25/03/2009

Obra no Terreiro do Paço "não faz sentido" para Santana Lopes

In Público (25/3/2009)
Sofia Branco

«Negociações para eventual aliança com o CDS-PP estão quase concluídas. Programa eleitoral será divulgado dentro de mês e meio


A obra em curso no Terreiro do Paço "não faz sentido nenhum" e está a ser realizada "sob a pressão" de "um ano de eleições", disse ontem o candidato do PSD à Câmara Municipal de Lisboa (CML), Pedro Santana Lopes. "As crianças que têm hoje quase dez anos não conhecem o Cais das Colunas como ele é", acentuou.

"Sentido" é agora uma palavra corrente no discurso do ex-presidente da Câmara de Lisboa, embora ontem, durante a palestra que fez a convite do American Club num hotel em Lisboa, a tenha usado mais vezes pela negativa.
"Não fazem sentido", na opinião de Santana: as "esplanadas fechadas na Avenida da Liberdade", revelando "falta de esmero e até falta de gosto"; não terminar os "três a quatro meses de obras" que faltam para prolongar o túnel do Marquês até à António Augusto Aguiar, só por "embirração", porque o "túnel soa a alguém e como soa a alguém não se acaba uma obra"; a "falta de iniciativa na segurança", até porque "há maneira de pôr a Polícia Municipal na rua" em vez de "andar a fiscalizar obras ou comércios"; Lisboa "ficar sem aeroporto, ainda que seja construído um novo"; não haver uma lei das rendas "de que a cidade precisa como de pão para a boca".
Depois de ter feito "dois ou três exercícios de memória", lembrando o que fizeram os anteriores presidentes da CML, incluindo ele próprio, Santana Lopes sublinhou que "as pessoas votam para o presente e para o futuro" e falou do "que está em causa para Lisboa". O candidato à autarquia da capital propõe que esta se torne num "modelo de renovação permanente, repovoamento e reabilitação". Em 2005, lembrou, havia "28 edifícios nas zonas históricas em obras", mas "desde aí nada", só agora as obras voltam à carga, critica.
Santana Lopes quer ainda "continuar com o desnivelamento do eixo central da cidade", leia-se construir túneis e deixar a superfície para os transportes públicos e os peões. E, defendeu, isso já devia estar a ser feito ao mesmo tempo que as obras de construção do metro no Saldanha.
Fazendo um mea culpa, Santana Lopes comprometeu-se ainda em ser "intransigente no respeito pela legislação" que garante a acessibilidade e a eliminação de barreiras arquitectónicas. "Eu próprio tenho responsabilidades por não ter feito tudo quanto devia ter feito", reconheceu.
Já sobre o endividamento da CML, refutou a "propaganda [que] diz que foi Santana o gastador". "Se falo nisto agora, é porque a primeira coisa que faz sentido é a verdade", frisou.
Coligação bem encaminhada
Sobre uma eventual coligação com o CDS-PP para as eleições autárquicas, que deverão realizar-se em Outubro, Santana disse que o processo "está bem encaminhado" e "quase concluído". E prometeu novidades sobre o seu programa eleitoral daqui a "mês e meio".
Sublinhando que não há coisa mais "horrível" em democracia do que "querer acabar com tudo o que foi feito antes", sinal de "irresponsabilidade" e "imaturidade", disse aos jornalistas, à saída, que as críticas ao actual presidente da CML, António Costa, serão transmitidas primeiro ao próprio no "primeiro debate" que realizarem.
Admitiu, desde já, que "nem tudo" o que o socialista António Costa tem feito é "sem sentido" e que "há iniciativas positivas", nomeadamente a de chamar à câmara a tutela sobre a Brigada de Trânsito.
Santana Lopes disse ainda que está "de acordo com a ideia" de mudar o Museu dos Coches para as ex-Oficinas Gerais do Exército. E insinuou que "há muitas petições organizadas quase profissionalmente" (já há petições on-line contra e a favor do projecto). "Muitas vezes o mais difícil é decidir", vincou.
Santana Lopes reconheceu que o socialista António Costa teve "iniciativas positivas" à frente da autarquia»

O que não faz sentido é a sua candidatura, Dr. PSL. Se não serviu para o país, também não serve (nem serviu) para Lisboa. Poupe-nos.

13 comentários:

Anónimo disse...

"o Cais das Colunas cheira a merda dos doutores"

transcrição de um grafitti, ali feito...com todo o sentido!

Anónimo disse...

é preciso ter lata!
noção por favor... noção...

Julio Amorim disse...

Já agora porque não:
As crianças que têm hoje 30 anos nunca viram Lisboa sem carros nos passeios, nunca viram Lisboa limpa, nunca viram passeios arranjados, nunca viram um urbanismo digno do nome...etc.
E essas...por acaso, até já viram também um mandato de vossa excelência (!?)

Anónimo disse...

santana lopes gozou com todos os lisboetas e o pior é que regressa sem o minímo pingo de vergonha. Espero que as pessoas que verdadeiramente amam Lisboa boicotem as intenções deste ser sedento de poder e status público.

Anónimo disse...

Lamentavelmente, o Sr. Paulo Ferrero tinha que finalizar a sua prosa escorreita e objectiva com uma tirada esquerdista estilo "PSL não serviu o País, não serve para lisboa". Por acaso, estou de acordo que o PSL nunca deveria ter ido para primero-ministro mas, contrariamente, até "serviu" Lisboa com eficácia.

Anónimo disse...

serviu lisboa com eficácia?

livrem lisboa do PSL.

não é o PSL que não tem noção de que morreu há muito para as ideias e noção do ridiculo.

o pior é que ainda acredita em alguém que nunca acabou nada e é um vazio de tudo.

com pessoas assim, não há-de o senhor julgar que é alguma coisa?

Anónimo disse...

Todos os espaços verdes de Lisboa são espelho da presença do PSL na CML. Não há dinheiro para pagar ás empresas de jardinagem que faziam a manutenção. Sempre podiam por lá animais a pastar já que se fala tão mal de serem alimentados a ração!

Anónimo disse...

O drama vai ser votar em quem desta vez.

Anónimo disse...

Mal por mal Ruben Carvalho. O PCP esteve na CML de 1989-2001 e tudo correu bem quanto ao que era responsabilidade deste partido.

Anónimo disse...

Mas quando oiço os seus debates só o vejo defender politicas para os bairros históricos, bairros sociais, mercados e escolas do 1º ciclo. O resto da cidade é como se não existisse!

Anónimo disse...

"A obra em curso no Terreiro do Paço "não faz sentido nenhum""
Olha quem é ele a falar de obras que não fazem sentido! Creio que ainda que tenha sido mal calendarizada faz mais sentido acabar com os esgotos no Tejo e impedir um torreão de afundar que potenciar a entrada de carros na cidade

Anónimo disse...

não brinquem comigo. Do costa já vimos o que é capaz de fazer: Nada e mentirass, como o seu patrão Socrates. EU tenho uma factura a receber da CML desde 2007 e agora dizem-me que não acham o processo...assim é simples diminuir a dívida

Anónimo disse...

Ao Dr. António Costa que apelido carinhosamente de Rei Tritão por estar mais interessado em governar a fauna marítima que a fauna urbana sugeria, conhecendo o seu apreço por ciclo vias e caminhadas, que remetesse uma candidatura espontânea à Decathlon. Caso não tenha sucesso pode sempre tentar uma candidatura à Câmara de Amesterdão. Ouvi dizer que lá, as pessoas são chiques, civilizadas e andam todas de bicicleta. Ao Dr. Pedro Santana Lopes que apelido apenas e carinhosamente de "Rei", sugeria que tentasse uma carreira artística via Youtube através da realização de um pequeno vídeo amador de performances, as quais deixo ao seu critério que o Dr. é que é artista. Ao CDS, que apelido de clube privado, sugeria isso mesmo: que continuasse privado, periférico e ausente, porque continuamos a desconhecer o valor acrescentado das suas propostas...e o sentido da sua existência.