26/03/2009

Chegado por e-mail:


«[...]Resido na Av. João XXI, em Lisboa, tendo no logradouro das traseiras um jardim, atabalhoadamente denominado Fernando Pessa, porque este jornalista sempre o defendeu e opôs-se veementemente a projectos indecorosos que nele foram frequentemente propostos. Eis quando, agora, o presidente da junta em concertação com outros departamentos da CML vem propor a instalação de uma pavilhão coberto ( coberto num espaço verde) na área do campo de basquete, alegando o mau estado da rede protectora lateral (competência da junta em mantê-la reparada mas que sempre se omite ou delega responsabilidades em outras instâncias da edilidade), que vai afectar a área, derrubar árvores, e cobrir uma área do dito jardim. [...] Sublinho que já requeri uma reunião com o presidente da Junta de Freguesia de São João de Deus, para saber os termos do contrato que querem celebrar com a entidade privada que ali quer instalar uma escola de ténis. Muitos residentes e utentes deste jardim, nomeadamente as escolas na zona (entre as quais duas escolas para deficientes que não dispõem de zonas de recreios e se socorrem deste espaço para as suas actividades físicas), serão indubitavelmente lesados. Já falei para os espaços verdes da C.M.L. que me alertaram para a perigosidade da cobertura deste espaço, pois dará direito de superfície à entidade concessionada, a dita escola privada de ténis. Não queremos perder um espaço público ususfruto de todos. Queremos que o espaço existente tenha melhor manutenção, nomeadamente a reparação da cerca de protecção, não queremos a perda de um espaço de uso público em prol de um privado. Não queremos uma zona de jogos intra e intermunicipais numa zona de dominante prioritariamente residencial, já com graves dificuldades de tranquilidade (somos a primeira circular de Lisboa, fora a proximidade de uma zona comercial por excelência da cidade), e de parqueamento para os seus residentes.
Espero a V. colaboração nesta nossa iniciativa bem como informações que me possam ser úteis nas minhas iniciativas com a Junta, com o seu presidente e com outros responsáveis camarários.

Pedro Janarra

P.S. Nas fotos é mostrado o estado degradado do parque e das redes protectoras, mas colocadas desde o início e não conformes ao que se destinavam. igualmente as árvores a serem sacrificadas no novo projecto que visa a cobertura e encerramento deste espaço, maioritariamente pinheiros.»






2 comentários:

Lesma Morta disse...

Comprovo o que aqui foi dito pois ainda há dias por lá passei e tive bem a prova do que aqui foi dito.

Anónimo disse...

sem falar dos preservativos...