribeirinha entre Belém e o Cais do Sodré"... humm, a APL vai deixar passar por todos os seus territórios? Ponho as minhas dúvidas mas, oxalá !
E já agora....para quando entre o Cais do Sodré e o Guincho ?

A.lourenço disse...

Diria mais, para quando Trancão Guincho, mas isso...Pelo menos deveria ser EXPO-Álges( em gincana pelos novos edificios) com ramificações para o resto da cidade. Anunciar com pompa e circustancia uma coisa tão banal que já deveria estar feita há anos...Acho muito bem as bicicletas partilhadas mas será que depois as pessoas têm condições de segurança para as utilizar? As casas não devem ser construidas pelos telhados. Seria bom que os responsáveis escutassem o que tem para dizer a FPCUB que há anos faz estudos sobre estes assuntos.

Anónimo disse...

Não acredito, pronto.

Se houvesse apostas sobre o assunto, apostava já e de caras que no próximo Verão não há ciclovia nenhuma na frente ribeirinha de Lisboa, entre Belém e o Cais-do-Sodré.